Para o Governo medida de fechar o comércio ocorreu sem sobressaltos
O governador Carlos Moisés da Silva (PSL), acompanhado do secretário de Saúde, Helton Zeferino, concedem entrevista coletiva neste momento por streaming para a imprensa de todo o Estado para atualizar sobre a situação do coronavírus no Estado. Segundo o governador chega a 14 o total de casos confirmados via exame em Santa Catarina.
Desses 14 casos, no Sul do Estado há um paciente internado em leito de UTI no município do Braço do Norte. O quadro clínico é bom e o paciente, que tem menos de 40 anos, não está em ventilação mecânica. Os demais estão em acompanhamento.
As cidades com casos confirmados são Florianópolis (5), Braço do Norte (2), Rancho Queimado (2), Tubarão (2), Balneário Camboriú (2) e Joinville (1).
Os casos de transmissão comunitária são no Sul do Estado, onde há atualmente quatro casos. Outras 177 suspeitas da doença são investigadas em todo o território catarinense.
Moisés avaliou como “sem sobressaltos” a implementação da medida via decreto de fechar o comércio em todo o Estado ao longo desta quarta-feira, 18.
O governador destacou uma série de medidas que estão sendo avaliadas para socorrer os empresários que sofrerão com os impactos do fechamento de seus negócios. “Facilitar o crédito e subsidiar os juros devem ser as principais medidas”, afirmou Moisés.
Para esta quinta-feira, 19, Moisés disse que haverá um recrudescimento das ações. “Não há desabastecimento, os veículos de transporte (de carga) entram e saem sem nenhum problema, não há porque haver corrida (aos supermercados e postos de combustíveis). A população deve acompanhar as orientações do Governo e não entrar em pânico. Se lotarmos os supermercados de nada adianta as outras medidas”, explicou.