Semana teve desaparecido, serial killer e ex-funcionário público preso

Confira o que foi destaque no JMais

Agência Senado
Agência Senado

A comissão especial de impeachment do Senado Federal votou, na manhã desta sexta-feira, 6, o parecer do senador relator Antônio Anastasia pela admissibilidade do processo de impedimento da presidenta Dilma Rousseff.  Por 15 a 5, o texto foi aprovado. Agora, a decisão será publicada no Diário do Senado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já anunciou que fará a leitura da decisão da comissão, em plenário, na próxima segunda-feira, 9. Renan terá 48 horas após a leitura para marcar a votação no plenário do Senado, que está prevista para quarta-feira, 11.

 

Thiago, em foto publicada no seu Facebook/Reprodução
Thiago, em foto publicada no seu Facebook/Reprodução

O motociclista Thiago Souza, 22 anos, morreu ao sofrer um acidente na noite desta segunda-feira, 2, na BR-280, trecho próximo ao trevo de acesso a Três Barras.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão Mercedes-Benz 113, placas de União da Vitória, tombou na rodovia, a cerca de três quilômetros do trevo que dá acesso a Três Barras. A traseira do caminhão ficou sobre a pista, o que levou o motociclista a colidir contra a carreta, caindo sobre a pista e batendo a cabeça. Souza teria morrido na hora do impacto.

Segundo o motorista do caminhão, um defeito mecânico levou ao tombamento do veículo.

Thiago morava na localidade de São João dos Cavalheiros, interior de Três Barras, e voltava para casa no momento do acidente.

Bombeiros de Três Barras foram acionados, mas não puderam fazer mais nada. A queda de Thiago causou severo traumatismo craniano. Seu corpo deve ser sepultado no final da tarde desta terça-feira, 3, em Três Barras.

 

Caminhão manobrado durante o atropelamento/Portal CulturaSulFM
Caminhão manobrado durante o atropelamento/Portal CulturaSulFM

Roberto Signori, de 72 anos, foi atropelado pela caminhão Mercedes-Benz que era conduzido por seu próprio filho.

Segundo informações da Polícia Militar, ao tentar realizar uma manobra na roça, onde trabalhavam, o rapaz não viu seu pai e acabou atropelando Signori. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, na localidade de Pontilhão, interior de São Mateus do Sul.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de União da Vitória.

 

Alessandro, em foto de seu Facebook/Reprodução
Alessandro, em foto de seu Facebook/Reprodução

Alessandro Padilha, que saiu de casa na localidade do Parado, interior de Canoinhas, na terça-feira, 3, deixando um bilhete para o pai no qual diz que o ama, mas que não suporta mais seus problemas e pedindo perdão ao pai pelo que faria, fez contato com a família na manhã desta quinta-feira, 5.

Padilha está na localidade de Caraguatá e, segundo a família, diz estar bem. Ele teria se assustado ao tomar conhecimento da repercussão de seu desaparecimento.

Segundo a irmã de Alessandro, Jociane Padilha, ele teria terminado um relacionamento recentemente e não aceitava a separação. Jociane fez um apelo ao irmão para que o voltasse para casa.

 

Reconstituição aconteceu nesta terça/Divulgação
Reconstituição aconteceu nesta terça/Divulgação

A Polícia Civil conseguiu identificar mais uma vítima de Fábio da Silva, 22 anos, possível serial killer. Clarisse Justine de Andrade, 23 anos, estava desaparecida desde o dia 20 de abril. Segundo informações do delegado Eduardo Mattos, ela foi morta nesta mesma data.

O corpo foi encontrado nesta quinta-feira, 5, através de uma força tarefa que envolveu cães farejadores, bombeiros, policiais e peritos do IGP.

O cadáver estava cortado ao meio, com os seios cortados, e enterrado próxima a uma floresta de pinus na Linha Caixa d’Água, no interior de Caçador.

Clarisse foi identificada através de tatuagens e impressões digitais. Ela é uma das vítimas que aparece no vídeo encontrado no celular de Fábio sendo esquartejada.

O delegado Mattos preferiu não divulgar ainda a motivação do crime, mas revelou que Fábio confessou os homicídios de Clarisse e Lucas Pereira.

A polícia trabalha agora para identificar e localizar o corpo de mais uma vítima que aparece na gravação.

Crestani, em foto do período em que era coordenador do Procon de Canoinhas/Portal de Canoinhas/Reprodução
Crestani, em foto do período em que era coordenador do Procon de Canoinhas/Portal de Canoinhas/Reprodução

O ex-servidor da Prefeitura de Canoinhas, Elsio Antônio Crestani, foi preso na manhã desta sexta-feira, 6, na cidade de Tapejaras, região noroeste do Rio Grande do Sul. Ele foi condenado em 2009 pela Justiça da Comarca de Canoinhas a cumprir uma pena de cinco anos, oito meses e 24 dias de reclusão em regime semiaberto pela prática do crime de peculato, relacionados ao uso do cargo público para alcançar benefícios ilegais.

Segundo o processo, descrito em reportagem do Portal de Canoinhas, nos anos de 2001 e 2002 quando exercia o cargo comissionado de coordenador do Procon” de Canoinhas, Crestani lesou várias pessoas, se apropriando indevidamente de dinheiro das vítimas com a promessa de resolver pendências financeiras. Crestani também atuava junto à Secretária de Agricultura de Canoinhas, e também se apropriou do dinheiro de agricultores que procuravam a prefeitura para comprar mudas de árvores frutíferas ou alevinos de peixes. “”Ficou claro durante a instrução que as vítimas apenas entregavam o dinheiro porque o réu agia na condição de preposto do Município, atuando tanto na Coordenadoria do Procon como na Secretária da Agricultura. Contudo, o acusado se apropriava dos valores, não entregava as árvores/alevinos e não resolvia as pendências financeiras das vítimas””, anotou o juiz na sentença.

