Confira o que foi destaque no JMais:
Denilson Karpen, de 34 anos, capotou um Ágile, placas de Canoinhas, na manhã desta segunda-feira, 4, na BR-280, em Canoinhas, próximo do acesso ao Ibama. Segundo informações do motorista de um caminhão com placas de Francisco Beltrão, ele teria invadido sua pista, obrigando-o a jogar o caminhão para o acostamento.
Equipes da Polícia Militar, Bombeiros e Samu prestaram os primeiros atendimentos à vítima.
Os bombeiros deslocaram o trem de resgate composto pela ambulância e o caminhão, sendo que ainda receberam o apoio da Unidade Básica do Samu de Canoinhas e uma terceira ambulância dos bombeiros de Três Barras.
Quando os bombeiros chegaram, Karpen ainda estava dentro do veículo e encarcerado. Os socorristas fizeram as devidas imobilizações dentro dos padrões de atendimento pré-hospitalar ainda dentro do veiculo tombado. O motorista apresentava lesões no braço esquerdo, escoriações no rosto e pernas. Lesões de médio para grave, segundo o chefe da guarnição do Corpo de Bombeiros, Cabo Rogério. Karpen foi encaminhado para o Pronto Atendimento
O motorista do caminhão nada sofreu.
Policias militares fizeram o controle do trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que assumiu a ocorrência.

Os bombeiros de Porto União encontraram no começo da tarde desta segunda-feira, 4, no rio Iguaçu, o corpo do motorista Alan Senf, de 30 anos.
Ele estava desaparecido desde sábado, 2, quando caiu de um bote no rio Iguaçu, na localidade de Poço Preto, em Irineópolis. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, Senf, que era motorista da Apae de Irineópolis, teria passado mal enquanto pescava e caiu nas águas do Iguaçu, desaparecendo em seguida.
O corpo de Senf foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Porto União.
Uma mulher morreu após ser atropelada na noite desta segunda-feira, 4, na rua Wilson Alves, no bairro São Braz, em União da Vitória. A vítima ainda foi encaminhada pelo SIATE ao Hospital Regional, porém veio a falecer horas depois.
A Polícia não conseguiu identificar a vítima, que no momento do acidente não possuía qualquer documento e nenhum familiar havia chegado no local do acidente.
Horas depois a vítima foi identificada como Rosa de Lima, de 51 anos.
O condutor do veículo foi conduzido até a 4° Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.
Um acidente parou o trânsito no final da tarde desta segunda-feira, 4, no km 88 da Serra de Corupá. Um caminhão que transportava gado teve problemas mecânicos e capotou, matando dois animais e deixando o motorista com ferimentos graves.
De acordo com os Bombeiros de Corupá, o motorista teria saltado do veículo antes que ele tombasse, sofrendo ferimentos na cabeça com a queda. Como o estado dele inspira cuidados, o motorista foi encaminhado ao Hospital São José, de Jaraguá do Sul.
A pista foi liberada por volta das 19h, com a retirada dos animais mortos da pista. Ainda de acordo com os bombeiros, o caminhão tombou aparentemente por falha mecânica nos freios.
O motorista, Aroldo Koge, é morador de Canoinhas e iria levar a carga para um frigorífico em Jaraguá do Sul. De acordo com familiares ele está internado na UTI em Jaraguá do Sul com traumatismo crânio encefálico e seu estado é grave.
Um acidente de trabalho foi registrado perto do meio-dia desta terça-feira, 5, resultando na morte de Wilmar Schmidt, 35 anos, na empresa Energia Madeiras, que fica às margens da BR-280, no distrito do Campo d’Água Verde, em Canoinhas.
Quando os bombeiros chegaram no local, encontraram Schmidt com a cabeça prensada em uma máquina de transporte de madeira.
Com auxílio de funcionários da empresa e alavancas os bombeiros retiraram o homem debaixo da máquina, o imobilizaram em maca rígida e durante o transporte fizeram os procedimentos de RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar) e de atendimento pré-hospitalar necessários, encaminhando-o para o Pronto Atendimento Municipal de Canoinhas.
Minutos depois, Schmidt acabou morrendo.
Segundo informações levantadas pelos bombeiros, Schimidt foi ver uma máquina responsável por empilhar madeiras/toras com operadores que tinha parado de funcionar e depois mandou outro funcionário ligar a máquina, quando acabou atingido na cabeça. Schmidt era o braço direito da empresa, trabalhava há muitos anos no ramo e tinha uma grande experiência. A empresa, através da sua diretoria, estará realizando uma pericia para apurar as causas do acidente.
Na manhã desta quarta-feira, 6, a equipe do Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil de São Mateus do Sul recuperou 107 caixas de frango “tipo exportação”, que haviam sido saqueadas em um acidente de trânsito ocorrido durante a madrugada no trecho da BR 476 que liga São Mateus do Sul à Curitiba, na localidade conhecida como Volta Grande.
