Quinta-feira, 3 de dezembro

Comissão especial sobre impeachment será instalada na segunda-feira na Câmara

Líderes partidários e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) fecharam hoje (3) um acordo para que todas as legendas representadas na Casa indiquem, até as 14h da próxima segunda-feira (7), os nomes de deputados que integrarão a comissão especial que vai analisar o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A intenção é instalar o colegiado em uma sessão extraordinária marcada para as 18h. A comissão especial deve se reunir imediatamente depois para escolher, em votação secreta, o presidente e o relator do caso.

Segundo o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), que foi o primeiro a deixar a reunião na sala de Cunha, os líderes da oposição devem estar entre os nomes indicados “já que estiveram à frente na defesa do processo de impeachment”.

Ao todo, a comissão terá 65 membros. O PSDB terá seis cadeiras no colegiado e o bloco que compõe, junto com PSB, PPS e PV, totalizará 12 vagas. O bloco comandado pelo PT, que é integrado ainda pelo PSD, PR, PROS e PCdoB, terá 19 vagas, das quais oito são do partido do governo. O PMDB terá oito representantes. O bloco formado pela legenda e pelo PP, PTB, DEM, PRB, SDD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PSDC, PEM, PRTB tem 25 integrantes.

Com o início dos trabalhos da comissão, a presidenta será notificada e terá o prazo de dez sessões do plenário para apresentar a sua defesa. A comissão especial terá, a partir dessa defesa, cinco sessões do plenário para votar o parecer. Caso o colegiado decida pelo prosseguimento das investigações, o parecer precisará passar pelo crivo do plenário. Para ser aprovado, são necessários dois terços dos votos da Casa (342). A partir deste momento, Dilma teria que ser afastada do comando do país por até 180 dias. Neste período, o Senado julgaria a presidenta.

 

Menina de 11 anos também teria sido estuprada em Três Barras

A menina de 11 anos que teria acompanhado a adolescente de 12 anos violentada na tarde desta terça-feira, 2, em Três Barras, também teria sido estuprada. É o que concluiu o delegado Wagner Meireles durante a investigação nesta quarta-feira, 3.

Segundo o delegado, até o momento foi comprovada a participação de dois dos três presos na noite de terça. O terceiro teria entrado no carro depois que os crimes aconteceram. Os dois acusados e as meninas estariam “namorando” nas proximidades da empresa Mili. Os rapazes de 19 e 20 anos teriam cometido vários atos libidinosos com as meninas, o que, em se tratando de menor de 14 anos, frisa Meireles, configura estupro.

Pouco depois os quatro embarcaram no Gol com placas de São Bento do Sul. A menina de 11 anos teria sido deixada adiante e a de 12 teria seguido com os meninos. Depois, ela teria sido dopada com uma mistura de bebida alcoólica e, suspeita a polícia, alguma droga que, possivelmente, seria maconha. Depois, acredita a Polícia, os rapazes teriam penetrado a menina. Exame de conjunção carnal cujo laudo ainda não foi emitido deve comprovar ou rejeitar a suspeita. A menina, que foi abandonada nua em frente à casa de parentes, disse que estava inconsciente, mas lembra-se de ter sido violentada. Além de hematomas pelo corpo, ela foi internada com sintomas de overdose.

 

Motorista que provocou acidente com duas mortes teria dormido ao volante

O motorista da Montana que teria provocado o acidente que vitimou mãe e filho na manhã desta quarta-feira, 2, na BR-116, trevo de acesso a Itaiópolis, disse que dormiu ao volante. Ele prestou depoimento nesta quarta. Ele deve responder ao processo por homicídio culposo – quando não há intenção de matar – em liberdade.

Andressa Ferreira Prestes, 24 anos, e seu filho de seis meses, Diego Adão, morreram no acidente provocado pela Montana.

 

Governo propõe alíquota de 14% a todos os servidores e fim do Fundo Previdenciário

Em reunião extraordinária conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público na manhã desta quinta-feira, 3, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), apresentou relatório favorável ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2015, do Executivo, sobre a organização do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina (RPPS/SC).

O relatório considera emenda substitutiva global encaminhada pelo governo estadual e emenda aditiva sugerida pelo deputado Marcos Vieira (PSDB). A nova proposta prevê o aumento da alíquota de contribuição previdenciária paga pelos servidores públicos e do aporte do Estado. Também extingue o Fundo Previdenciário criado em 2008, transferindo os cerca de R$ 800 milhões em caixa no Iprev para o Fundo Financeiro e permitindo a utilização desse montante para pagamento de aposentadorias e pensões.

 

Começa a programação natalina em Canoinhas

A chuva não impediu a abertura das atividades do Natal Feliz 2015, transferida de domingo para esta quarta-feira, 2, e que ocorreu em frente à Igreja Matriz Cristo Rei, reunindo a comunidade para o acendimento das luzes e o início da época mais mágica e aguardada do ano.

A chegada do Papai Noel aconteceu de forma serena, entretanto, foi o grande momento de encanto, em que crianças e adultos fotografaram, deram abraços no bom velhinho e o acompanharam pela Praça Oswaldo de Oliveira para admirar as luzes e decorações natalinas feitas pelos pacientes e equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

 

 

 

Rolar para cima