Casos das doenças foram registrados no Município nos últimos dias
Quando o assunto é saúde, a prevenção e o acesso às informações corretas e confiáveis fazem toda a diferença. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde está orientando a população sobre o rotavírus e sobre a coxsackie, ou a síndrome pé-mão-boca. “Salientamos que não temos surto em Canoinhas relacionadas a estas doenças, mas cabe a nós, enquanto secretaria, trabalhar para orientar a população sobre as formas de prevenção”, afirma a secretária de Saúde Zenici Dreher. O foco preventivo está nos Centros de Educação Infantil (CEIs). O Município não informa, no entanto, em que locais foram registrados casos da doença e quantos casos foram registrados. Segundo a Secretaria de Saúde, não há um número computado, porque viroses não costumam ser contabilizados pela pasta, mas as notificações por parte de professores e diretores de CEIs chamou a atenção da Secretaria para alertar a população.
Tanto os rotavirus, quanto a doença mão-pé-boca podem ser evitadas com a prevenção. “E é por isso que fazemos este reforço aos pais”, enfatiza Zenici. Qualquer sintoma, os pais devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima.
ORIENTAÇÕES
É fundamental lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais. De igual forma deve-se lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.
Proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guardar os alimentos em recipientes fechados) também é atitude que pode prevenir o surgimento destas doenças.
A população também deve guardar a água tratada em vasilhas limpas e de boca estreita para evitar a recontaminação. Jamais devem ser utiliza água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados. Os lixos também devem ser ensacados e mantidos com a tampa sempre fechada.
A Secretaria de Saúde lembra ainda que manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças e portanto deve-se evitar o desmame precoce.