Semana do Trânsito: Canoinhas registrou 575 acidentes em 2013

Foto: Na terça-feira, 23, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Zilda Pacheco de Três Barras estiveram no 3° BPM para receber orientações de trânsito/Divulgação

transito jpgA Semana de Conscientização sobre acidentes de trânsito foi marcada por quatro mortes em acidentes somente na região de Mafra a Porto União. Dois aconteceram na BR-280. Os outros dois na BR-116.

O número impressiona por ter sido registrado num curto intervalo de tempo.
Como os acidentes com vítimas fatais repercutem muito mais, os acidentes com danos materiais e/ou físicos vão se tornando rotina para bombeiros e policiais. Em Canoinhas, eles chegam a 1,5 por dia. Somente em 2013 foram registrados 575 acidentes sem feridos e 202 com feridos, sendo que, entre os com vítimas, houve três mortes e 15 atropelamentos.
Em 2011, a Organização das Nações Unidas lançou a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito (2011/2020), na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Além disso, os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo.
Um dos motivos para explicar esses números alarmantes é a quantidade de carros que são despejados diariamente no trânsito sem qualquer preparo por muitas cidades. Em Santa Catarina, a frota de veículos é de 4.312.896 (dados de jun/2014), enquanto em Canoinhas é de 32.322 veículos, em Major Vieira é de 3.828, em Bela Vista do Toldo é de 3.036 e em Três Barras é de 8.894. Até agosto deste ano, na área urbana de Canoinhas, ocorreram 402 acidentes sem vítimas e 135 com vítimas, sendo que entre os com vítimas não houve mortes. Houve 11 atropelamentos.
AÇÃO
É para reduzir estes números que nesta semana aconteceu a Campanha de Conscientização “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, liderada pela Polícia Militar em parceria com o Rotary Club de Canoinhas e várias instituições.
Ao longo da semana, ocorreram palestras em escolas e blitz educativas.
Neste sábado, 27, houve uma intensa programação no calçadão da rua Felipe Schmidt, com exposição de carro envolvido em acidente, exposição de equipamentos de trânsito, além de uma caminhada marcada e a 14ª Inspeção Veicular Gratuita, que aconteceu em frente à praça Lauro Müller. “Com ações como estas tentamos sensibilizar os motoristas sobre os riscos de se dirigir de modo irresponsável”, frisa o médico ortopedista e membro do Rotary Club de Canoinhas, Adriano de Aguiar.
Rolar para cima