Rapaz que caiu de andaime em Canoinhas foi salvo graças à rede de atendimento de urgência e emergência

Caso semelhante ao de Gugu Liberato teve desfecho diferente no município

 

 

 

O que faz uma pessoa sobreviver ou morrer em caso urgência e emergência? Entre muitos fatores um deles é a rede de atendimento. Em Canoinhas, os profissionais envolvidos em salvamento prolongam a vida de inúmeras pessoas diariamente.

 

 

 

Nos últimos dias, um salvamento ganhou o noticiário local e as redes sociais: o de Tiago Josias da Silva. Aconteceu com ele algo semelhante ao do apresentador Gugu Liberato, mas graças à rede de atendimento de urgência e emergência de Canoinhas, o caso de Tiago teve desfecho diferente.

 

 

 

Tiago trabalhava em um andaime na instalação de um aparelho de circulação de ar na Avenida Rubens Ribeiro da Silva, no Campo d’Água Verde, em 7 de novembro, quando o andaime cedeu e ele caiu batendo primeiramente a cabeça direto no chão. A empresa para a qual ele trabalha havia sido contratada por um supermercado para fazer a instalação.

 

 

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e Tiago deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Município de Canoinhas por volta das 18h. Ali recebeu os primeiros atendimentos da equipe plantonista. “O médico de plantão e todos os outros profissionais da equipe se envolveram para que pudéssemos salvá-lo”, afirma a coordenadora da unidade, Jaqueline Chagas.

 

 

 

Logo após, Tiago foi avaliado pelo médico neurocirurgião Andrei de Morais que estava atendendo outro paciente. O neurocirurgião é um dos médicos especialistas contratados pelo Município de Canoinhas para cumprir regime de sobreaviso em caso de urgência e emergência. Com recursos ordinários, o Município custeia a cirurgia geral, clínica médica, anestesiologia, neurocirurgia e neurologia (além dos plantões presenciais de ginecologia/obstetrícia e pediatria).

 

 

 

“Neste atendimento e em todos os outros casos de sucesso que registramos foi de fundamental importância termos uma rede com vários profissionais. Tiago passou pelas mãos de várias pessoas, entre eles, o doutor Andrei. Fica aqui registrado o nosso reconhecimento à todos que contribuíram para que ele hoje estivesse com a sua família”, destaca a secretária de Saúde, Zenici Dreher.

 

 

 

Do tempo da queda de Tiago até a cirurgia realizada no Hospital Santa Cruz de Canoinhas se passaram aproximadamente 30 minutos. Segundo o médico, foi a agilidade que garantiu salvar a vida dele. Andrei foi responsável pelo procedimento.

 

 

 

O caso de Tiago chama atenção, pois ocorreu dias após a morte do apresentador de TV Gugu Liberato – que também caiu, bateu a cabeça, mas morreu. A diferença entre a sobrevivência de Tiago e a morte de Gugu pode ter sido a rapidez do atendimento ao jovem que trabalhava em Canoinhas.

 

 

 

Enquanto Gugu foi atendido meia hora depois da queda, foi esse o tempo entre a queda e a cirurgia de Tiago.

 

 

 

Além de Andrei e a equipe de enfermagem, participou da cirurgia de Tiago o médico anestesiologista Ricardo Dreweck, também contratado pelo Município de Canoinhas.

 

 

 

INVESTIMENTOS

Para que mais vidas sejam salvas é que o Município implantou melhorias na UPA em 2019 priorizando os casos de urgência e emergência. “E a sobrevivência do Tiago mostra que estamos no caminho certo”, observa Zenici.

 

 

Até novembro de 2019 a UPA de Canoinhas realizou mais de 150 mil procedimentos na unidade.

 

 

Além da UPA e do Corpo de Bombeiros, compõem a rede de atendimento de urgência e emergência o SAMU.

Rolar para cima