Semana será marcada por eleições nas Câmaras de Vereadores da região

Acertos de início de gestão garantem eleição fácil para candidatos em Canoinhas e Três Barras

 

 

A semana será marcada por eleições nas Câmaras de Vereadores da região. As chapas que assumirão o controle das casas legislativas para 2019 (2020 também no caso de Três Barras e Bela Vista do Toldo) já estão montadas.

 

No caso de Canoinhas, onde a eleição é anual, acordo feito no início da legislatura deve ser cumprido.  Célio Galeski (PR) é o nome favorito. Isso porque, desde o primeiro ano de gestão, quando Wilmar Sudoski (PSD) presidiu a Casa, houve acerto para os próximos três anos. No segundo ano, o acordo foi cumprido, com Cel Mario Erzinger (PR) na presidência.

 

Conforme o acordo feito, claro, entre os vereadores governistas, o terceiro ano de mandato é de Célio Galeski (PR). No último ano, Gil Baiano (PR) voltaria para a Câmara a fim de assumir a presidência.

 

 

Galeski diz que “o eleito só se conhece no dia da eleição. Sou candidato, há um acordo, creio que esse acordo será cumprido, mas nesse momento só posso dizer que sou candidato a presidente. Não sei se haverá candidato para concorrer comigo”.

 

 

A oposição tem se movimentado, mas para eleger alguém precisa convencer algum governista a mudar de lado. A mais cogitada para representar a oposição é Norma Pereira (PSDB), que tem livre trânsito e conta com a simpatia dos governistas, o que, claro, não se converte automaticamente em votos.

 

 

Mesmo com a grande chance de derrota, a oposição entende como importante ter um candidato para confrontar os governistas. Se candidata, Norma precisaria apenas de um voto governista, isso porque em caso de empate ela vence por ter conseguido mais votos que Galeski nas urnas. Esse é o critério de desempate. A eleição acontece nesta terça-feira, 18, último dia de sessão ordinária neste ano.

 

 

TRÊS BARRAS

Três Barras elege apenas dois presidentes por legislatura. Logo no primeiro ano, houve um acerto para eleger um presidente de situação e um vice de oposição. Dessa forma, nos dois primeiros anos o eleito foi Laudecir Gonçalves, o Barriga (PR), com Cerival da Cruz (DEM) como vice.  O acordo foi cumprido, tendo hoje Cerival como presidente.

 

 

Agora, seguindo o mesmo acordo do início da legislatura, Adilson Martins (PSD), o Dega, deve ser eleito presidente com um indicado pela oposição como vice. Esse vice assumiria em 2020 com a virtual renúncia de Dega. Há, no entanto, certa resistência ao nome do governista. Dega se envolveu em pelo menos três escândalos durante o atual mandato. Em um deles, tirou selfie em uma janta no mesmo horário em que seus colegas votavam assuntos importantes na Câmara em sessão ordinária.

 

 

A eleição acontece na quarta-feira, 19.

 

 

MAJOR VIEIRA

Em Major Vieira tudo indica que uma só chapa se apresente. O vereador Osni Novak (MDB) é o favorito. A chapa governista deve ter Marcio Veiga (PP) como vice. O eleito tem mandato para um ano.

 

A eleição acontece nesta segunda-feira, 17.

 

 

 

BELA VISTA DO TOLDO

Já em Bela Vista do Toldo deve ter concorrência. A eleição nesta terça-feira, 18, deve ter dois candidatos. Elcio Magalhães (PR), com Dauvã Mizwa (PT) como vice, deve concorrem contra Sandro Mielke (PSD), que terá na vice Osni Carlos Stelzner (MDB).

 

 

 

Rolar para cima