Semana teve escândalo no Bolsa Família, alerta da dengue e julgamento

Confira o que foi destaque no JMais

 

Arquivo
Arquivo

Neste sábado, 19, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue. A data será lembrada em diversos municípios catarinenses com a realização de ações de conscientização em relação às formas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus. “Nos últimos 15 dias, houve um aumento de 59 focos do mosquito, identificados em 24 municípios. É preciso intensificar os cuidados para a eliminação de recipientes com condições propícias para reprodução do Aedes aegypti, tendo em vista a proximidade com o período de maior calor e chuvas intensas”, alerta Suzana Zeccer, gerente de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SC).

De acordo com o último Boletim Epidemiológico (32/2016), 4.359 casos de dengue foram confirmados entre 1º de janeiro e 5 de novembro – período em que o estado registrou, pela primeira vez, dois óbitos causados pela doença. Do total, 3.978 casos foram de transmissão dentro do estado, ocorridos em 27 municípios, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano.

Este ano, oito municípios declaram epidemias de dengue no estado – Serra Alta, Bom Jesus, Coronel Freitas, Descanso, Modelo, Chapecó e União do Oeste, todos na região Oeste -; enquanto no ano passado apenas Itajaí registrou epidemia, a primeira da história de Santa Catarina. Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, foram identificados 6.385 focos, em 133 municípios até o momento. Neste mesmo período em 2015, tinham sido identificados 6.170 focos em 112 municípios.

Em Canoinhas, há um caso de febre chikungunya importado da Bahia. Mafra tem três importados do Rio Grande do Norte. Já Porto União tem quatro casos importados (3 do Rio de Janeiro e 1 do Paraná).

Canoinhas está entre os Municípios com risco de infestação do Aedes Aegypti.

Acidente vitimou motociclista em Santa cecília no sábado, 12/Divulgação
Acidente vitimou motociclista em Santa cecília no sábado, 12/Divulgação

Um motociclista de 42 anos morreu ao colidir contra um automóvel Honda, placas de Caçador, na tarde deste sábado, 12, no KM 129 da BR-116, em Santa Cecília.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista estava em uma Suzuki, placas de Venâncio Aires (RS), e morreu no momento da colisão frontal.

No carro, além do motorista de 52 anos, estavam duas mulheres de 34 e 50 anos, respectivamente. As duas mulheres tiveram ferimentos leves. O motorista não se feriu.

A PRF se recusa a fornecer o nome completo da vítima fatal, identificada apenas pelas iniciais CWF.

 

policia-bandGolpeado pelo menos três vezes na cabeça, Davi Correa segue internado no Hospital Santa Cruz, de Canoinhas.

Na noite de quinta-feira, 10, a Polícia Militar de Canoinhas foi chamada no Hospital Santa Cruz, onde Davi deu entrada com ferimento de facão na cabeça.

Segundo o filho da vítima, ele estava em casa com seu pai, quando sua mãe chegou com seu atual companheiro. Como nunca tiveram um bom relacionamento, os dois entraram em uma discussão. O agressor teria deixado a casa em seguida, mas feito tocaia para a vítima que, quando saiu da casa, foi agredido com um golpe de facão na cabeça.

A vítima caiu e o agressor ainda deu mais dois golpes na cabeça do agredido.

Davi foi internado em estado grave e passou por uma cirurgia no Hospital Santa Cruz.

Segundo os médicos que o acompanham,  o paciente está reagindo bem, não está mais intubado, portanto respirando espontaneamente, mas seu caso ainda inspira cuidados.

O acusado de cometer o crime, Sirlan Zattar,  alega legítima defesa ao tentar defender a companheira. Ele afirma que também foi agredido por Correa com socos e um machado e apenas revidou. Ele responde a acusação de tentativa de homicídio em liberdade.

 

Gerson RigonArquivo da família
Gerson RigonArquivo da família

A família do canoinhense Gerson Rigon comemora a recuperação surpreendente do homem que ficou entre a vida e a morte depois de sofrer um gravíssimo acidente na BR-116, em Mafra, no dia 6 de novembro. Ele vinha com a esposa e a filha de 7 anos de Curitiba para participar da festa de primeira comunhão do sobrinho, em Canoinhas, quando a esposa que dirigia o Pegeout onde eles estavam foi obrigada a invadir a pista contrária por causa de um caminhão que invadiu sua pista. Na manobra, ela acabou colidindo contra um ônibus que transportava estudantes de Papanduva que fariam o Enem em Mafra.

