Saque do FGTS é liberado para atingidos pela enchente em Canoinhas

Foto: Enchente chegou a atingir o centro de Canoinhas/Arquivo

Pessoas que tiveram prejuízos com as chuvas do mês de junho em Canoinhas deverão comparecer à prefeitura na próxima semana para preenchimento de cadastro que dá direito ao recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a Caixa Econômica Federal o pagamento deve acontecer em meados de agosto.

Durante o período de chuvas, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) realizaram cadastro das famílias atingidas e, com base nos dados coletados pelas equipes da assistência, a secretaria municipal de Habitação enviou ofício à Caixa Econômica solicitando a liberação do saque do FGTS para aqueles que tiveram suas residências atingidas pela enchente.  De acordo com a assistente social da secretaria, Rosilene Schulka Jaremczuk, mais de mil pessoas terão direito ao recebimento do FGTS em Canoinhas. A assistente social lembra ainda que o prazo para efetuar o primeiro cadastro já terminou e agora, para preenchimento de informações complementares, devem comparecer na prefeitura somente as pessoas que já fizeram o primeiro cadastro no Cras ou na secretaria de Habitação.

Para agilizar o processo de cadastramento, será montado na sala de reuniões do segundo piso da prefeitura um espaço exclusivo para a coleta de informações. Estas atividades iniciam na segunda-feira, 28, quando serão distribuídas senhas para atendimento das 8h às 12h e algumas senhas para atendimento no período vespertino, das 13h30 às 15h30.

Ao comparecer na prefeitura, o cidadão que fará um novo cadastro para retirada do FGTS deve portar cópia de documentos pessoais: carteira de identidade, ou carteira de habilitação, de conselho profissional ou passaporte; carteira de trabalho – com cópia das páginas que contenham foto, qualificação/identificação e dos contratos de trabalho ou CNIS, que deve ser retirada no INSS. Ou CAGED, que deve ser retirada no Ministério do Trabalho; Além de apresentar esses documentos originais e suas respectivas cópias, deve-se ainda levar comprovante de residência, com cópia legível. Este comprovante pode ser uma fatura de água, luz ou telefone, em nome do cidadão e deve ter sido emitido no período de 12 de março de 2014 até 12 de junho de 2014. Quem tiver cartão do cidadão deve apresentar o original o extrato deste cartão. O trabalhador que possuir conta na Caixa Econômica deverá apresentar o cartão ou o número da conta, para facilitar o crédito.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor para saque pode chegar até R$ 6.220 por conta, contanto que ele não tenha sacado o benefício nos últimos 12 meses. Mais informações podem ser obtidas na secretaria municipal de Habitação, telefone 3621 7782 e 3621 7783.

 

Rolar para cima