Semana teve bombas, vitória de prefeito no TSE e mortes no trânsito

Confira o que foi destaque durante a semana no JMais

Foto: Ministro relator Dias Toffoli votou pelo provimento do recurso/Divulgação
Foto: Ministro relator Dias Toffoli votou pelo provimento do recurso/Divulgação

TUDO DE VOLTA

Em votação rápida e por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proveram, nesta quinta-feira, 24, recurso impetrado pela defesa do prefeito e vice de Major Vieira, Israel Kiem e David Primo, respectivamente.

Eles recorriam contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC), que no ano passado considerou que a defesa dos dois teria perdido o prazo para apresentar embargos de declaração (questionamentos sobre a cassação de mandato) na corte. Um estagiário teria retirado o processo para fazer uma cópia, por uma hora. O TRE-SC entendeu que a defesa estava ciente do conteúdo e o prazo passou a contar desde então. Quando a defesa apresentou os embargos de declaração, os desembargadores entenderam que o prazo havia expirado.

Representando a coligação derrotada nas últimas eleições, liderada pelo PMDB, o advogado Michel Saliba fez uma rápida fala de três minutos na sessão desta quinta do TSE.

Na sequência, Dias Toffoli, ministro relator do recurso, defendeu que não deveria se considerar a contagem do prazo a partir da carga rápida feita pelo estagiário.

As ministras Laurita Vaz e Rosa Weber citaram jurisprudência a favor do recurso.

Em seguida, os demais ministros votaram acompanhando o voto do relator.

Dessa forma, os embargos de declaração terão de ser analisados pelo TRE-SC, sem data para serem julgados.

 

Convenção do partido ocorreu neste sábado, 26/Divulgação
Convenção do partido ocorreu neste sábado, 26/Divulgação

CONTINUIDADE

Com 63% dos votos, o PMDB catarinense decidiu pela continuidade da atual coligação que governa o Estado, com Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, na pré-convenção realizada neste sábado, 26, em Florianópolis. Ao todo foram computados 585 votos, sendo 359 pela coligação e 226 pela candidatura própria. “Não há vencedores nem perdedores. O PMDB é um só e vamos seguir juntos nesta caminhada”, disse o presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, após conhecer o resultado.

De acordo com o presidente, a pré-convenção foi um dos maiores eventos partidários da história do PMDB catarinense, reunindo mais de 3 mil militantes de todo o Estado. A expectativa, segundo ele, é de que o partido revigore sua militância. “Sabemos que há opiniões divididas, mas a nossa história mostra que as bases sabem respeitar as decisões e que sempre após a disputa o PMDB permanece unido”, disse.

“Os companheiros entenderam que precisamos ter coerência e coragem de concorrer com os aliados, para chegar em 2018 com uma candidatura forte e viável. O PMDB mostrou maturidade. Agora vamos seguir juntos rumo a novas vitórias”, destacou o senador Luiz Henrique, um dos principais defensores da continuidade da coligação.
Nesta segunda-feira, 28, o PMDB realiza evento comemorativo aos seus 48 anos de história. Será a oportunidade para os líderes discursarem em prol da unidade partidária.

Na terça-feira a executiva do PMDB reúne-se na Capital para avaliar o resultado da pré-convenção e discutir os próximos passos do partido.

 

Foto: Anderson de Rezende e Karin Finato de Rezende estão foragidos/Arquivo
Foto: Anderson de Rezende e Karin Finato de Rezende estão foragidos/Arquivo

MED KOS

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou decisão da comarca de Papanduva e manteve a prisão preventiva do proprietário e de um funcionário de empresa Med Kos, que em tese, agenciava falsos médicos para atuarem em plantões de Pronto Atendimento no município.

Ao pedir a revogação da prisão, a defesa dos acusados alegou que o contrato de prestação de serviços foi encerrado no final do ano passado, o que afastaria o risco à ordem pública.

O relator, desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, observou que a decretação da prisão preventiva baseou-se, além da comprovação da materialidade e de indícios de autoria, nos requisitos legais que permitem a prisão excepcional, especialmente a garantia da ordem pública, a conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal.

O relator afirmou que, além de existirem contratos ainda vigentes com outros municípios, houve periculosidade concreta na ação dos envolvidos. Isso porque os acusados alocaram pessoas inabilitadas, que se passaram por profissionais na rede pública de saúde e atenderam cidadãos, carentes principalmente, os quais necessitavam de serviços médicos, circunstância que se traduz em grave risco à ordem pública.