Gerson ficou em coma por mais de uma semana e os médicos chegaram a desanimar a família, afirmando que seria difícil o canoinhense se recuperar.

No final de semana, no entanto, Gerson acordou e começou a falar. Nesta quarta-feira, 16, ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, e foi para um quarto comum. Dessa forma, Gerson já respira sem ajuda de aparelhos. Os médicos alertam, no entanto, que a recuperação será lenta e o caso ainda inspira cuidados, especialmente por causa do risco de alguma infecção.

Assim que se recuperar totalmente, Gerson deve passar por uma cirurgia na perna. Na cabeça de Gerson, onde ele sofreu mais ferimentos, não houve coágulos significativos, o que contribuiu decisivamente para sua recuperação.

A esposa e a filha de Gerson chegaram a ser internadas em Joinville, mas no momento passam bem.

 

homicidio-17-11Na noite desta quinta-feira, 17, a Polícia Militar de União da Vitória foi informada sobre um homem caído na rua Paulo Frontin, no bairro João Paulo 2º. No local os agentes identificaram que ele estava morto com golpes, possivelmente, de faca no abdômen e pescoço e chamaram o Instituto Médico Legal (IML).

O nome da vítima não foi revelado, apenas circula a informação de que um pouco antes o ele havia procurado sua companheira. Em seguida, eles haviam discutido e a mulher saiu de casa e foi para uma residência próxima. Mais tarde, ao retornar, se deparou com o corpo do homem no meio da rua.

Segundo o Portal Cultura Sul FM, a vítima havia sido libertada da 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória na manhã de quinta-feira, 17, sendo morto menos de 12h depois. A Polícia Civil não confirmou essa informação e trabalha para solucionar o crime.

 

Acusados sentados no banco dos réus/Edinei Wassoaski/JMais
Acusados sentados no banco dos réus/Edinei Wassoaski/JMais

O Tribunal do Júri da Comarca de Canoinhas condenou Joarez Cordeiro a sete anos de prisão e absolveu Márcia Aparecida Pires Batista na noite desta sexta-feira, 18. O casal é acusado de ter participado do linchamento de Mário Gois na noite de 7 de agosto de 2011.

Apesar da condenação, por ser réu primário e ter respondido ao processo livre, Joarez vai cumprir a pena em liberdade, no regime semiaberto.

Joarez, Márcia e outros dois supostos comparsas saíam de uma danceteria no centro de Canoinhas quando nas proximidades do Supermercado Queluz envolveram-se em uma briga generalizada que, segundo apurou a Polícia mais tarde, envolvia moradores do Campo d’Água Verde e do Loteamento Santa Cruz. Os quatro teriam corrido atrás do outro grupo, mas não conseguiram alcançá-los.

Na sequência, os quatro retomaram seu caminho, quando na rua Coronel Albuquerque encontraram Mário, que foi confundido por eles como sendo um dos integrantes do grupo com o qual haviam brigado pouco antes. Segundo o Ministério Público, na denúncia que motivou o processo, os quatro teriam contribuído de modo decisivo para o linchamento de Mário, com chutes e pedradas, levando-o à morte.

 

lavacaoA ONG Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca) recebeu R$ 900 em dinheiro da AutoShow Chevrolet de Canoinhas neste sábado, 12, depois de oito horas de Lavação Solidária. O evento, que está apenas na primeira edição, levou à doação de todo o dinheiro arrecadado na lavação para a ONG. A AutoShow bancou o custo com funcionários e material de limpeza.

Segundo o gerente da AutoShow Canoinhas, Carlos Eduardo da Silva, o resultado foi muito bom – 26 carros e três bicicletas foram lavadas – e ele já espera mais procura na segunda edição do evento, marcada para o segundo sábado de dezembro. A entidade a ser beneficiada já foi escolhida. Trata-se da ONG Anjos de Patas, que ajuda animais abandonados a encontrar um lar. Os voluntários da ONG se empolgaram de tal forma que se ofereceram para ajudar na lavação a fim de aumentar a arrecadação.

“Estamos muito felizes com a receptividade do evento e já estamos estudando outras ONGs que podem ser ajudadas no ano que vem”, comemora Carlos.

 

Participantes do curso entregam alimentos para direção do Hospital/Divulgação
Participantes do curso entregam alimentos para direção do Hospital/Divulgação

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas recebeu na sexta-feira, 11, a quantia de 1.221 quilos de alimentos arrecadados durante o treinamento Liderança de Equipes da escola internacional Liderança Cóndor Blanco, realizado em Canoinhas.

