Semana teve caminhão furtado e homicídio em Irineópolis

Confira o que foi destaque no JMais:

congresso-munPreocupados com a queda nas receitas municipais, cerca de 200 prefeitos de todas as regiões do Estado estão nesta quinta-feira, 19, no Centrosul, em Florianópolis, participando do 13º Congresso Catarinense de Municípios.

A descentralização intensa de políticas sociais, de responsabilidade da União e do Estado que estão sendo assumidas pelos municípios sem o custeio necessário para executar os programas, é uma das causas do desequilíbrio financeiro aponta o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Chapecó, Jose Caramori.

Um dos exemplos são os CRES (Centros de Referência de Assistência Social), sendo que a União assume 33% dos custos, os Estados 12% e os municípios arcam com a maior parte, 55%.

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios –(CNM) mostra que em todos os programas federais a contrapartida do município é maior do que o repasse do governo.

saude-leitos-saomateusdosulUm importante passo para a saúde de São Mateus do Sul foi dado nesta quarta-feira, 18, em Curitiba. Em reunião com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o prefeito Clóvis Ledur, recebeu a garantia de que o Estado vai equipar os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do novo hospital da cidade.Além disso, a Secretaria da Saúde garantiu o repasse de verbas para a manutenção desses leitos durante seis meses, até que o Município consiga realizar o credenciamento do hospital junto ao Ministério da Saúde.

A Prefeitura planeja comprar o prédio do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Paulo Fortes para viabilizar a construção de um novo hospital, mais moderno e que possa receber os leitos de UTI. Hoje, o hospital do município é administrado por uma entidade filantrópica e não possui capacidade para atender situações de alta complexidade. A construção do novo hospital também deve resolver a falta de atendimento a pacientes em situação de emergência na cidade. Hoje, pacientes em situação de emergência estão tendo que ser atendidos no Hospital do Rocio, em Campo Largo, graças a um contrato de prestação de serviço firmado pela Prefeitura.

 

PolíciaNa tarde desta terça-feira, 17, a Polícia foi chamada na rua Abel Rosa Nascimento, bairro Piedade, em Canoinhas, onde o solicitante informou que ao chegar em casa encontrou seu filho amarrado e que foi levado uma certa quantia em dinheiro de dentro da casa.

Segundo a Polícia, a vítima, um adolescente com 16 anos de idade, informou que arrombaram a casa, o amarraram em uma cadeira e levaram a quantia de R$100 em dinheiro que pertencia a seu pai. Depois de uma longa conversa, o adolescente confessou para os policiais que inventou a história para ficar com o dinheiro.

Diante dos fatos, o adolescente foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.

 

O corpo de Ivo Kominikievicz, 47  anos,  que estava desaparecido desde sábado, 14, foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 18,  enterrado, na localidade de Pedra Branca. Ele teria saído de casa na localidade de Pedra Branca “Timbozinho”, interior de Irineópolis, em uma motocicleta na tarde de sábado e, desde então, não havia mais sido visto.

A família procurou a polícia na segunda-feira, 16, e comunicou o desaparecimento. A polícia de Irineópolis foi até a região e encontrou no rio Timbozinho na manhã de terça-feira, 17, a motocicleta que ele usava, uma Bross 150.

O corpo de Ivo foi encontrado por familiares. Ele sofreu ferimentos na cabeça que, suspeita-se, sejam pauladas ou pedradas. Um afundamento de crânio sustenta essa hipótese. A Polícia Civil investiga o caso.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto União recolheu o corpo para o exame de necropsia.

***

Na manhã desta quarta-feira, 18, na rua Francisco de Assis Costa, distrito do Campo d’Água Verde, em Canoinhas, policiais militares foram até o local para verificar a denúncia de que um homem estava agredindo sua filha de quatro anos de idade.

No local, já se encontrava o Conselho Tutelar e a mãe da criança confirmou que seu marido, um homem de 28 anos de idade, agride sua filha de quatro anos, todos os dias e sem motivo. Naquele dia, o autor teria desferido um tapa no rosto da criança, deixando hematomas. Com a autorização da proprietária da casa, foi realizada uma vistoria na casa e encontrado certa quantia de maconha que, segundo o homem, é para seu consumo.

Diante dos fatos o homem foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.

 

caminhao-furtado-2Alívio para a família e amigos. O caminhoneiro Júlio Nogara, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira, 18, reapareceu nas primeiras horas desta sexta-feira, 20, em Porto União. Enquanto aguardava o filho, Nogara, que encontrou socorro na Empresa Medida Certa, na BR 280, contou que quando foi dormir na quarta-feira, em um Posto de Combustíveis, em São Pascoal, foi rendido por três assaltantes e levado para uma estrada secundária.

No meio de uma lavoura, foi obrigado a ajudar a passar toda a carga de fumo do seu caminhão para o caminhão dos bandidos. Depois disso foi mantido em cárcere privado por mais de 12 horas e solto no interior de Porto União.

Nogara percorreu a BR 280 a pé e descalço, e não conseguiu carona e nem ajuda de ninguém. Dormiu em um ponto de ônibus até chegar na empresa Medida Certa, onde foi socorrido. Cansado e visivelmente abatido, Nogara disse que não sofreu violência física e que os assaltantes deixaram claro que queriam só a carga de fumo, que estava no caminhão.

