Semana teve debates, empresário assaltado e crime desvendado

Confira o que foi destaque no JMais nesta semana

 

eleições jmaisA Justiça Eleitoral da comarca de Canoinhas deferiu o registro de candidatura de nove dos 16 candidatos a vereador da comarca que tiveram o registro indeferido na semana passada, a maioria por falta de documentos.  A juíza eleitoral Sabrina Pitsica continua analisando, ainda, pedidos de impugnação que vêm se avolumando no Cartório Eleitoral.

Em Canoinhas, estão deferidas as candidaturas de Luiz Witt (PR), Vadeco Cochen (PSD) e Mario Renato Erzinger (PR). Já Hélio Kriginski (PR), o Mundio, e Maria Thais Zucco (PTC), seguem indeferidos.

Em Major Vieira, segue indeferida as candidatura de Jocimar dos Santos (PSDC). Salete Bataglia Palla (PP), Adriana Schuppel dos Santos (DEM), Kelli de Cassia Soares e Juraci Allievi (PP) foram indeferidos pela comarca, mas seguem candidatos porque recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em Três Barras, seguem indeferidas as candidaturas de Eloiza de Fatima Correa (PMDB), Rafael Veiga (PMDB) e José Aluir Costa (DEM). Recorreram ao TRE os candidatos Antonio Tsunoda (PSD), Ezequiel Cardoso (PR) e Waldir Maciel (PR).

Lucas Kichileski (PSD), Paulo Domanski (PSD) e Sonia Berdnaski (PSD), de Bela Vista do Toldo, tiveram registros deferidos e seguem na disputa. Apenas Leo de Jesus Soares de Lima (PT) segue indeferido.

Aqueles que não recorreram do indeferimento ao TRE já estão fora da disputa. Os que recorreram seguem candidatos e terão seus nomes na urna até pronunciamento da corte.

 

Candidatos se apresentam ao público/Fátima Santos/JMais
Candidatos se apresentam ao público/Fátima Santos/JMais

O JMais e a Band FM Canoinhas promoveram nesta quarta-feira, 14, debate entre os candidatos a prefeito de Canoinhas. O debate teve transmissão ao vivo em som e imagem aqui pelo JMais e em áudio pela Band FM.

No primeiro bloco, os candidatos tiveram quatro minutos para apresentar seus respectivos planos de governo.

No segundo bloco eles foram sabatinados por representantes de sete veículos de imprensa da região.

No terceiro bloco eles responderam a perguntas do público.

O quarto bloco serviu para que os candidatos se confrontassem, questionando uns aos outros.

O último bloco foi de considerações finais.

Na sexta-feira, 16, foi a vez dos candidatos a prefeito de Três Barras debaterem nos estúdios da Band FM com transmissão pelo JMais acompanhada por mais de 1,3 mil pessoas.

 

Internauta assiste debate em smartv/Divilgação
Internauta assiste debate em smartv/Divilgação

Pelo menos 3.695 pessoas assistiram ao debate entre os candidatos a prefeito de Canoinhas pela internet nesta quarta-feira, 15. A transmissão foi feita ao vivo, sem cortes, direto da SBO, local do evento.

Além desta audiência, o debate foi assistido na SBO por um público de 750 pessoas. A audiência foi ampliada pelo público que acompanhou o debate pela Band FM e pelas três emissoras que retransmitiram o sinal da Band: Nativa FM e UnC FM.

O analista de marketing do JMais, Rudmar Silveira, do Studio Silver, frisa que essa audiência irá ampliar ainda mais com as pessoas que assistirão o vídeo disponibilizado no canal do JMais no Youtube. Empresas como a Mili SA, por exemplo, pretendem apresentar o debate a seus funcionários no refeitório como forma de contribuir para a escolha do voto.

 

Plantão Policial Whats
Plantão Policial Whats

Na manhã deste domingo, 11, um motociclista foi encontrado morto em uma valeta na estrada da região da Estiva dos Muchalak, município de São Mateus do Sul.

Ao passar pelo local, populares avistaram a moto dentro da valeta, e debaixo da moto visualizaram um homem.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram chamados e,ao chegar no local, os socorristas constataram que o homem já estava sem vida.

A Polícia Militar ficou no local aguardando a chegada da Polícia Civil.

O Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitoria foi acionado juntamente com a criminalística para levantar as causas do acidente.

O motociclista foi identificado como sendo Renato de Oliveira Santos, que é morador da região. O corpo foi velado na casa de sua mãe na mesma comunidade.

