A Saúde de Irineópolis recebeu avaliação positiva do Ministério da Saúde recentemente. O Programa de Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) avaliou todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município e a maioria teve resultado acima da média que preconiza o Ministério.
O Programa faz parte do esforço nacional que o Ministério da Saúde está implementando para a ampliação do acesso e qualificação das ações da Atenção Básica em Saúde, considerada a porta de entrada mais efetiva e resolutiva para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária de Saúde, Giseli Kempinski parabeniza todas as equipes pelos resultados obtidos. “Estes resultados demonstram o comprometimento, a dedicação de cada profissional em atender a população de Irineópolis. Estou muito animada e satisfeita em divulgar que uma equipe do Ministério da Saúde, que avalia várias cidades, esteve no município e nos classificou como acima da média”, destacou. Para ela, o resultado demonstra que a administração de Irineópolis está no caminho certo. “Pessoas especializadas fizeram essa avaliação, são profissionais que têm conhecimento na área da saúde e nos deram um resultado muito bom”, comentou satisfeita.
De acordo com Giseli, quanto melhor for o desempenho da equipe, mais incentivos financeiros serão repassados pelo Governo Federal. “Ficamos com a maioria das equipes com classificação acima da média, desta forma parabenizo também a todos os profissionais envolvidos nas equipes do ESF e nas equipes de Saúde Bucal de São Pascoal e Rio Branco pela dedicação e profissionalismo com que estão desempenhando suas funções, graças a eles que tivemos boa avaliação.”
CRITÉRIOS
No dia 20 de janeiro de 2014, equipe do Ministério da Saúde esteve em Irineópolis avaliando a estrutura da saúde do município, a infraestrutura das unidades básicas de saúde, os equipamentos, além da disponibilização de medicamentos e a satisfação dos usuários. Segundo a enfermeira Daniela Fritzen Randig, coordenadora das equipes ESF de Irineópolis, a maioria das equipes foi avaliada pela segunda vez, somente as equipes de Saúde Bucal pela primeira.
Conforme a coordenadora, todas as equipes se prepararam muito para essa avaliação. “As equipes organizaram as unidades estruturalmente com documentos para comprovar as ações, pois tudo precisa ser documentado, com fotos. Todos os membros das equipes: enfermeiras, médicos, agentes comunitários de saúde, auxiliares de serviços gerais, dentistas, auxiliares de consultório odontológico, estagiários, administração, coordenação e a gestão se empenharam em conjunto para obter esse resultado”, ressaltou.
Daniela comenta que a avaliação vem para que as equipes busquem sempre a melhoria dos serviços prestados. “Nossa avaliação muito é positiva, pois vemos que estamos conseguindo fazer um bom trabalho na saúde de Irineópolis. Lembrando que esta foi uma avaliação somente da atenção básica, sem contar os especialistas que temos no município”, explicou.
Ela acredita que na próxima avaliação teremos ainda este diferencial o que trará resultados ainda melhores. Atualmente o município conta com atendimento de médicos ginecologistas, pediatra, cardiologista e otorrinolaringologista.
RESULTADOS:
Saúde Bucal Rio Branco: muito acima da média
Saúde Bucal São Pascoal: acima da média
ESF de São Pascoal atenção básica : acima da média
Unidade Sanitária do centro atenção básica: acima da média
ESF Rio Branco atenção básica : acima da média
ESF Centro atenção básica: mediano