Confira o que que foi destaque durante a semana no JMais:
O segundo colocado nas eleições de 2012 em Major Vieira, Orildo Severgnini (PMDB – foto), pediu e teve atendido o pedido de adiantamento da diplomação como prefeito do Município. Inicialmente, a Justiça Eleitoral havia marcado o ato para o próximo dia 28. No fim da tarde desta sexta-feira, 15, no entanto, o juiz eleitoral da comarca, Bernardo Augusto Ern, adiantou a diplomação para às 11h de terça-feira, 19.
Pouco antes, às 13h, Israel Kiem (PSD) e David Ferens Primo (PP), prefeito e vice respectivamente, entregaram os cargos ao assinar a intimação judicial que lhes dava ciência da cassação de mandato por compra de votos na campanha eleitoral de 2012.
Dessa forma, até a manhã de terça-feira, 19, o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Kizema (PT), responde pela prefeitura.
Sobre o pedido do PT de que a Justiça diplome o terceiro colocado nas eleições de 2012, Narciso Woichiecoski, o juiz eleitoral da Comarca se negou a apreciar o pedido, afirmando ser prerrogativa do TRE esse tipo de ação. O PT deve recorrer ao tribunal regional.
Severgnini disse neste sábado, 16, que está pronto para assumir a prefeitura, assim como estava em junho do ano passado quando no dia da diplomação foi informado de que Kiem e Primo haviam conseguido uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se manterem nos cargos. A possibilidade de a dupla cassada conseguir nova liminar não está descartada. Eles já tiveram cinco recursos negados pelo Tribunal Regional Eleitoral e um pelo TSE nas últimas semanas. A intenção de Kiem e Primo é suspender a decisão até que o plenário do TSE julgue o recurso. Não há previsão para isso ocorrer.
O deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) confirmou a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos em um acidente aéreo, em Santos.
Delgado deixou o Conselho de Ética emocionado e disse que falou com o presidente do PSB de São Paulo, Marcio França, que confirmou que não houve sobreviventes na queda do avião.
A aeronave caiu por volta das 10h. De acordo com o Comando da Aeronáutica, o Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP). O avião estava com o certificado de aeronavegabilidade e a inspeção anual de manutenção em dia. Quando se preparava para pouso, a aeronave arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o avião.
Marina Silva, vice na chapa de Eduardo Campos, não estava no avião.
Pernambucano e neto de Miguel Arraes, era filho de Maximiliano Arraes e da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes. Duas vezes governador de Pernambuco, Eduardo Campos também foi deputado estadual, três vezes deputado federal, secretário estadual de Governo e de Fazenda e ministro no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Formado em economista na Universidade Federal de Pernambuco, Campos concorria pela primeira vez ao cargo mais importante da política brasileira.
Ontem (12), Campos cumpriu agenda de campanha no Rio de Janeiro de onde decolou hoje pela manhã para São Paulo. Ele teria agenda em Santos, no litoral do estado. Estava prevista entrevista coletiva na Praia do Mercado, às 10h30, e depois participaria de um seminário. No final da tarde, daria nova entrevista em São Paulo.
Com grande popularidade em Pernambuco e bom trânsito entre todas as correntes políticas, campos começou a carreira política ainda na universidade, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Pernambuco.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou na semana passada os vencedores do Prêmio Brasil Sorridente 2014, que este ano será, pela primeira vez, entregue em Florianópolis, no dia 28 de agosto. Entre os municípios classificados, três são de Santa Catarina. Florianópolis e Chapecó ficaram em segundo lugar nas categorias municípios acima de 300 mil habitantes e entre 50 e 300 mil habitantes respectivamente. Já Porto União ficou em terceiro lugar, na categoria municípios até 50 mil habitantes.
O Prêmio Brasil Sorridente, instituído pelo CFO em 2005, em parceria com o Ministério da Saúde, busca reconhecer as cidades que realizam trabalhos em prol da saúde bucal de seus moradores. Segundo a diretoria do CFO, o prêmio estimula os municípios a desenvolverem projetos inovadores na área da saúde bucal, valorizando também os profissionais da área. “Ter três cidades catarinenses classificadas entre as melhores do país no atendimento à saúde bucal, assim como sediar o prêmio em Florianópolis é a coroação de bom trabalho que a odontologia catarinense vem desenvolvendo em nosso Estado”, diz Élito Araújo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC).
Os vencedores em cada categoria vão ganhar um consultório odontológico da empresa Dabi Atlante, patrocinadora da iniciativa.
O motorista da unidade móvel da rádio 98FM, de Canoinhas, sofreu um acidente na tarde deste domingo, 10, no interior de Canoinhas.
Ele retornava de uma festa em Arroios, na qual havia trabalhado na cobertura, quando, segundo ele, foi fechado por um Astra. Ao tentar desviar, acabou capotando. A caminhonete, placas de Canoinhas, teve perda total. O motorista sofreu apenas ferimentos leves.