 

Cézar tinha 40 anos/Divulgação
Cézar tinha 40 anos/Divulgação

Principal suspeito de ter disparado três tiros contra a diretora da Escola de Educação Básica Luiz Davet, de Major Vieira,  Giseli Juraczeky Krauss, de 36 anos, na sexta-feira, 9, o ex-marido da professora, Cézar Nei Krauss, 40 anos, foi encontrado morto, enforcado, na manhã desta terça-feira, 13.

Na noite desta segunda-feira, 12, moradores da localidade de Paiol Velho, a 20km do centro de Major Vieira, haviam visto o Fiat Strada no qual Cézar havia desaparecido logo depois do crime. Policiais militares de Major Vieira e do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da Polícia Militar foram até o local e encontraram o carro de Cézar abandonado. Dentro do carro foram encontrados pertences de Cézar. O carro foi recolhido na Delegacia de Major Vieira.

Já no começo da manhã desta terça, moradores da mesma localidade de Paiol Velho encontraram Cézar enforcado. Para a Polícia, o suspeito teria cometido suicídio.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Canoinhas.

Giseli Juraczeky Krauss segue internada no Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para onde foi levada em estado grave na tarde de sexta-feira, 9. Ela foi baleada em um dos braços, no tórax e na cabeça, pela manhã, na casa do ex-marido, na localidade de Rio Claro. Assim que encontrada, Giseli foi encaminhada para o Hospital São Lucas, de Major Vieira, onde recebeu os primeiros socorros. À tarde, ela foi transferida pelo helicóptero do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para Jaraguá do Sul. O tiro no tórax perfurou o pulmão de Giseli e outro ficou alojado no crânio da professora.

Segundo informações da mãe da professora, Joana Juraczeky, o estado de Giseli é estável e ela não corre risco. Ela saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira, 12. “Foi uma renascimento”, afirmou Joana.

 

As meninas foram assassinadas por menor de idade/VVale
As meninas foram assassinadas por menor de idade/VVale

Após quase três horas de depoimentos de testemunhas, o jovem de 17 anos que confessou ter matado Camile Lurdes de Chagas, de 13 anos, e Solange Roseli Vitek, de 16 anos, em Cruz Machado, foi condenado. A audiência aconteceu nesta segunda-feira, 12, na Vara da Infância e Juventude de União da Vitória.

Prestaram depoimento testemunhas e policiais civis que acompanharam o caso. O jovem que está internado no Centro de Socieducação (Cense) em Laranjeiras do Sul, não compareceu a audiência. Ele deve permanecer no local por até três anos.

 

Carro da família foi localizado em cemitério/Divulgação
Carro da família foi localizado em cemitério/Divulgação

Foi localizado ainda na tarde desta quinta-feira, 15, o Honda CRV prata, placas QHY-5050, roubado de um empresário de Canoinhas. O carro estava estacionado no Cemitério Parque Jardim das Hortênsias, em Canoinhas.

Homens armados com arma longa renderam o empresário em sua casa na rua 3 de maio, na manhã desta quinta-feira, 15. Os bandidos obrigaram o homem a ir até a uma agência bancária no centro de Canoinhas para sacar dinheiro e posteriormente deixaram a vítima e seus familiares amarrados dentro de sua casa. Foi levado, além do dinheiro, o carro da família.

Segundo o jornal Correio do Norte, dois bandidos encapuzados renderam a empregada da casa quando ela chegava para trabalhar às 8h. Os bandidos queriam dinheiro, mas o empresário não tinha o montante em casa. Os ladrões esperaram a agência bancária abrir e um deles levou o homem até o banco para sacar o valor exigido de R$ 10 mil, enquanto o outro bandido mantinha a família do empresário refém. Depois, o bandido e o empresário foram a uma loja de materiais de construção para comprar uma corda usada para amarrar as vítimas. Eles conseguiram se soltar 30 minutos depois de os bandidos irem embora. A esposa do empresário foi agredida com um soco na boca.

Imagens de videomonitoramento estão sendo analisadas pela Polícia Militar, mas até o momento os ladrões não foram localizados.

 

Irmãos trabalhavam no momento dos assassinatos/Facebook/Reprodução
Irmãos trabalhavam no momento dos assassinatos/Facebook/Reprodução

A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira, 16, Vilmar Morsh, suspeito do duplo homicídio dos irmãos Luciano Rodrigo Walter da Silveira e Wilson Firmino da Silveira ocorrido no dia 28 de agosto. Conforme informações do  Dr. Jonas Eduardo Peixoto do Amaral, delegado chefe da 3ª SDP, Vilmar foi preso em razão de mandado de prisão temporária e ainda autuado em flagrante por posse ilegal de arma que escondia no sótão de casa, um rifle calibre 22, munições e carregador. O material apreendido será encaminhado para perícia para identificar possíveis coautores do crime.