Em função das denúncias, o prefeito da época, Orlando Krautler, decidiu afastar Crestani das suas funções e um processo administrativo foi instaurado para apurar o caso. O processo concluiu que o servidor realmente estava usando indevidamente a a sua função pública e, por esse motivo, Crestani acabou sendo exonerado por justa causa.

Segundo o delegado regional de Canoinhas, André Cembranelli, o mandado de prisão foi emitido em 2010, mas como Crestani fugiu logo após a sentença, somente agora é que foi descoberto seu paradeiro. O delegado obteve a informação na terça-feira, 3, e entrou em contato com a Polícia Civil de Tapejaras, que cumpriu o mandado nesta sexta.

Ainda de acordo com o delegado, mesmo condenado, Crestani trabalhou em empresas gaúchas e, no momento, estava aposentado. Ele pode, agora, pleitar que cumpra a pena em um Presídio de Getúlio Vargas (RS), a fim de ficar mais próximo da família, que mora em Tapejaras. A princípio, no entanto, ele deve cumprir pena em Canoinhas.

 

Foto: Lu Calistro
Foto: Lu Calistro

O motociclista Leonel Vitor, 27 anos, morreu em um acidente na esquina entre as ruas Industrial Francisco Fernandes e Durvalino Santos, no bairro São Joaquim, em União da Vitória, na manhã deste sábado, 7.

Segundo informações da Polícia, um caminhão com placas de União da Vitória e a motocicleta conduzida por Vitor seguiam no mesmo sentido da via Industrial Francisco Fernandes Luís. No momento em que o caminhão convergiu para entrar na rua Durvalino dos Santos, o motociclista tentou fazer uma ultrapassagem, chocando-se contra o caminhão.
O motociclista morreu ainda no local. Seu corpo encaminhado para o Instituto Médico Legal  de União da Vitória.

 

Foto2O Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) comunica que a partir desta quinta-feira 5, o tráfego da rua do calçadão da Felipe Schmidt, está liberado.

A abertura do calçadão é uma antiga reivindicação de pedestres e motoristas que trafegam pela área central do município, e faz parte das alterações do trânsito de Canoinhas. A nova via do calçadão tem como objetivo a melhoria do tráfego na área central e de acordo com o diretor de trânsito Lorival Schipitoski, as ruas já estão bem sinalizadas e isso trará mais fluxo ao trânsito e facilidade para os motoristas quanto a circulação nas vias.

Kiko, no centro, comemora o título/Divulgação
Kiko, no centro, comemora o título/Divulgação

Representando a Academia Total Life, o canoinhense Cleber Renan Pommer, o Kiko, participou no sábado, 30, do Campeonato Estreantes 2016 de Fisiculturismo, entre mais de 100 atletas. Competindo com outros sete atletas na sua categoria, “Kiko” se classificou para a segunda fase da competição a nível estadual em data ainda a ser marcada.

Proprietário da Total Life, o também treinador de Kiko, Marcos Werka, escreveu em sua rede social: “Tive a maior satisfação de poder acompanhar no backstage o Cleber Renan Pommer (Kiko) participando do Campeonato Estreantes 2016 de Fisiculturismo em Balneário Camboriú, na categoria Men’s Physique. Sem dúvida uma experiência extraordinária. Temos orgulho de ter um atleta filiado IFBB-SC treinando na Academia Total Life. Desejamos muitas conquistas nas próximas competições. Já é uma vitória subir no palco, e somente quando subimos lá descobrimos que o nosso potencial é gigantesco. Parabéns Kiko Pommer”, concluiu Weka.

A competição foi de nível altíssimo como definiu Werka e o próprio Kiko. O destaque do atleta canoinhense, segundo ele, foi à base de muito treino e esforço e desbancou atletas que fizeram altíssimos investimentos como na casa dos R$ 15 mil. “Havia treinadores e atletas nervosos por lá, porque investiram pesado e não se classificaram”, lembra Werka.

 

Divulgação
Divulgação

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, entregaram nesta quarta-feira, 4, a licença ambiental de operação para a ampliação da Unidade de Industrialização do Xisto da Petrobras, a Petrosix, em São Mateus do Sul.

A licença foi entregue durante uma apresentação, para a população, sobre o aproveitamento do xisto agrícola. A entrega da licença ambiental faz parte de uma série de ações que vem sendo tomadas pelo governo estadual para garantir o funcionamento da unidade no Estado. Com a atual situação financeira da Petrobras, a companhia estuda o fechamento de algumas unidades no País, e a usina de São Mateus do Sul estaria entre elas.

De acordo com Rossoni, é de total interesse do Governo Estadual a manutenção das atividades no município. A licença é uma das etapas necessárias para a ampliação do aproveitamento de xisto na SIX, gerando a mesma quantidade de resíduos sólidos e o menor impacto ambiental possível. O presidente do IAP ressaltou a importância da entrega do documento. “Com isso, passa a ser permitido o aumento de utilização de lastro oleoso de refinaria de 40 toneladas/dia para 360 toneladas/dia, aumentando a produção de óleo combustível de 608 toneladas/dia para 890 toneladas/dia.”

Durante a reunião, a PetroSix apresentou os avanços nas pesquisas e investimentos feitos para aproveitar o minério de xisto também na produção de fertilizantes. O trabalho da empresa é para desenvolver e conseguir aprovação junto ao IAP e ao Ministério da Agricultura quatro produtos que poderão servir como matéria prima para os fertilizantes agrícolas.

 

Rolar para cima