Secretaria de Educação de Canoinhas promove encontro com pais de alunos autistas

A ação será desenvolvida por profissionais do Programa de Atenção à Educação Municipal

 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril e é nesta data que a Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas vai reunir pais de alunos da rede que tem filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação será desenvolvida por profissionais do Programa de Atenção à Educação Municipal – “Espaço Crescer” e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

 

De acordo com o secretário municipal de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, o objetivo do encontro é proporcionar momento de troca de experiências entre pais e compartilhar necessidades relacionadas “ao cuidar de quem cuida”. O evento acontece às 13h30 na sede da Secretaria de Educação.

 

 

Além do encontro com os pais, as unidades de ensino da rede municipal, com o apoio dos professores do AEE, irão desenvolver diversas atividades com o intuito de informar a comunidade escoar sobre o TEA. Problemas de comunicação, comprometimento da sociabilidade e alterações comportamentais são as três principais bases para identificar uma pessoa com autismo, podendo apresentar graus variados de comprometimentos.

 

 

A Rede Municipal de Ensino de Canoinhas atende 26 crianças com TEA. Elas recebem atendimento educacional especializado e, em sala de aula, contam com apoio de monitor de educação especial. “No Brasil, as escolas públicas regulares têm conseguido uma relação melhor com as crianças autistas do que a maioria das escolas particulares. E aqui em Canoinhas estamos trabalhando com muita atenção e carinho com estas crianças”, comenta o prefeito Beto Passos.

 

 

O Governo do Município de Canoinhas mantém atendimento fora da sala, no Espaço Crescer, que conta com psicólogos e fonoudiólogos para auxiliarem no processo de avaliação diagnóstica e aspectos desenvolvimentais e educacionais. “Sustentamos esta estrutura porque entendemos que este apoio é fundamental para a comunicação, socialização e o desenvolvimento da criança”, pontua o prefeito.

 

 

Rolar para cima