Os recursos para a construção da obra são de R$ 3 milhões, valor que já está sendo liberados
A Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul aprovou em segunda votação nesta semana o projeto do Executivo Municipal que trata do empréstimo junto à Fomento Paraná para construção do novo prédio do Paço Municipal. Os vereadores que votaram contrários ao projeto foram Fernanda Sardanha e Marta Centa. O vereador Omar Pichet também votou contrário na primeira votação, mas foi favorável na segunda votação.
Os recursos para a construção da obra são de R$ 3 milhões, valor que já está sendo liberados pelo governo do estado e terá um prazo de dez anos para ser pago. O prefeito Luiz Adyr destaca que apesar de o município ter uma capacidade de endividamento bem superior a esta quantia, e a solicitação ter sido bem maior, o governo no momento dispunha desse montante para liberar.
Segundo o prefeito, esse tipo de recurso é destinado apenas para obras pertencentes a prefeitura, não tendo outro destino como pavimentação ou para construção do hospital, por exemplo. O presidente da Câmara de Vereadores, Nereu Del Lago, foi favorável a construção de um novo prédio, e enfatizou que a prefeitura também tem como necessidade o espaço para colocar suas secretarias, que hoje estão distribuídas por diversos edifícios alugados. “É preciso dar toda a infraestrutura necessária para os funcionários públicos executarem o seu trabalho”, comenta o vereador.
A vereadora Fernanda Sardanha que votou contra justificou que a construção de um novo Paço Municipal é uma necessidade, mas não uma prioridade para o município nesse momento. “Precisamos de uma saúde melhor no município, de um melhor atendimento, um atendimento de alto e média complexibilidade, falta de um convênio com o hospital para exames especiais”, comenta a vereadora. “Acredito que precisamos escutar mais a população, e ver quais demandas estão na ouvidoria do município”, acrescentou Fernanda.