Se você tem uma casa judiada pelo tempo, reforma-se e tudo fica novo em folha. Fácil, desde que se tenha recursos para tal. O comparativo com uma casa velha e decrépita parece ser oportuno para falar sobre a política brasileira. É evidente que o sistema atual falhou. Não conseguiu frear a corrupção, a compra de votos e a chuva de dinheiro de empresas interessadas em eleger o maior número possível de candidatos a fim de usufruir das benesses do poder.
O atual sistema favorece a corrupção ao dar a deputados e senadores o poder de legitimar aberrações como salários e verbas de gabinete que passam longe da realidade nacional. Sob os rigores da lei que eles mesmos fazem, os parlamentares brasileiros, em sua maioria, legislam a seu favor, de costas para o povo. Agora, reformar resolve?
Certamente que não. O problema do Brasil não é o sistema, mas as pessoas que o colocam em prática. O País tem um dos mais rigorosos processos de licitação pública. No entanto, a maioria é burlado pela esperteza de empresas, em conluio com políticos. Acabar com a reeleição – que para mim é uma aberração que só desequilibra a disputa (como concorrer com quem tem a máquina pública a seu dispor?) – e com o financiamento privado de campanhas, não se melhora a disputa. O prefeito que não pode se reeleger nomeia um laranja disponibilizando toda a estrutura pública para uso em campanha e a empresa que não pode doar oficialmente, doa por debaixo dos panos, aliás, isso ocorre mesmo com a legalidade das doações.
O que tem de se mudar não é o sistema, mas quem está nas suas engrenagens. Ter vergonha na cara seria um bom começo.
Voto distrital
Sobre o voto distrital, acho que seria, talvez, o que funcionaria melhor na eventualidade de a proposta ser aprovada. Dessa forma não viveríamos a incerteza de ter um representante nas esferas legislativas estadual e federal. Teríamos a garantia de ter um nome para o qual levaríamos nossos pleitos e cujo dever seria representar os interesses da região. Quem se lembra do tempo em que não tínhamos Antonio Aguiar (PMDB) na Assembleia nem Mauro Mariani (PMDB) no Congresso, sabe bem disso.
Em boa hora
Falando em Aguiar, o deputado voltou a dizer nesta semana que a Máster pretendia transformar Canoinhas em chiqueiro e que vai para Mafra em boa hora. Para o deputado, a empresa instalaria somente granjas em Canoinhas e transferiria os leitões para serem abatidos em Videira, o que, segundo ele, não é do interesse de Canoinhas, já que não geraria tributos.
Vereador João Grein (PT), de Canoinhas, fez defesa do projeto de trazer para Três Barras ou Canoinhas um campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) em audiência promovida pela UFFS em Chapecó na sexta-feira, 27. A disputa está acirrada. Pelo menos dez municípios catarinenses e gaúchos já manifestaram interesse em sediar o campus. Todos mandaram representantes para a reunião. Não há data para anúncio da cidade escolhida.
É preciso questionar
Reportagem do JMais questiona porque até agora ninguém foi preso acusado de assassinar brutalmente o professor Arivaldo Alves Ribeiro em junho de 2013. Sob o manto do ‘segredo de justiça’, o Ministério Público ignora uma conversa cabal entre a vítima e seu algoz na qual fica muito clara a intenção do suspeito de se encontrar com o professor na noite do crime. Salvo dois e dois não sejam mais quatro, a charada já foi resolvida há dois anos, quando o então delegado regional Rui Orestes Kuchnir indiciou o suspeito. O Ministério Público pediu novas diligências que, dois anos depois, ainda não foram concluídas. Para a Polícia o caso está resolvido. Para a Justiça faltam provas.
E agora, o PSB
O PP negou que tenha convidado Beto Passos (PT) para ingressar no partido. Já o PSB formalizou convite confirmado pelo próprio petista, que como a noiva do ano, analisa muito bem as propostas que tem recebido.
Ainda a educação
A Secretaria de Educação de Canoinhas realizou no começo desta semana a escolha de vagas do Processo Seletivo para Contratação Temporária feito em fevereiro. As vagas são para Educação Infantil, Anos Iniciais, EJA, Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Ciências, Geografia, Pedagogo, Orientador Educacional e Administrador Escolar. Deve resolver, enfim, a falta de profissionais nas escolas.
RÁPIDAS
ASCENSÃO: O juiz Luiz Antônio Zanini Fornerolli, que atuou por anos em Canoinhas, foi empossado nesta semana no cargo de juiz de 2º grau da Câmara Especial Regional de Chapecó.
CONSULTA: Deputado Antonio Aguiar (PMDB) acha legítimo o PR procurar parceiros visando a eleição 2016, mas lembra que o partido tem um presidente em Canoinhas: João Sampaio.
VEREADOR: Renato Pike (PR) brinca com as possibilidades no ano que vem: “Sou candidato a tudo e a nada.”
JOÃO MATOS: É o nome do novo secretário de Administração de Santa Cataria. Ele substitui Derly Anunciação.
MUDANÇA: O presidente da Casan, Valter Gallina vai para a Secretaria de Infraestrutura. Vinicius Lummertz o substitui na estatal.
MÁGOA: As medidas de Colombo visam acalmar o PMDB, ainda de cara virada por causa da nomeação de Silvio Dreveck (PP) como líder do Governo na Alesc.
LHS NÃO VAI GOSTAR: Há quem garanta que Raimundo Colombo vai passar novamente a tesoura nas Secretarias de Desenvolvimento Regional.