SC é o estado que entrega mais serviços com menos recursos, segundo ranking

Desenvolvido pelo Datafolha, ranking mostra que gestores conseguem otimizar os recursos de forma mais eficaz

 

 

ESTADO MODELO

Se você acha que a prestação de serviços públicos em Santa Catarina é ruim, precisa dar uma passadinha no Amapá. Ranking desenvolvido pelo Datafolha mostra que Santa Catarina é o Estado que entrega mais educação, saúde, infraestrutura e segurança com menos recursos.

 

Numa escala que vai de 0 a 1 (índice de Gini), SC obtém 0,635. Já o Amapá, na lanterninha, obtém 0,097.

 

O quesito em que SC se sai melhor, apesar da guerra entre facções e a escalada da violência em grandes cidades, é na segurança (0,915). Na contramão dos dados positivos em educação (0,670), saúde (0,645) e infraestrutura (0,501), Santa Catarina tem nota baixa em finanças ((0,493), daí a liderança no ranking, ou seja, faz mais com menos.

 

 

 

VETO DERRUBADO

A Câmara de Vereadores de Canoinhas derrubou por oito votos a dois (de Cel Mario e Wilmar Sudoski) o veto do prefeito Beto Passos ao projeto de lei que “torna obrigatória a publicação de relação de sócios das Pessoas Jurídicas contratadas pelo Poder Público
Municipal.”

 

 

E O PRÉDIO?

Vereadores de Canoinhas discutiram ontem sobre o destino do antigo prédio do Fórum de Canoinhas, fechado desde o começo do ano, quando aconteceu a inauguração do novo prédio. Vereador Paulo Glinski (PSD) lembrou que o prédio pertence ao Poder Judiciário e que ao Legislativo canoinhense resta pedir e aguardar.

 

 

 

LULA NA FRENTE

A primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo após o início oficial da campanha eleitoral mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial com 20% das intenções de voto, no cenário em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é apresentado aos eleitores. A seguir vêm Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%. Como a margem de erro é de 2 pontos porcentuais, Marina e Ciro estão tecnicamente empatados, assim como o tucano está empatado com Ciro.

 

 

No cenário em que Lula é incluído, o ex-presidente aparece em primeiro, com 37%. Bolsonaro cai para o segundo lugar, com 18%. Em manifestação enviada ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, disse que Lula – preso e condenado na Lava Jato – “está inelegível”. Quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é apresentado na pesquisa como candidato do PT, ele tem 4% das intenções de voto. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%, em situação de empate técnico com o petista.

 

 

TEM DE PRENDER

Quem defende que menor de idade tem de ir pra cadeia, vai um aviso, isso já existe. Em determinados casos, os Centros de Internamento Provisório (CIPs) podem ser mais infernais que um presídio. Reportagem do jornal O Globo revelou que a cada oito dias, um infrator apreendido morre dentro dos CIPs no Brasil.

 

Relata o caso de um jovem acusado de furtar um celular que foi enforcado pelo colega de cela em um CIP do Distrito Federal. Educação, educação e educação, essa é a possível solução.

 

 

 

NÃO PODE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) negou liminar no pedido de um estudante catarinense que pretendia lançar candidatura independente, sem estar atrelado a um partido político.

 

A tese da defesa é de que enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não decide o mérito sobre as candidaturas avulsas, ele poderia ter o direito de disputar as eleições e ter o nome registrado nas urnas.

 

 

 

QUEM LUCRA MAIS?

Se você acha que bom mesmo é ser dono de partido ou deputado para ficar rico logo no Brasil, engana-se. A profissão que melhor remunera no país é a de titular de cartório. A média mensal de faturamento é de R$ 100.872. Bom né?

 

 

 

BOA NOVA

A criação de uma linha especial de crédito para santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros animou os diretores dessas instituições afogados em dívidas. O diretor do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC), Derby Fontana, diz que a notícia boa, mas o melhor mesmo é não ter dívidas. “Atrativo, porém nosso HSCC é um dos poucos hospitais no Brasil que não deve empréstimos. Não temos nenhuma dívida com Bancos. Se pudermos continuar assim, seria bom”, afirma.

 

 

Rolar para cima