Confira o que de mais importante apareceu no JMais:
A Câmara de Canoinhas aprovou reposição salarial de 6,23% para o funcionalismo municipal, percentual que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A aprovação ocorreu durante sessão extraordinária na terça-feira, 13, e vale, segundo o prefeito em exercício Wilson Pereira (PMDB), já para o próximo pagamento, agendado para 31 de janeiro.
Um caminhoneiro morador de Três Barras contraiu dengue durante uma de suas viagens no começo deste ano e está em observação em casa.
Segundo a Gerência de Saúde de Canoinhas, o homem já passou do período de dez dias no qual poderia ser picado pelo mosquito Aedes aegypti,e, dessa forma, contaminar outras pessoas com o vírus da dengue.
Ainda de acordo com a Gerência, ele não chegou a ser internado.
A Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde de Canoinhas descobriu focos de mosquito da dengue em Porto União e Irineópolis.
Os dois primeiros mosquitos foram encontrados na avenida Perimetral, na entrada de Porto União, no final do ano passado.
Enquanto os agentes faziam todos os procedimentos preventivos, mais um mosquito foi encontrado em uma construção em Irineópolis, na semana passada.
Nesta semana, agentes de Saúde percorreram imóveis em um raio de 300 metros de proximidade com o local onde foi encontrado o mosquito. O objetivo foi de vistoriar possíveis focos do mosquito. Nenhum outro mosquito foi encontrado.
Segundo a bióloga Cristina Brandes Grosskopf, a localização dos mosquitos não significa que alguém esteja infectado com a dengue. “Há uma grande distância entre se localizar o mosquito, que pode estar infectado com a dengue, e algum morador próximo estar com a doença”, explica.
Os mosquitos coletados serão encaminhados para análise laboratorial, justamente para se descobrir se eles estavam, ou não, infectados pela dengue.

Familiares e amigos de Alexandre da Cruz, de 21 anos, assassinado com um tiro no rosto no dia 8 de fevereiro do ano passado, estão conclamando a população a acompanhar o tribunal do júri, marcado para a próxima terça-feira, 20, em Canoinhas.
John Lenon Moreira Alves, 18 anos, e seu comparsa, Patrik da Silva, sentarão no banco dos réus.
Alves disparou vários tiros contra os frequentadores da danceteria Vila Multishow, em Canoinhas. Ele teria sido expulso por seguranças de dentro da boate depois de ter se envolvido em uma briga. Ao deixar o local, prometeu vingança contra os seguranças.
Momentos depois, acompanhado de Patrik da Silva, que dirigia o carro no qual ele estava, Alves voltou armado com um revólver e disparou vários tiros a esmo. Um dos tiros atingiu o olho do estudante Alexandre, que morreu pouco depois na UTI do Hospital Santa Cruz. Outras duas pessoas – uma moça de 24 anos e um rapaz de 22 anos – foram atingidos pelos tiros e foram levados pelos bombeiros ao Pronto Atendimento Municipal.
Alves tem várias passagens pela delegacia desde quando era menor de idade.
Alexandre tinha família em Canoinhas, mas, no momento, morava em Joinville, onde estudava Logística. Na formatura, ocorrida em novembro passado, os pais de Alexandre receberam uma placa de homenagem dos colegas.
A família de Alexandre criou um evento no Facebook para convidar a população a assistir o julgamento levando flores brancas em sinal de protesto. As flores serão levadas à sepultura de Alexandre logo depois do julgamento.
A polícia de Chapecó prendeu, na semana passada, José Roberto Pinheiro da Silva, mais conhecido como Zezão (foto). Ele era foragido da polícia de Canoinhas.
Policiais civis trocaram tiros com Zezão, em Pinhalzinho, interior de Bela Vista do Toldo, em maio do ano passado.
Uma equipe de policiais foi até a casa onde estava o foragido para cumprir mandado de prisão expedido pelo fórum de Chapecó. No momento da abordagem, Zezão sacou de um revólver e pegou dois dos sete filhos que viviam com ele como reféns.
Segundo o delegado regional Wagner Meirelles, o foragido apontava a arma para a cabeça dos filhos e para sua própria cabeça.
Os policiais mantiveram a calma e abriram caminho para Zezão fugir.
Um dos filhos do foragido, de 13 anos, chegou a jogar uma pedra contra os policiais a fim de proteger o pai.
Antes de fugir para um matagal, Zezão disparou tiros contra dois policiais, mas não atingiu nenhum deles. No momento em que ele largou os meninos, os policiais revidaram, mas não o atingiram. Desde então, seu paradeiro era desconhecido.
Um homem morreu atropelado no inicio da tarde desta segunda feira, 12, no município de São João do Triunfo.
Segundo a Polícia, ele estava andando de bicicleta em uma estrada de chão na comunidade de Boa Vista, quando um veículo Gol acabou atropelando o ciclista. O motorista do Gol abandonou o veículo no local, fugindo em seguida.
Familiares socorreram o homem e o encaminharam ao Hospital de São Mateus do Sul, mas ele morreu ao dar entrada na UTI. Antonio Nepomuceno tinha 54 anos.

O delegado regional Wagner Meireles pediu prorrogação da prisão temporária do maior de idade e da internação dos três menores de idade suspeitos de terem assassinado a cabeleireira Mirian Ricardo de Jesus Dufeck, de 27 anos, que foi estrangulada, dentro de casa, em Três Barras, no dia 12 de novembro do ano passado.
A Justiça concedeu mais 30 dias de prorrogação. “Se nesse período não conseguirmos informações que fundamentem a autoria com convicção, aí o Poder Judiciário decide se os mantêm detidos. O que precisamos é colher informações o quanto antes para fundamentar as prisões. Dependemos muito das informações que forem surgindo. O que temos foi suficiente para as prisões temporárias. Para converter em prisão preventiva, precisamos de mais argumentos. São apenas suspeitos. Não podemos imputar a eles a autoria pelo crime. A Polícia fez o que a lei permite”, disse o delegado em entrevista ao programa Band Comunidade, da Band FM.
Um adolescente de 14 anos morreu afogado na tarde desta quarta-feira, 14, em uma lagoa na região de Vila Amaral, em São Mateus do Sul.
Diego Soares da Silva, que era morador da cidade de Guarapuava, estava brincando na água com alguns amigos quando acabou se afogando.
O Corpo de Bombeiros chegou rápido até o local e ainda tentou salvar o menino. Ele morreu ao dar entrada no Pronto Atendimento Municipal.
Diego e sua mãe estavam passeando em São Mateus do Sul na casa de alguns familiares.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitória e será velado nesta quinta-feira, 15.
O homem flagrado furtando um telefone celular em uma loja de telefonia de Canoinhas na quarta-feira, 14, devolveu o aparelho à funcionária da loja depois de ser identificado pela Polícia.
Para não ser preso ele pagou fiança de R$ 1 mil. Um iPhone 4, aparelho que ele furtou, custa hoje em torno desse valor.
As câmeras de segurança da loja que fica no centro de Canoinhas flagraram o homem furtando o aparelho enquanto as duas funcionárias atendiam outros clientes.
O telefone havia sido deixado pela funcionária em cima da mesa de atendimento.
Com uma criança no colo, e usando o que aparenta ser um lenço, ele fez várias voltas até apanhar o aparelho, saindo em seguida. Como as duas funcionárias estavam atendendo no momento, ele saiu sem interagir com elas.