A partir de denúncia anônima, a Polícia descobriu que as caixas de frango estavam na casa de José Juarez de Lima Kwiatkowski. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia e entregue ao escrivão de plantão, para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Delito pelo crime de furto simples.
O encontro entre dois amigos para a entrega de um documento acabou em tragédia na manhã desta quinta-feira, 7, na Linha Verde, em frente ao prédio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Guabirotuba, em Curitiba. O morador de Monte Castelo, Jociel Adada, foi assaltado e morto no pátio do posto de combustível no qual esperava pelo amigo.
Landivo Gonçalves de Lima, amigo da vítima, contou que quando chegou no local já encontrou Jociel morto. O que funcionários do posto contaram é que Jaciel reagiu ao roubo da caminhonete que dirigia e foi baleado.
Enquanto esperava por Landivo, bandidos armados o renderam e pediram pela Hilux que ele dirigia. Ele teria se recusado a entregar o veículo. Os bandidos teriam saído com ele pendurado pela porta do motorista e atiraram para que ele caísse. Ao cair, Adada já estava morto.
Na fuga, os bandidos perderam o controle da caminhonete, passaram por cima de um dos canteiros do posto e furaram o pneu do veículo, mas seguiram mesmo assim. Pouco mais de um quilômetro dali, na rua Senador Nereu Ramos, sem ter como seguir com a caminhonete, eles roubaram um Uno de uma mulher e fugiram. “Ela esperava um corretor imobiliário, porque já se mudou daqui. Veio só para entregar a casa, que azar”, disse um vizinho, que pediu para não ser identificado.
A caminhonete abandonada foi periciada pelo Instituto de Identificação, que deve mostrar se os bandidos deixaram algum vestígio, como digitais, que podem identificá-los. Uma das casas em frente ao local onde a Hilux foi deixada tem câmera de segurança que pode ter registrado o momento da fuga dos bandidos.
Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no posto e em seguida também coletaram informações no local onde a caminhonete foi abandonada. Eles deram início às investigações e devem apurar se foi um latrocínio (roubo seguido de morte) ou homicídio.
Um homem que não quis revelar sua identidade chegou na agência da Caixa Econômica de Canoinhas na tarde deste sábado, 9, e quando foi ao caixa eletrônico viu que alguém tinha deixado uma carteira rosa contendo documentos e quase R$ 600 em dinheiro.
O homem fez as operações bancárias que precisava fazer e, em seguida, foi até o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e relatou aos policias da Central de Operações da PM (Copom) o ocorrido, deixando a carteira com o dinheiro aos cuidados dos policiais.
A operadora do Copom conseguiu localizar a dona da carteira, que na mesma tarde foi até o 3º BPM resgatá-la.
O fato chamou a atenção de todos os policias que estavam de plantão. “É raro hoje em dia encontrar pessoas com um coração e com grandeza e bondade em devolver o dinheiro”, lembrou o cabo Guesser. “Esse fato serve de exemplo para muitos. Muito bom exemplo nestes tempos em que vivemos, onde muitos só querem saber de levar vantagem”, lembra o policial.
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão Mercedes-Benz com placas de Chapecó (SC) e um Celta com placas de Curitiba (PR) na tarde deste sábado, 9, na BR-280, localidade de Butiá do Braz, em Mafra. O acidente aconteceu nas proximidades do Restaurante JM. Com o impacto da batida, parte do Celta ficou presa debaixo do caminhão e o restante foi arremessado para o acostamento da pista.
A motorista do Celta, de 58 anos, sofreu ferimento corte contuso no braço esquerdo e ferimento na cabeça, com suspeita de traumatismo.
Outras três mulheres viajavam como caronas do Celta. Uma delas, de 52 anos de idade, que viajava no banco dianteiro, estava consciente e orientada, apresentando ferimento no braço direito. Outra, de 50 anos de idade, que viajava no banco traseiro, estava consciente e orientada, queixando-se de dor no ombro direito, com suspeita de fratura. A quarta vítima, de 22 anos de idade, estava desmaiada, com suspeita de traumatismo craniano e suspeita de lesão na coluna cervical. Apos o atendimento pré-hospitalar, todas as pacientes foram conduzidas ao Pronto Atendimento de Mafra. O estado da mulher de 22 anos é grave. Ela deve ser transferida para o Hospital Santa Cruz, de Canoinhas. A outra mulher que estava no banco traseiro segue internada em observação. As outras duas mulheres já foram liberadas.
O motorista do caminhão, de 37 anos de idade, e o carona, de 35 anos, nada sofreram.
Cidade que registrou uma das maiores tragédias climáticas da história de Santa Catarina, quando 23 pessoas morreram em 1948 durante a passagem de um furacão pela localidade de Valinhos, Canoinhas figura como a terceira cidade no número de tragédias naturais entre 1991 e 2012. Perde somente para São Paulo (SP) e Chapecó (SC). Foram registrados 41 eventos climáticos capazes de causar destruição em Canoinhas na década.
As enchentes anuais, frisa o coordenador regional de Defesa Civil, Edson Antocheski, contribuem e muito para a colocação da cidade no ranking do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. “O estrangulamento do rio Canoinhas deixa a cidade muito suscetível a enchentes.