O crime aconteceu a localidade de Divisa, próximo a Três Barras. Os irmãos saíram para trabalhar na lavoura e não foram mais vistos. Como não retornaram, um irmão deles reuniu amigos e familiares e saíram para procurá-los e encontraram ambos mortos no meio da mata.

 

Alunos do Sagrado comemoram resultado/Sérgio Teixeira/Divulgação
Alunos do Sagrado comemoram resultado/Sérgio Teixeira/Divulgação

A publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que a região melhorou na Educação. Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras tiveram incremento nas notas no comparativo de 2013. Nas séries iniciais, a rede estadual de Irineópolis teve a melhor nota da região: 6.9. Nesta mesma categoria, Canoinhas ficou com 6.5, Major Vieira com 6.3 e Três Barras com 5.5.

A rede municipal de Irineópolis merece destaque também na nota obtida entre as séries iniciais: subiu de 5.9 para 6.7. Três Barras continua com a pior nota no Ideb, embora tenha melhorado. A nota de 2013 para o 4º e 5º anos da rede municipal era de 4.2 e agora cresceu para 5.0.

Os alunos da rede estadual também tiveram desempenho ligeiramente superior: foram do 5.4 para o 5.5. Nas séries finais, Canoinhas teve a melhor nota com a rede estadual: 5.4. A nota de Três Barras também foi a pior neste período escolar: com 4.1.

Embora Três Barras tenha melhorado, o município não conseguiu atingir a meta para 2015. Entre todas as categorias avaliadas, somente a das séries iniciais da rede estadual chegaram à meta. Os outros municípios tiveram bom desempenho e ultrapassaram a nota estabelecida. Canoinhas e Major Vieira já alcançaram a meta para 2021: Canoinhas, na 4º série e 5º ano da rede municipal, e, Major Vieira, na mesma faixa etária, mas na rede estadual.

7.0 foi a maior nota alcançada por uma escola em Canoinhas: da Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus para a 4º série e 5º ano. O Sagrado teve ainda a maior nota nos anos finais: com 6.2 e foi destaque em SC, ficando atrás de duas escolas somente para esta faixa etária. Todas as escolas de Canoinhas tiveram crescimento na pontuação do Ideb. O Grupo Escolar Municipal Xeila Elisabete Cornelsen, do Campo d’Água Verde, foi destaque pelo crescimento: saltou 3,4 pontos, indo de 3,2 em 2013 para 6,6 em 2015. Foi o maior crescimento do Estado entre as escolas de anos iniciais.

 

Homenageados pelo Sesc Canoinhas/Edinei Wassoaski/JMais
Homenageados pelo Sesc Canoinhas/Edinei Wassoaski/JMais

Para comemorar os 70 anos, celebrados em 13 de setembro, o Sesc preparou uma programação especial em Santa Catarina, com reconhecimento aos parceiros. A cerimônia de entrega do “Prêmio Parceiro Sesc” marcou a noite de aniversário, simultaneamente em todas as Unidades do Sesc no Estado. “Trata-se de um reconhecimento direto aos nossos grandes parceiros, que nos apoiam nas realizações de ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, contribuindo para o crescimento do Sesc e para o desenvolvimento local de cada cidade onde estamos inseridos”, salienta o Presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc/Senac, Bruno Breithaupt.

No total foram homenageados 251 parceiros em todo o Estado, nas cidades onde o Sesc possui Unidades, nas seguintes categorias: Empresa Privada; Organização Pública; Entidade de Classe e Sindicato; e Organizações da Sociedade Civil / Terceiro Setor. “São instituições alinhadas à missão do Sesc, com um histórico de parceria, disseminadores da causa, comprometidos, disponíveis e abertos para receber nossos representantes e apoiar projetos”, declara o Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina, Roberto Anastácio Martins.  A seleção foi feita por comitês locais nas Unidades do Sesc, um comitê estadual e assessoria especializada. “Diante de tantos parceiros importantes tivemos uma difícil missão, dentro dos critérios pré-estabelecidos, em definir os homenageados, que são de grande importância para o Sesc em cada município e que representam todos os nossos parceiros”, reforça Martins.

Rolar para cima