Os assaltantes prometeram deixar o caminhão intacto e com as chaves na região do Mallon, na BR 476, em União da Vitória e cumpriram a palavra. A polícia e o filho da vítima encontraram o veículo. “Não me deram nada para comer, só Coca-Cola, mas ninguém me bateu e estou vivo, graças a Deus, disse Nogara.

 

assalto malhariaUm suposto assaltante morreu ao ser baleado pelo proprietário de uma malharia em Mafra na manhã desta sexta-feira, 20.

Segundo apurou a Polícia, dois supostos assaltantes teriam invadido o local e feito a família do proprietário de refém, além de cinco costureiras. Eles teriam roubado R$ 4 mil do proprietário da malharia e, ao tentar fugir no carro do empresário foram surpreendidos por tiros disparados de um revólver calibre 38 que o dono do local portava. Os tiros atingiram o pescoço, a boca e o abdome de um dos acusados que, ainda, conseguiu caminhar até uma igreja, próxima do local, e caiu morto. O segundo suspeito abandonou o veículo e está foragido. A identidade do suposto assaltante que morreu ainda não foi divulgada.

A Polícia Civil investiga o caso.

 

 

 

ac bruno 6Bruno Witikoski, 28 anos, morreu em acidente na madrugada deste sábado, 21, na rodovia PR-151, em São Mateus do Sul. Ele estava em um Fiat Palio, placas de São Mateus do Sul, que teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente contra uma carreta Volvo, placas de União do Oeste (SC). Bruno morreu no local.

Adroaldo Rodrigues dos Santos, que dirigia a carreta, não sofreu nenhum ferimento.

O corpo de Bruno foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitória e foi sepultado na manhã deste domingo, 22.

 

 

 

 

incendio alto do mussiUma casa foi destruída por um incêndio na madrugada deste sábado, 21, na rua José Martins, no bairro Alto do Mussi, em Três Barras. Os bombeiros de Três Barras não sabem relatar as circunstâncias do incêndio, mas há suspeita de que tenha sido criminoso. O dono da casa, Valdecir Marques dos Anjos, de 49 anos, não estava em casa no momento do incêndio.

Um laudo sobre a ocorrência deve ser divulgado na próxima semana.

 

 

 

Culto-ecumênico-presta-homenagem-às-vitimas-na-Serra-Dona-Francisca-21.03.2015-15O Papa Francisco, por meio de um secretário do Vaticano, enviou uma mensagem às famílias das vítimas do acidente que matou 51 pessoas na Serra Dona Francisca no sábado, 14. A oração foi lida neste sábado, 21, durante o culto ecumênico de 7º dia na estação ferroviária que divide União da Vitória, no Paraná, e Porto União, em Santa Catarina.

No texto, o papa manda condolência e diz também sentir a do dor dos enlutados. Ele deseja eterno repouso aos mortos e  conforto aos sobreviventes.

A mensagem foi solicitada pelo padre Levy Godoy, de União da Vitória. Ele recebeu o texto por email e leu as palavras ao público no final do culto, por volta das 19h. A celebração ecumênica iniciou às 17h, com a participação de centenas de amigos e familiares das vítimas.

Ao término das orações, foram soltos 51 balões brancos. Todos os presentes receberam rosas e um vídeo com a imagem de cada uma das vítimas fatais foi exibido.

 

lance partidaUm grande jogo era esperado entre Canoinhas e Mafra e foi isso o que aconteceu na noite deste sábado, 21. Com um grande público e grandes lances na partida, a equipe do Mafra venceu o Canoinhas por 3 a 2.

Canoinhas começou bem a partida e abriu o placar com o jogador Café de pênalti, mas antes que encerrasse o primeiro tempo o Mafra empatou a partida com Andrey, levando assim o jogo aberto para o segundo tempo. ”Estamos bem, mas temos de ter a cabeça no lugar se quisermos vencer a partida aqui em Canoinhas”, avaliou o treinador Binho, do Mafra.

O segundo tempo continuou emocionante com o jogador Gui, do Canoinhas, fazendo 2 a 1. Mafra empatou com Andrey e virou com André, terminando assim a partida e decretando a vitória para Mafra.

Houve muita confusão depois do jogo e a polícia teve de agir dentro da quadra e, também, fora dela. Policiais tiveram de usar gás lacrimogênio para dispersar a confusão. ”Temos de valorizar e muito a vitória. Além de Canoinhas ser uma grande equipe e estar com a torcida a favor, fizemos uma grande partida. Com muita calma e precisão na hora de decidir o jogo, conseguimos vencer e assim sair em primeiro na chave.” O presidente da equipe, Mario de Oliveira, destacou no final do jogo a vitória do Mafra, mas reprovou as provocações e comentários dos jogadores mafrenses.

Com essa vitória, Mafra levou uma vantagem enorme para o returno, saindo na primeira colocação da chave A, com 6 pontos, seguido de Canoinhas com 3 e Araquari sem nenhum ponto.

Rolar para cima