Vem água de todos os lados. Choveu no rio da Serra do Espigão, a água se acumula no rio Canoinhas”, exemplifica. Antocheski lembra que o atlas é um espelho de todos os desastres naturais ocorridos no Brasil. “Quando se tem um registro, vai para a Defesa Civil Nacional.
Se chover em Canoinhas e inundar uma rua, o responsável pela Defesa Civil deve fazer o registro”, explica Antocheski. Ele lembra que Santa Catarina é uma prioridade para a Defesa Civil Nacional. Para se ter uma ideia, das dez cidades mais suscetíveis a desastres naturais no País, somente São Paulo (SP) e Petrópolis (RJ) não são catarinenses.
Iniciou nesta segunda-feira, 4, a operação de melhoria na SC 477 (trecho Canoinhas a Major Vieira), com aplicação de 70 toneladas de massa asfáltica. O serviço está sendo realizado pela empresa WD Engenharia e Construções Ltda, de Joinville. Também foram trocadas algumas placas no trajeto, visando melhorar a sinalização.
Será feita também a operação na SC 135 (Porto União – Matos Costa), com aplicação de 150 toneladas de massa asfáltica, além de serviço de roçada na SC 478 (acesso a Santa Cruz do Timbó). Essas ações paliativas serão realizadas até a próxima semana, dependendo das condições climáticas e produção da usina, que fornece a massa asfáltica.
O secretário regional Ricardo Pereira Martin e o responsável pelo escritório do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) de Canoinhas, Jamir Suchara, estiveram in loco vistoriando a operação nesta quarta-feira, 6. “Podemos observar que o trabalho paliativo está sendo bem feito pela empresa responsável. A médio prazo vamos também discutir em reuniões com lideranças políticas da região a revitalização dos 32 quilômetros da SC 135”, destacou.Secretário regional Ricardo Pereira Martin destaca que já está em conversa com o deputado estadual Antônio Aguiar, para agendar audiência em Florianópolis com os órgãos competentes para tratar do assunto.
Com a presença do desembargador Monteiro Rocha, no ato representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, foi assinado na manhã desta sexta-feira, 8, no Fórum da cidade, a ordem de serviço para início da obra da nova sede da Comarca de Canoinhas.
O novo Fórum terá uma área construída de 7,5 mil m², sendo edificado em um terreno de 4 mil m², situado na Rua Duque de Caxias, entre o Corpo de Bombeiros e o 3º Batalhão de Polícia Militar. O terreno foi desmembrado da Polícia Militar em 2009, com a aprovação de lei pela Assembleia Legislativa, por meio de proposição apresentada pelo deputado Antonio Aguiar.
O investimento na obra será de mais de R$ 17 milhões. A empresa vencedora do processo licitatório é a Prumo Construtora, da cidade de Chapecó. A obra tem prazo máximo de conclusão de 30 meses a partir da assinatura do contrato.
Em sua fala o desembargador Monteiro Rocha destacou que o novo Fórum será um dos melhores da região e Estado. “Sabemos que só a justiça manda paz de espírito para as pessoas, por isso a importância do novo Fórum para a região”.
Juíza diretora Gisele Ribeiro agradeceu o envolvimento de todos juízes da Comarca envolvidos nesse grande ideal. “Agradecemos também o deputado estadual Antônio Aguiar que esteve sempre presente, e que foi um batalhador na luta para concretização desse sonho”.
Deputado estadual Antônio Aguiar pediu engajamento da empresa ganhadora para que a obra seja concluída, se possível, antes do prazo estipulado. “Fazem seis anos que luto para construção do novo Fórum, foi uma luta que valeu muito a pena, e hoje está se tornando realidade para comunidade de toda região”. Aguiar ainda pediu para que o TJ também faça a doação do atual prédio do Fórum ao município para que seja leiloado e o recurso revertido ao Hospital Santa Cruz, importante entidade de Canoinhas e toda região.
Secretário regional Ricardo Pereira Martin, representando o governador Raimundo Colombo, destacou a importância dessa conquista. “Nossa região merece essa grandiosa obra, e pode contar sempre com o Governo, que cedeu o terreno para construção do Fórum”.
Logo após o ato de assinatura, autoridades estiveram visitando o local onde será construído o novo Fórum da Comarca, e conversando com responsáveis pela empresa que fará a obra.
Na noite desta quarta-feira, 6, São Lourenço jogando em casa sagrou-se campeão da Copa SC 2015, batendo a equipe de Araquari por 3 a 2 no tempo normal e 2 a 1 na prorrogação.
O Araquari jogava pelo empate para ser campeão, já que havia vencido a primeira partida.
Essa vantagem não foi suficiente para ficar com o título, já que a equipe do São Lourenço, sabendo aproveitar os erros e usando o fator casa a seu favor, venceu e conquistou a Taça Fernando Luis Soares de Carvalho, fundador e primeiro presidente da Federação Catarinense de Futsal.