Semana teve delegado exonerado, acidente com morte e emoção no Salto

Confira o que foi destaque nesta semana no JMais

Plenário da Câmara/Edinei Wassoaski
Plenário da Câmara/Edinei Wassoaski

SESSÕES AO VIVO

Após seis meses de tramitação pelas comissões técnicas, vereadores tresbarrenses aprovaram em dois turnos o projeto de resolução nᵒ001/2013 que, desde sua promulgação no dia 14 de abril, deu origem a Resolução nᵒ034.

Pela nova Lei, a Câmara Municipal fica autorizada a transmitir ao vivo as sessões ordinárias e extraordinárias realizadas no plenário da Casa.

A Resolução também prevê a publicação das matérias no portal da Câmara, na internet, com 48 horas de antecedência de cada uma das duas reuniões semanais. “Uma maneira de deixar à disposição das pessoas, para eventuais consultas, a ordem do dia contendo indicações, requerimentos e os projetos que vão para votação”, explicou Ernani Wogeinaki Júnior (PSB), autor do projeto que deu origem a lei.

O projeto foi votado de forma definitiva na noite da quarta-feira, 9. A Resolução, promulgada pela presidência, acrescenta o parágrafo 4º ao artigo 158 do Regimento Interno da Câmara.

Além de garantir a transparência dos trabalhos legislativos, as transmissões visam democratizar a informação e aproximar a Câmara dos cidadãos. “Bastará ter acesso à internet para que as pessoas possam acompanhar a atuação dos vereadores, aquilo que vem sendo debatido na Casa de Leis e ter conhecimento das matérias em trâmite”, disse o vereador Ernani Júnior.

A ideia de se transmitir as sessões via internet, através do site da Câmara, está fundamentada em experiências bem sucedidas em outros municípios do País, Estado e até da região. Nesse contexto, o vereador citou o exemplo da Câmara de Canoinhas, onde as transmissões já ocorrem desde o ano de 2010 e com um grande número de acessos. “Temos que nos espelhar em bons exemplos e adaptá-los à nossa realidade”, frisou.

 

Strada era furtada/PRF/Divulgação
Strada era furtada/PRF/Divulgação

STRADA FURTADA

Na manhã de sexta-feira, 11, no Km 5 da BR-116, em Mafra, a Polícia Rodoviária Federal abordou uma camionete Fiat Strada, placas de Lages, com dois ocupantes.

Durante a verificação, os policiais descobriram que o veículo tinha sido furtado no dia 17 de março deste ano na cidade de Lages.

O passageiro informou que estava de carona e não conhecia o condutor. O motorista, por sua vez, sem portar documentos pessoais, identificou-se como sendo outra pessoa.

Durante a conversa, o motorista se passou por três diferentes pessoas, dificultando o trabalho da Polícia.

A dupla foi presa em flagrante e encaminhada para a Polícia Civil em Mafra pelos crimes de receptação e identidade falsa.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) está tentando confirmar a identidade do motorista, mas acredita que se trata de pessoa foragida da Justiça.

 

Foto: Rui Orestes Kuchnir/Arquivo
Foto: Rui Orestes Kuchnir/Arquivo

DELEGADO EXONERADO

Rui Orestes Kuchnir não responde mais pela Delegacia Regional de Canoinhas. O cargo está vago até que um novo nome seja designado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.

Por enquanto, o delegado responde pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), mas sua lotação oficial está em Itaiópolis. Kuchnir disse ao JMais que aguardará a chegada do novo delegado regional para tomar um posicionamento, mas que, a princípio, pretende ficar à frente da DIC.

Canoinhas tem hoje três delegados. Além de Kuchnir, Lauro Langer Junior responde pela Delegacia da Mulher, da Criança e do Idoso e Osmar Simplício de Amorim responde pela Delegacia de Comarca.

Com a chegada do novo delegado regional, a Delegacia passa a contar com quatro delegados, mas, segundo Kuchnir, pelo tamanho da Comarca, Canoinhas comporta até cinco delegados.

Kuchnir não comenta os motivos da exoneração, mas o JMais apurou que uma mensagem que circulou na rede interna da Polícia Civil levou-o a perder o cargo. Na mensagem, Kuchnir reclamou de não ter recebido horas extras nem o plus salarial condizente a sua função. A alta cúpula da Polícia Civil não teria gostado do comentário do delegado e teria dito a ele que como cargo de confiança do governo, ele não poderia criticá-lo.

Apesar de Kuchnir ser delegado concursado, a função de chefe regional é comissionada.

Bastante tranquilo, Kuchnir disse que irá se limitar a cumprir suas funções burocráticas na DIC. “Perderam um delegado e ganharam um funcionário público”, afirmou.

 

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

ACIDENTE COM MORTE

Juliana Maria Angelica, de 41 anos, morreu em um acidente na BR 476, em São Mateus do Sul, na madrugada de sábado, 12.

O acidente envolvendo um Fiat Uno, placas de São Mateus do Sul, e um Gol, placas de São Mateus do Sul, aconteceu próximo da empresa Incepa.

Outras cinco pessoas ficaram feridas.

O motorista do Uno, João Altamir Cordeiro, 39 anos, teve ferimentos leves, assim como o motorista do Gol, Augusto Oleinik Kaczorowski, 25 anos.

Luis Fernando Coelho Risque, 23 anos, também teve ferimentos leves.

Alessandra Soares, 21 anos, teve ferimentos considerados graves e seu caso inspira cuidados.

Elizeu Murawski Juawski, 25 anos, também teve ferimentos graves e segue internado no Hospital de São Mateus do Sul.

A Polícia Rodoviária Federal não soube informar em quais carros as vítimas estavam e nem as circunstâncias do acidente que, segundo a PRF, serão investigadas.

Foto: Siomara Trapp Avancini
Foto: Siomara Trapp Avancini

IRINEÓPOLIS CAMPEÃ

No sábado, 12, aconteceu em Guaramirim a primeira etapa do Campeonato Estadual juvenil e adulto de Karatê, que reuniu atletas de 15 cidades. Os alunos da academia de Irineópolis defenderam o título de Campeões, conquistado no ano de 2013 e mais uma vez sagraram-se primeiros colocados na disputa. O município de Içara ficou com o segundo lugar e Guaramirim em terceiro.

O próximo compromisso dos atletas de Irineópolis será a participação no Campeonato Internacional de Karatê, que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu até o dia 18 deste mês. O campeonato contará com a participação de mais de 30 países da Europa, América, África e do Oriente. Para o coordenador da Academia de Irineópolis, professor Renato Lenartowicz, a competição será muito difícil, mas oportunizar a participação dos atletas do projeto social da prefeitura de Irineópolis em um evento de tal magnitude já é motivo de orgulho para a cidade.

A Administração de Irineópolis tem apoiado e incentivado as atividades da academia por meio de incentivo financeiro e técnico.

 

 

 

 

PAIXÃO

Aconteceu nesta sexta-feira, 18, a tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, na localidade do Salto d’Água Verde, em Canoinhas. A organização fala em 15 mil espectadores em uma estimativa inicial. No ano passado, foram 9 mil espectadores.

Veja galeria de imagens:

[slideshow id=22]

 

Rolar para cima