Nesta quarta-feira, 10, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, visitou o município de Canoinhas, sede da Gerência Regional de Educação que atende os seis municípios da região, e 23 escolas estaduais. O secretário esteve acompanhado do Chefe de Gabinete Mauro Tessari,do secretário regional Ricardo Pereira Martin e gerente de Educação Estela Maris Marques. As visitas estão acontecendo em todo o Estado com objetivo de buscar informações sobre os projetos em andamento e para planejamento de ações em benefício da comunidade escolar.
A agenda iniciou as 14h na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Canoinhas, com coletiva da imprensa local e regional. Em seguida Deschamps visitou o prédio da Escola de Educação Básica (EEB Irmã Maria Felícitas, que está sendo reformada desde julho desse ano. O investimento do Estado é na ordem de mais de R$ 1,6 milhão.
As 15h o secretário esteve visitando a Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, para participar de reunião com os 23 diretores e assessores de direção das escolas estaduais dos municípios da SDR Canoinhas. Conheceu também o Projeto Rádio Escola, que recentemente foi avaliado pelo Ministério da Educação, por meio do Programa “Mais Cultura”, com conceito A.
O projeto vai receber nesse mês de setembro um subsídio no valor de R$ 22 mil por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que consiste na assistência financeira às escolas com o objetivo de os recursos trazerem melhoria da infraestrutura pedagógica e/ ou física. O valor será aplicado na locação de instrumentos, equipamentos, materiais permanentes e contratação de serviços diversos para o bom funcionamento do Projeto.
Durante a reunião com diretores, Deschamps destacou o comprometimento e qualidade no ensino das escolas da região. “Fico muito feliz de saber que as escolas de Canoinhas obtiveram um dos melhores índices do Ideb 2013. A Escola Manoel da Silva Quadros obteve média 7.2, o que demonstra o trabalho e dedicação de todos aqui”.
Dúvidas sobre qualificação, segurança, reformulação da Proposta Curricular de Santa Catarina, chamada pública, cartão escola e a burocracia da licitação para materiais essenciais, também foram esclarecidas. No final da tarde o secretário participou de reunião na sede da Gerência Regional de Educação de Canoinhas, para reunião técnica, onde foram abordados assuntos como gestão, participação e andamento dos trabalhos em toda Regional.