Segundo Adriano Ferreira, agente do Cóndor Blanco em Canoinhas, a arrecadação é o resultado do esforço de cinco pessoas que fizeram o curso de liderança de equipes. Um dos desafios práticos propostos a eles foi de organizar um evento filantrópico em apenas um dia. Os cinco percorreram supermercados, contactaram amigos e conseguiram chegar a impressionante marca de mais de 1 tonelada de alimentos arrecadados.

A Cóndor Blanco está há mais de 33 anos dedicando-se ao desenvolvimento integral de pessoas e empresas. Um dos focos da empresa é desenvolver a liderança.

 

Fila na tarde de sexta-feira, 18/Edinei Wassoaski/JMais
Fila na tarde de sexta-feira, 18/Edinei Wassoaski/JMais

Uma lista de 27 nomes foi organizada por Silvana Fuck e Jéssica Fagundes, as primeiras a chegar, ainda na noite de terça-feira, 15, em frente ao Centro de Educação Infantil Vinícius de Moraes, em Canoinhas. A lista corresponde às 27 vagas disponibilizadas para novos estudantes a partir de 2017. As matrículas abrem às 8h de segunda-feira, 21.

Dessa forma, sobrarão vagas apenas para o Jardim I, que tem menos procura.

Edital divulgado na quinta-feira, 17, mostra que há 15 vagas em tempo integral para o berçário, 9 para o Jardim I e 5 para o Jardim II em tempo integral.

Já para o período vespertino são duas para o Jardim II, três para o pré I, três para pré 4 a 5 anos e uma vaga para o pré II. As demais vagas foram preenchidas pelos alunos que já estudam na escola.

Silvana, que na quarta-feira contou à reportagem do JMais que aguardaria sozinha até segunda a abertura das matrículas, ganhou a ajuda de uma amiga, que tem se revezado com ela. Na fila, o clima é de descontração e amizade. As mães reclamam dos comentários publicados nas redes sociais. “Disseram que não temos o que fazer, por isso estamos aqui. Muito pelo contrário, deixamos nossos trabalhos de lado para garantir a vaga para nossos filhos, é um sacrifício que estamos fazendo”, diz uma mãe.

Silvana arremata: “Uma mãe faz tudo por um filho”.

À noite, os pais são recolhidos para dormir no pátio do CEI. Um dos candidatos à matrícula chegou a levar um ônibus para a frente do CEI, onde pode dormir.

 

Placar final do jogo/Divulgação
Placar final do jogo/Divulgação

A equipe da ADC Canoinhas fez um grande jogo contra o Joaçaba na noite deste domingo, 13, jogando fora de casa, e venceu a partida de volta pelo placar de 2 a 1.

Os gols foram marcados por Gustavo aos 4 minutos do primeiro tempo e Deco a 1 minuto e 30 segundos da etapa complementar.

Mateus marcou para o Joaçaba no segundo tempo. A equipe adversária lutou até o final em busca da virada, mas o Canoinhas segurou o placar.

Agora a equipe aguarda para saber qual será seu adversário, definido no jogo de volta entre Mafra Ferromax x Araquari. Esse jogo acontece no dia 23 de novembro na cidade de Mafra. O Araquari tem a vantagem, pois venceu no sábado, 12, o Mafra pelo placar 3 a 1.

A final da Copa SC de Futsal ainda não tem data marcada e acontece também em dois jogos, de ida e volta. O jogo de volta e a grande final da Copa SC acontecerá no Ginásio Magno Victor Fuck, em Canoinhas.

Este foi o último jogo da ADC Canoinhas sob comando do técnico Tchélo, que anunciou que aceitou uma proposta de última hora e irá atuar no Futsal da Itália, pela Champions League. Ele viaja já nesta semana. A equipe que ele defenderá não foi divulgada.

bolsa famíliaLevantamento realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) de janeiro de 2013 a maio de 2016 apontou que pelo menos 7,6 mil dos 256,9 mil beneficiários do Bolsa-Família em Santa Catarina são considerados perfis suspeitos por não cumprirem requisitos do programa.

Durante este período, o MPF revela que cerca de R$ 26,2 milhões (3,36% do total) foram destinados a quem, supostamente, não teria direito ao auxílio. No total, R$ 781,3 milhões foram pagos pelo programa só em SC neste período. O dado coloca o Estado na 18ª posição na lista que elenca as maiores incidências de perfis suspeitos.