Além disso, os acusados estão foragidos, o que reforça a necessidade de prisão cautelar para assegurar a aplicação da lei penal e a regular instrução do feito. “Percebe-se, assim, que a manutenção da prisão tornou-se necessária, diante da extensão e gravidade concreta dos delitos em tese perpetrados pelo paciente, além do acautelamento social, merecendo pronta ação da Justiça”, finalizou o magistrado.

 

Foto: Biluka
Foto: Biluka

BOMBA EM PAPANDUVA

O Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto (Cobra) desarmou na tarde desta terça-feira, 22, o explosivo que estava em um caixa eletrônico da agência do Bradesco de Papanduva.

Segundo informou o comandante do Cobra, Capitão Lucius Carvalho, a operação e toda a estratégia de deslocamento do grupo seria feita de helicóptero da Capital até a cidade, mas devido as condições climáticas não foi possível e eles acabaram vindo de viatura, chegando à Papanduva por volta das 13h30min desta terça feira.

Depois de a equipe preparar toda a estrutura para a operação, que consiste em analisar a agência, os policiais entraram no banco e conseguiram com sucesso retirar o explosivo que não chegou a ser detonado. Segundo Carvalho, o explosivo falhou na hora da tentativa de explosão do caixa eletrônico. “Não houve detonação parcial da bomba, a detonação da carga principal não aconteceu. Nós retiramos os explosivos e permanecemos no local em busca de evidências para liberá-lo com segurança. No material que estava muito espalhado, nós misturamos uma solução para neutralizar”, concluiu Carvalho.

A equipe do Cobra recolheu provas e repassou à Polícia Judiciária, que deverá prosseguir nas investigações na tentativa de descobrir e prender a suposta quadrilha.

 

dinheiroASSALTO NO CENTRO

Uma quadrilha rendeu o motorista de um veículo pertencente a uma distribuidora de bebidas de Canoinhas e levou o malote com quantia não informada de dinheiro na manhã desta terça-feira, 22. Especula-se que dentro do malote havia pelo menos R$ 20 mil em dinheiro, mais cheques.

O assalto aconteceu na avenida Rubens Ribeiro da Silva, no centro. Pelo menos um dos quatro assaltantes estaria armado. Eles estavam em dois veículos Gol, um prata e outro vermelho. Depois de renderem o motorista e roubarem o malote, eles fugiram no sentido BR-280.

A Polícia Civil investiga o caso.

 

 

Celta foi roubado do estacionamento de uma lanchonete/Divulgação/PM
Celta foi roubado do estacionamento de uma lanchonete/Divulgação/PM

VEÍCULO FURTADO EM CURITIBA É RECUPERADO EM CANOINHAS

Policiais militares de Canoinhas conseguiram recuperar na tarde desta quarta-feira, 23, um veículo Celta, placas AUX-0375, de Curitiba, roubado durante a madrugada do estacionamento de uma lanchonete do McDonalds, em Curitiba (PR).

Os assaltantes renderam o dono do carro com uma arma de fogo.

O veículo foi abordado na rua Licinio A. Cornelsen, no bairro Água Verde, em Canoinhas.

O carro estava com dois rapazes de 22 e 27 anos, respectivamente.

Os policiais que trabalharam na operação deram voz de prisão aos homens e os conduziram para a Delegacia da Comarca de Canoinhas.

Ainda não se sabe se foram eles os autores do roubo ou se são apenas receptadores.

Segundo a Polícia Militar, nenhuma arma de fogo foi localizada com os suspeitos.

O dono do Celta já foi avisado e está a caminho para reaver o veículo.

 

MORTE EM IRINEÓPOLIS

Jeferson Hortmann, 23 anos, morreu em um acidente de trânsito na Estrada Geral da localidade de Vila Nova do Timbó, interior de Irineópolis, próximo do distrito de Poço Preto. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23.

Segundo a Polícia Militar de Irineópolis, Jeferson estava em uma Saveiro, placas de Irineópolis, quando em uma curva, foi surpreendido por um trator MF 292, com uma plaina de colheitadeira acoplada.

Jeferson tentou desviar o trator, mas acabou batendo de lado contra a estrutura da colheitadeira. Uma parte da estrutura atingiu em cheio a cabeça do agricultor, matando-o na hora.

