Saiba como está o monitoramento em Canoinhas e na região

Confira o boletim diário da Polícia Militar que traz também novas permissões e proibições de trabalho

 

 

 

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Polícia Militar de Canoinhas emitiu o terceiro boletim diário da situação, das medidas e ações para conter o avanço do coronavírus no Planalto Norte.

 

 

Na região agora são cinco cidades com casos suspeitos, Mafra (1), Canoinhas (2), Irineópolis (1), Três Barras (1) e Monte Castelo (1). Bela Vista do Toldo, Papanduva, Porto União, Itaiópolis e Major Vieira  não apresentaram nenhum caso suspeito. Canoinhas monitora 43 pessoas, Mafra (34), Porto União (27), Itaiópolis (19), Papanduva (5), Monte Castelo (4), Três Barras (46), Major Vieira (2), Bela Vista do Toldo (1) e Irineópolis monitora a família de uma idosa que apresentou suspeita.

 

 

CONFIRA O MONITORAMENTO NA REGIÃO:

Monitoramento
Coronavírus
Bela Vista do Toldo 00 casos suspeitos; 01 monitorados; 00 confirmados
Canoinhas 02 casos suspeitos; 43 monitorados; 00 confirmados
Irineópolis 01 casos suspeitos; 00 monitorados; 00 confirmados
Mafra 01 casos suspeitos; 34 monitorados; 00 confirmados
Major Vieira 00 casos suspeitos; 02 monitorados; 00 confirmados
Monte Castelo 01 casos suspeitos; 4 monitorados; 00 confirmados
Papanduva 00 casos suspeitos; 5 monitorados; 00 confirmados
Porto União 00 casos suspeitos; 27 monitorados; 00 confirmados
Itaiópolis 00 casos suspeitos; 16 monitorados; 00 confirmados
Três Barras 01 casos suspeitos; 46 monitorados; 00 confirmados

 

CONFIRA AS NOVAS PROIBIÇÕES E PERMISSÕES

Para viabilizar a execução dos serviços públicos e essenciais como transporte, saúde e segurança, está autorizado o funcionamento de borracharias, restaurantes e oficinas mecânicas nas rodovias, desde que não haja aglomeração de pessoas, de acordo com o decreto 525/2020.

 

 

As obras e serviços de manutenção ao longo da BR 280 estão permitidos. Os estabelecimentos ficam responsáveis por adotar medidas para impedir a aglomeração de pessoas.

 

 

Durante a entrevista coletiva da Prefeitura de Canoinhas na manhã desta quinta-feira, 26, o prefeito Beto Passos falou que serão retomadas também as obras públicas, devido aos prazos de entrega estabelecidos e por serem consideradas essenciais. Porém obras particulares, construções, ainda não estão liberadas, como é o caso do projeto de expansão da WestRock, em Três Barras. Obras de conservação rodoviária também estão permitidas.

 

 

Durante a entrevista, o comandante da PM de Canoinhas, tenente coronel Silvano Sasinski explicou que o comércio de assados poderá funcionar no final de semana, contanto que atenda por delivery. O atendimento de portas abertas ao público ainda está proibido. No entanto, qualquer comércio que queira trabalhar com delivery, entrega de marmitas, lanches, pizzas, assados ou em qualquer área está autorizado a fazê-lo.

 

 

 

Já os comércios ambulantes que estavam nas ruas de Canoinhas permanece proibido para não proporcionar aglomeração, porque as pessoas iriam até esses locais para adquirir seu lanche e acabariam consumindo no local e aglomerando.

 

 

 

Segundo o comandante, já há várias demandas para que locais como lotéricas, cultos e outros sejam reabertos, mas que só irá ser atendido quando houver o posicionamento do Governo do Estado de Santa Catarina. Por enquanto, todos esses locais permanecem fechados. As igrejas podem ficar de portas abertas para que seus fiéis esporadicamente vão até elas rezarem, os cultos, missas e celebrações continuam suspensos até segunda ordem.

 

 

 

Sobre a questão de estabelecimentos que estão trabalhando internamente, a PM tem algumas liberações, como a rede bancária, que tem o suporte para atender caixas eletrônicos. Escritórios de advocacia e de contabilidade também foram autorizados a atender de maneira interna com as portas fechadas ao público. “Vários segmentos estão fechados e a Polícia Militar fiscaliza as questões do decreto estadual e qualquer situação pode ser direcionada ao telefone 190, que estaremos atendendo pontualmente cada situação”, esclareceu o comandante durante a coletiva.

 

 

 

Quanto às barreiras entre municípios e o setor de carga, a nível estadual, não há restrições. Somente continua proibido o transporte coletivo de passageiros e excursões. Está mantido o funcionamento do setor de cargas. Sobre andarilhos e outras pessoas vindas de outros municípios, o comandante relatou que demandaria muitas pessoas para fiscalização. “É inviável, pois ocuparia um grande número de profissionais”.

 

 

 

Sasinski pediu para que os bancos mantenham um monitor para orientar as pessoas que devem ir até às agências para retirarem seus pagamentos do INSS, para auxiliar aquelas pessoas que tem dificuldade com o caixa eletrônico e também para que não haja aglomerações nesses locais.

 

 

 

A Polícia Militar está orientando os beneficiários do INSS para que avaliem algumas questões antes de procurar uma agência bancária.

 

 

CONFIRA AS DICAS DA PM:

  • O cartão de benefício do INSS faz compras. Não é preciso ter o dinheiro em mãos para comprar. Então, basta usar a função débito nos estabelecimentos. Será utilizada a mesma senha!
  • Avalie a utilização do aplicativo do seu banco no celular. Internet ou uso de outros meios de pagamento (cartão de débito ou crédito).
  • Em caso de necessidade, procure os terminais eletrônicos, banco 24 horas ou correspondentes bancários mais próximos de sua residência, evite horários com grande fluxo e mantenha a distância mínima de 2 metros da próxima pessoa.
  • Faça a prova de vida depois. O INSS não bloqueará os benefícios daqueles que não realizarem a prova de vida nos próximos 120 dias. Nesse período, não vá até a agência para essa finalidade pois os bancos não estão fazendo prova de vida.
Rolar para cima