Na região chama a atenção o número de empresários que aparecem entre os beneficiários do programa. Mafra lidera a lista com 74 empresários beneficiados pelo Bolsa-Família. Três Barras (67) e Canoinhas (65) vêm em seguida. Com 11 empresários no cadastro, Bela Vista do Toldo tem o menor número de donos de empresa cadastrados no programa.

O cruzamento dos dados, fornecidos pelo Governo Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Receita Federal e ainda pelos Tribunais de Contas estaduais e municipais, resultou na identificação dos beneficiários que apresentam indicativos de capacidade econômica superior aos limites legais do programa. Assim, essas pessoas foram classificadas em cinco grupos: além de empresários, perfis falecidos, servidores públicos que têm mais de quatro pessoas na família, doadores de campanha e servidores que doaram para campanhas. Na região, há três falecidos recebendo do programa e quatro perfis com doação maior que o benefício.

Em Santa Catarina, os perfis de empresários são os que lideram o ranking: 85,70% do total. O número equivale a 7,4 mil pessoas que teriam, ao longo desses três anos, recebido R$ 25 milhões por meio do benefício. Na região, empresários teriam lucrado R$ 1,611 milhão em três anos (veja quadro).

Em seguida, o maior número observado é entre os servidores públicos que têm mais de quatro pessoas na composição familiar (5,69%), falecidos (1,10%), doadores de campanha (0,70%) e, por fim, servidores públicos que são doadores de campanha (0,12%).

O diagnóstico ainda mostra que, apesar dos dados negativos, Santa Catarina compõe uma seleta lista de quatro Estados (RS, SP e MG) onde algum município está livre das suspeitas. Irati, Rio Fortuna, Benedito Novo, Santa Rosa de Lima, Iomerê e Braço do Trombudo compõem a lista das cidades catarinenses onde não foram detectadas suspeitas de fraude. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de cidades sem indícios de irregularidade (21 municípios), São Paulo tem duas cidades e Minas Gerais, uma.

 

Voluntários entregam alimentos para os Vicentinos/Divulgação
Voluntários entregam alimentos para os Vicentinos/Divulgação

O evento Sunday Low Friends Canoinhas, que reuniu apaixonados por carros no fim de semana no Parque de Exposições Ouro Verde, em Canoinhas, arrecadou mais de mil quilos de alimentos que foram doados a entidades beneficentes.

Segundo o organizador do evento, William Rodrigo, mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo parque, com destaque para a participação de muita gente de fora da cidade. “Não houve nenhum incidente, todos se divertiram e foi um sucesso”, afirma.

A ONG Anjos de Patas conseguiu encaminhar 28 cachorros para a adoção, além de terem arrecadado vários quilos de ração que serão encaminhados para animais abandonados.

Com o sucesso da edição deste ano, o Sunday Low Friends 2017 já está garantido.

 

natalO Sindicato do Comércio Varejista da Região de Canoinhas (Sindilojas) divulgou nesta sexta-feira, 18, o horário especial do comércio para o mês de dezembro, considerando as festas de fim de ano.

Entre 1º de dezembro de 2016 e 1º de janeiro de 2017, as empresas da categoria do comércio varejista em geral ficam autorizadas a prorrogar o horário de trabalho de seus empregados.

O horário máximo a ser respeitado é o seguinte:

DATA DIA DA SEMANA HORÁRIO
1º a 3 de dezembro Quinta a sábado Normal
4 de dezembro Domingo Fechado
5 a 9 de dezembro Segunda a sexta Normal
10 de dezembro Sábado Das 9 às 17h
11 de dezembro Domingo Fechado
12 a 16 de dezembro Segunda a sexta Das 8h30 às 20h
17 de dezembro Sábado Das 9 às 17h
18 de dezembro Domingo Das 16 às 22h
19 a 23 de dezembro Segunda a sexta Das 8h30 às 22h
24 de dezembro Sábado Das 8h30 às 15h
25 de dezembro Domingo Fechado
26 a 30 de dezembro Segunda a sexta Normal
31 de dezembro Sábado Das 8h30 às 12h30
1º de janeiro/17 Domingo Fechado
2 de janeiro Segunda Fechado

 


MERCADOS

Este horário não se aplica aos supermercados, mercados e minimercados, que poderão abrir as portas, com o uso da mão de obra de seus empregados, no horário permitido na legislação de regência, observando apenas o cumprimento de horário nas seguintes datas:

24/12

Sábado

Das 8h às 17h30

 

31/12

Sábado

Das 8h às 17h30

 

Rolar para cima