Um importante passo para a saúde de São Mateus do Sul foi dado nesta quarta-feira, 18, em Curitiba. Em reunião com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o prefeito Clóvis Ledur, recebeu a garantia de que o Estado vai equipar os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do novo hospital da cidade.Além disso, a Secretaria da Saúde garantiu o repasse de verbas para a manutenção desses leitos durante seis meses, até que o Município consiga realizar o credenciamento do hospital junto ao Ministério da Saúde.
A Prefeitura planeja comprar o prédio do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Paulo Fortes para viabilizar a construção de um novo hospital, mais moderno e que possa receber os leitos de UTI. Hoje, o hospital do município é administrado por uma entidade filantrópica e não possui capacidade para atender situações de alta complexidade. A construção do novo hospital também deve resolver a falta de atendimento a pacientes em situação de emergência na cidade. Hoje, pacientes em situação de emergência estão tendo que ser atendidos no Hospital do Rocio, em Campo Largo, graças a um contrato de prestação de serviço firmado pela Prefeitura. “Nossa negociação com a administração do hospital está avançada”, garante o prefeito Ledur. “Eles já têm a segurança do projeto que estamos colocando para eles da compra do prédio do hospital e a expectativa é que venham mais novidades nos próximos dias.”
“Hoje, a Prefeitura de São Mateus do Sul já gasta para garantir tratamentos de maior complexidade para seus cidadãos em outros locais [como é o caso do Hospital em Campo Largo]”, lembra o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto. “Então, o projeto de compra é inteligente porque esse custo vai ficar no Município, não vai criar uma despesa nova. A Prefeitura vai qualificar a despesa e investir diretamente no Município”, conclui.
O prefeito Clóvis Ledur, que já vinha conversando com Neto sobre o assunto, se mostra otimista em relação ao futuro da saúde na cidade. “Não vejo dificuldades na execução do nosso projeto e temos certeza que, com a ajuda da Câmara Municipal, da comunidade e dos sócios e diretoria do Hospital Dr. Paulo Fortes, em breve vamos viver uma nova realidade hospitalar em nosso município”.