ATROPELADO
Ivo Moreira de Almeida, de 50 anos, morreu atropelado na noite deste domingo, 10, na rodovia BR 476, localidade de Água Amarela, próximo ao posto Cantu, em Antonio Olinto.
Segundo informações de populares, ao tentar atravessar a pista, Ivo foi atingido por um veículo Renault Clio, placas AKX 0000, de Curitiba. Ivo entrou em óbito ainda no local do acidente. Os ocupantes do veículo não se feriram.
O Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitoria.

ABRIGO INTERDITADO
A sede da Organização Não Governamental (ONG), Koala Proteção Animal, foi interditada na tarde desta segunda-feira, 11, pela Justiça em União da Vitória.
Segundo o Ministério Público, que fez a denúncia acatada pela Justiça, as principais irregularidades são sanitárias. Um desses problemas é o fato de os cães ficarem em casinhas, presos em correntes, se alimentando no mesmo local onde fazem suas necessidades fisiológicas. Também foi notada a necessidade da construção de “canis” e “gatis”, ambulatório, adequação da canalização das águas pluviais e de esgoto. O número de animais – 200 – foi considerado inadequado, já que a maioria não foi vacinada, muitos estavam magros ou com doenças que não foram tratadas. Para o MP, pelo menos 170 animais precisam ser removidos.
A perícia foi chamada para averiguar indícios de eliminação de animais, encontrados em valas no terreno da ONG. A perícia quer saber se os cães morreram em decorrência de doenças ou foram abatidos.

CRIME NO TRÂNSITO
A comarca de Papanduva realizou na segunda-feira, 11, júri popular que, pela primeira vez na comarca, condenou por maioria de votos um motorista acusado de homicídio doloso na direção de veículo automotor. A sessão, presidida pelo juiz Reny Baptista Neto, começou às 9 horas e encerrou às 16h30min. A sentença fixou a pena em seis anos e oito meses de reclusão.
O caso julgado teve grande repercussão na comarca, especialmente entre os jovens da região, que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Papanduva, onde estava reunido o Tribunal Popular.
Segundo a denúncia, na manhã do dia 18 de julho de 2010, após beber em dois bailes que frequentara, Otavio Eduardo Kraschinski dirigia seu carro na BR-116 quando acabou por atingir um motociclista. Após o choque violento, o réu fugiu em direção a Mafra, sem prestar nenhum auxílio à vítima, que morreu no local do acidente.
A acusação considerou que o réu assumiu o risco de provocar o acidente, pois, além de embriagado, estava em alta velocidade, em local de pouca visibilidade por causa da neblina.

DESCOBERTA HISTÓRICA
A Universidade do Contestado (UnC) anunciou, oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 14, no Centro Paleontológico da Instituição (Cenpaleo), em Mafra, uma nova espécie de Pterossauro.
Denominada Caiuajara dobruskii, a espécie descoberta foi anunciada durante coletiva de imprensa, quando os fósseis dos Pterossauros, incluindo uma réplica em 3D, foram apresentados à comunidade. Os fósseis são de aproximadamente 90 milhões de anos e representa, segundo o coordenador do Cenpaleo, professor Dr. Luiz Carlos Weinschütz, uma descoberta de fundamental importância para a ciência em escala mundial. Os trabalhos desta pesquisa teve apoio do pesquisador Paulo Cesar Manzig (Cenpaleo/UnC) e do Dr. Alexander Kellner (Museu Nacional/UFRJ).
Os fósseis foram encontrados no município de Cruzeiro do Oeste, noroeste do Estado do Paraná, sendo também o primeiro registro de pterossauros encontrados na Bacia Sedimentar do Paraná/Bacia Bauru, e uma das raras ocorrências mundiais de pterossauros no interior de continentes. No Brasil eram até então conhecidas somente na Chapada do Araripe, no nordeste brasileiro.
ASSASSINO CONDENADO
Elison de Melo, 23 anos, foi condenado a 14 anos de prisão em julgamento no Fórum da Comarca de Canoinhas nesta sexta-feira, 15.
Ele é acusado de, no dia 9 de fevereiro do ano passado, ter assassinado com um tiro de espingarda o amigo de infância Cleverson Gonçalves de Almeida, de 18 anos, em frente à casa da vítima no distrito de São Cristóvão, em Três Barras. O tiro atingiu a cabeça de Cleverson, que morreu na hora.
À época do crime, Elison afirmou que o tiro foi acidental.
Pra o Ministério Público, houve clara intenção de matar.
Elison pegou 12 anos de prisão pelo homicídio e dois pelo porte ilegal de arma de fogo.