Enquete aponta que 52,1% são favoráveis a reabertura do comércio de itens não essenciais
O JMais perguntou aos mais de 2,5 mil cadastrados nas suas linhas de transmissão pelo WhatsApp como eles estão vendo o combate ao coronavírus na região de Canoinhas. Destas, 403 pessoas responderam à enquete feita por meio do formulário do Google Docs ao longo de 18 horas, entre a noite de quarta-feira, 8, e a tarde desta quinta-feira, 9. Embora não tenha valor científico, a enquete oferece um retrato de como os moradores da região estão encarando o isolamento social e a avaliação que fazem dos políticos e das autoridades sanitárias em relação ao combate a pandemia. O resultado da enquete será divulgada diariamente até a próxima terça-feira, 14.
Das 403 pessoas que responderam, 66,5% moram em Canoinhas, 12,6% em Bela Vista do Toldo e 10,4% em Três Barras. As demais moram em outras cidades da região. A maioria (31,8%) está na faixa etária dos 36 aos 45 anos; têm faixa de renda entre um e dois salários mínimos (34,7%) e ensino médio (47,6%). A maioria são mulheres (65%).
PRIORIDADE
A enquete mostra que a maioria dos moradores da região concordam em manter o isolamento social a fim de evitar o avanço da pandemia. 65,5% concordam em deixar as pessoas em casa para impedir que o coronavírus se espalhe, mesmo que isso prejudique a economia. Já 34,5% responderam que concordam em acabar com o isolamento das pessoas para estimular a economia e impedir o aumento do desemprego.
COMÉRCIO
A maioria concorda com a reabertura do comércio não essencial, fechado desde 18 de março em Santa Catarina. 52,1% concordam com a reabertura, enquanto 47,9% discordam. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) deve anunciar neste sábado, 11, novas medidas de relaxamento do isolamento social e a expectativa é de que ele libere todo o comércio a partir de segunda-feira, 13.