RETROSPECTIVA 2014: Porto União lidera número de homicídios na região

Dados de 2014 mostram que município contabiliza cinco homicídios; Canoinhas e Itaiópolis registraram quatro assassinatos/ Foto: Local do assassinato da cabeleireira de Três Barras, Mirian Dufeck
 

O Município de Porto União lidera o número de assassinatos registrados no ano de 2014 na região. Foram cinco homicídios registrados ao longo do ano. Em seguida aparecem Canoinhas e Itaiópolis, com quatro assassinatos registrados cada. Três Barras, que no ano passado liderou o número de homicídios, aparece em quarto lugar no ranking regional, com três homicídios registrados em 2014.

Dos crimes registrados em Canoinhas e Três Barras, somente o assassinato de Marli Tavares de Camargo, de 39 anos, que foi encontrada morta em um matagal próximo ao arroio Monjolo, mais conhecido como Valetão, no centro de Canoinhas, segue sem solução.

 

OS HOMICÍDIOS REGISTRADOS NA REGIÃO

 

17-01 MENOR ASSASSINO

Vanderlei Pires Batista, 28 anos, foi assassinado com um golpe de faca no distrito do Campo d’Água Verde.

Um menor de 16 anos teria cometido o assassinato que foi testemunhado por várias pessoas. O menor fugiu em seguida.

Batista chegou a ser socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu ao dar entrada no Pronto Atendimento Municipal de Canoinhas.

 

19-01 – VINGANÇA

Joanilson Alves Pereira, 32 anos, foi assassinado com dois disparos de arma de fogo na Estrada Geral da Barra Mansa, interior de Canoinhas.

Segundo testemunhas, o motociclista Valdir Gontarek, 35 anos, teria sido o autor do homicídio. O crime aconteceu na estrada próxima ao mercado Iarrocheski. Pereira estava próximo de seu carro quando o motociclista encostou ao lado, deu os dois tiros e fugiu.

Os tiros atingiram o braço esquerdo da vítima e chegaram ao seu tórax. Quando o socorro chegou, Pereira já estava morto.

Gontarek se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas acompanhado de seu advogado.

 

8-2: ATIRADOR MATA UM E FERE DOIS

John Lenon Moreira Alves, 18 anos, acusado de ter disparado vários tiros contra os frequentadores da danceteria Vila Multishow, em Canoinhas, foi preso na mesma madrugada.

Alves teria sido expulso por seguranças de dentro da boate depois de ter se envolvido em uma briga. Ao deixar o local, ele prometeu vingança contra os seguranças.

Momentos depois, acompanhado de Patrick da Silva, que dirigia o carro no qual ele estava, Alves voltou armado com um revólver e disparou vários tiros a esmo. Um dos tiros atingiu o rosto do estudante Alexandre da Cruz, 21 anos, que morreu pouco depois na UTI do Hospital Santa Cruz. Outras duas pessoas – uma moça de 24 anos e um rapaz de 22 anos – foram atingidos pelos tiros e foram levados pelos bombeiros ao Pronto Atendimento Municipal.

 

18-2: ASSASSINATO EM SÃO MATEUS DO SUL

Adriano Luiz Ulbhich, de 29 anos, foi assassinado com golpes de na rua João Berezoviski, bairro Vila Verde, em São Mateus do Sul.

A Policia Militar e o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul foram acionados para atender uma ocorrência de agressão, mas quando chegaram no local, o homem já estava morto.

 

27-2: MULHER ENCONTRADA MORTA

Marli Tavares de Camargo, de 39 anos, foi encontrada morta em um matagal próximo ao arroio Monjolo, mais conhecido como Valetão, no centro de Canoinhas.

Marli era paciente do Centro de Apoio Psicossocial de Canoinhas (Caps) e foi vista pela última vez no Morro da Fumaça, onde mora sua filha. Uma irmã da vítima também foi localizada. A Polícia ainda investiga o crime.

 

16-3: DOIS HOMICÍDIOS EM UNIÃO DA VITÓRIA

Um homem morreu depois de ser espancado e ferido com uma faca. Já a segunda vítima foi uma mulher, que foi assassinada com tiros por outra mulher no bairro Limeira.

A polícia investiga os dois casos.

 

30-5: ESQUARTEJAMENTO

Polícia Civil de União da Vitória elucidou a morte de Nelson Alves de Lima, conhecido como “Nersinho”, encontrado morto, com o corpo esquartejado em três partes, enterrado em covas rasas em um terreno da localidade de Bela Vista, interior da cidade.

Dois adolescentes, menores de idade, confessaram participação na morte de Nelson e no posterior esquartejamento da vítima. Há ainda uma terceira pessoa, que está sendo procurada pela Polícia, suspeita de ser o mandante do crime ou executor de Nersinho. A Polícia acredita que o crime tenha motivação passional.

 

27-7: ADVOGADO ASSASSINADO

O assassino confesso do advogado Silvio Danilo Deluca, de 55 anos, mais conhecido como Chico, se apresentou à Polícia Civil um dia depois do crime.

Alfeu Mozart Alves dos Santos disse ter agido em legítima defesa. Ele admitiu que tinha um desentendimento antigo com o advogado, que o teria provocado durante a festa.

Alfeu desferiu dois golpes de faca no pescoço de Deluca, que morreu logo em seguida, durante uma festa em Três Barras.

 

15-11 SUSPEITO PRESO

Gilson Ferreira de Souza é o principal suspeito de ter assassinado Cristiano Becker dos Santos, 22 anos, no distrito do São Cristóvão, em Três Barras.

Souza não confessou o crime, mas evidências levam a crer ser ele um dos executores de Santos. Há outros dois suspeitos já identificados. Eles seriam primos de Souza, com os quais ele fugiu para Curitiba logo após o crime. Dois deles descarregaram um revólver em Santos, que morreu com pelo menos dois tiros. O terceiro deu cobertura aos comparsas. A Polícia tem certeza de que Souza foi um dos que atiraram contra Santos. É dele o carro usado na fuga. Souza tem um mercado no São Cristóvão.

A Polícia suspeita que o crime tenha motivações passionais.

 

12-12: CRIME DA CABELEIREIRA

A Polícia Civil de Canoinhas prendeu um adolescente de 17 anos e três rapazes de 18 anos, acusados de assassinar em 12 de novembro a cabeleireira Mirian Ricardo de Jesus Dufeck, de 27 anos, que foi estrangulada, dentro de casa, em Três Barras.

O inquérito, no entanto, ainda não foi concluído.

 

COMPARATIVO

MUNICÍPIO                       2012                      2013                      2014                     

Porto União                       1                             3                             5

Canoinhas                          2                             3                             4

Itaiópolis                             0                             1                             4

Três Barras                         3                             4                             3

Mafra                                   2                             4                             2

Papanduva                        3                             1                             2

Monte Castelo                 1                             1                             1

Bela Vista do Toldo         1                             1                             0

Irineópolis                          0                             1                             0

Itaiópolis                             0                             1                             0

Major Vieira                      0                             1                             0

 

Rolar para cima