Segundo o condutor do trator, Jeferson estava em alta velocidade.

O corpo de Jeferson foi retirado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto União.

 

Foto: Área em torno do Fórum chegou a ser isolada/Sandra Zacko
Foto: Área em torno do Fórum chegou a ser isolada/Sandra Zacko

BOMBA NO FÓRUM

O Fórum da comarca de Canoinhas foi evacuado na manhã desta sexta-feira, 25. Uma ligação anônima dava conta de uma bomba que seria detonada dentro do órgão.

Imediatamente a Polícia foi acionada e evacuou o prédio.

Por mais de uma hora os policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) revistaram o Fórum e nada encontraram.

O prédio já foi liberado.

 

 

 

 

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

TRÊS MORTES EM ACIDENTE

Um gravíssimo acidente aconteceu na noite desta segunda feira, 21, no KM 238 da BR 476, entre São Mateus do Sul e Lapa.

Um Fiat Stilo, placas AOP 7075, de Porto União, rodou na pista e colidiu frontalmente com um caminhão Mercedes-Benz 1620, que seguia no sentido contrário.

No Stilo havia quatro pessoas. Três morreram no local do acidente. O quarto ocupante, identificado como André Luiz, foi encaminhado em estado grave para o Pronto Atendimento da cidade da Lapa.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas são Willian Busatto, Eliezer Tasca e João Gabriel Camargo.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

Atenderam a ocorrência o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, Defesa Civil da Lapa e Policia Rodoviária Federal.

 

Classificados comemoram/Divulgação
Classificados comemoram/Divulgação

CLASSIFICADOS

Durante toda a quinta-feira, 24, aconteceu a etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) em Irineópolis. A etapa contou com a participação dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União e Três Barras. As modalidades disputadas foram bocha masculino e feminino, canastra masculino e feminino, dominó feminino, truco masculino e feminino. Os jogos de bocha foram disputados nas canchas do Bar da Salete, e as demais modalidades na Sociedade Recreativa e Cultural. Os vencedores se classificaram para etapa estadual, que acontece em Canoinhas de 12 a 17 de maio.

Irineópolis conquistou vaga para os jogos estaduais nas modalidades de bocha masculino, truco feminino e masculino. O destaque foi para a equipe de Bocha que deu show em todos os jogos. A equipe de Bocha é formada por Altamiro Wagner, Edinarte Beninca, Cesarino Giraldi e José Carneiro Campos. Além da competição, os Jogos tem como objetivo promover a interação entre idosos, por meio da diversão, entretenimento, lazer e principalmente o incentivo a uma vida mais saudável.

Os Jasti foram criados para atender ao segmento dos idosos em Santa Catarina, dando aos senhores e senhoras que já viveram tanto, uma oportunidade de participação mais ativa, proporcionando uma atividade saudável e facilitando convívio social das pessoas com mais de 60 anos. Classificados para Etapa Estadual Os municípios de Canoinhas, Porto União e Três Barras estão classificados automaticamente para etapa estadual.

Nas modalidades de bolão feminino e dança coreografada se classificou Porto União; e na dança de salão A (60 a 69 anos) participa Três Barras. O município de Canoinhas está classificado automaticamente em todas as modalidades, por ser a sede da etapa estadual.

MUNICÍPIOS CLASSIFICADOS PARA A ETAPA ESTADUAL DO JASTI REPRESENTANTES DA 26ª SDR CANOINHAS

– BOCHA RAFA VOLLO MASCULINO: IRINEÓPOLIS

– BOCHA RAFA VOLLO MASCULINO: PORTO UNIÃO

BOLÃO 23 FEMININO: PORTO UNIÃO

CANASTRA MASCULINO: TRÊS BARRAS

CANASTRA FEMININO: PORTO UNIÃO

DOMINÓ MASCULINO: TRÊS BARRAS

 DOMINÓ FEMININO: TRÊS BARRAS

DANÇA COREOGRAFADA: PORTO UNIÃO

 DANÇA DE SALÃO A – 60 /69 ANOS: TRÊS BARRAS

 TRUCO MASCULINO: TRÊS BARRAS E IRINEÓPOLIS

 TRUCO FEMININO: PORTO UNIÃO E IRINEÓPOLIS

Rolar para cima