Confira o que foi destaque no JMais:
Foi aprovada nesta terça-feira, 15, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de Mafra para investigar uma filmagem que mostra um caminhão com logotipo da Prefeitura fazendo o transporte e descarregando manilhas de concreto de aproximadamente um metro de diâmetro em uma propriedade particular no interior do município.
O vídeo foi exibido na sessão desta segunda-feira, 14, no mesmo dia em que chegou ao conhecimento dos vereadores, e supostamente foi gravado no mês de junho deste ano. Segundo o vereador Edenilson Schelbauer, responsável pela exibição do vídeo durante a sessão, a data coincide com uma solicitação de serviços registrada para o mesmo local onde as imagens foram gravadas.
De acordo com os vereadores que assinaram o requerimento – Edenilson Schelbauer, João Acir Petters Padilha, Márcia Nassif, Clecio Witt, Eder Gielgen, Hebert Werka e Marise Valério Bráz de Oliveira – as imagens levam a crer que o caminhão, que é um bem público, estava sendo utilizado para fins particulares. Além disso, os vereadores destacam que as próprias manilhas poderiam, em tese, ter sido desviadas do depósito público, justificando a necessidade de investigação por parte da Câmara de Vereadores.
Na 36ª edição da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite que ocorreu entre os dias 15 e 31 de agosto, Santa Catarina mais uma vez superou a meta imunizando 361.441 crianças menores de cinco anos.
Das 20 Regionais de Saúde, a meta foi superada em Concórdia (103,33%), Braço do Norte (101,45%), São Miguel do Oeste (100,67), Tubarão (100,24%), Chapecó (100,07%), Jaraguá do Sul (100,06%), Canoinhas (99,09%) e Rio do Sul (97,27%).
Charles Stanski Zakcheski, 15 anos, morreu afogado em um tanque na comunidade de Pinhalzinho, interior de São João do Triunfo, na tarde deste domingo, 13.
O menino estava acompanhado de amigos quando se afogou. Bombeiros de São Mateus do Sul trabalharam no resgate do corpo que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Ponta Grossa.
A Polícia Militar de São João do Triunfo também atendeu a ocorrência.
Cidival Dranka foi preso na madrugada desta terça-feira, 15, acusado de uma série de furtos em Canoinhas. Ele foi preso na rua Frei Menandro Kamps com duas bolsas de notebook, uma faca e um celular sem chip usado como lanterna.
Dranka confessou ter furtado as bolsas do prédio da Associação dos Diabéticos de Canoinhas, que está sendo construído na rua onde ele foi abordado. Ele ainda confessou, segundo a Polícia Militar, o furto de um motor de popa e uma motocicleta Honda, um botijão de gás do Colégio Sagrado Coração de Jesus, dois computadores, dois monitores, dois estabilizadores, duas TVs 40 polegadas, um projetor Sony da Associação dos Diabéticos, quatro baterias e um pino da HWill Case. Todos esses produtos foram recuperados na casa do rapaz, que foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.
De todos os produtos furtados, apenas a motocicleta e duas baterias não foram recuperadas, porque foram vendidas por Dranka. A Polícia trabalha na identificação dos compradores que, segundo ele, moram em Pinheiros.
Jonathan Biasi dos Santos, de 22 anos, se apresentou à Polícia na tarde desta terça-feira, 15, assumindo a autoria dos tiros que vitimaram José Mauro Lemes Griten, de 38 anos, no sábado, 12, em uma festa de aniversário na localidade da Tesoura, zona rural de São Mateus do Sul.
Santos relatou em seu depoimento que teria sido ofendido e agredido por Griten. Mais tarde quando se preparava para ir embora, acabou brigando fisicamente com a vítima.
Ainda de acordo com a versão de Santos, Griten estava armado e na luta corporal a arma acabou caindo. Santos pegou a arma e quando percebeu que a vítima tinha uma segunda arma, efetuou diversos tiros contra Griten. Posteriormente, na fuga, jogou a arma em uma lagoa próximo ao local.
O setor de investigação da Polícia Civil já ouviu cinco pessoas e outras também serão ouvidas como testemunhas do homicídio.
Na madrugada desta quarta-feira, 16, equipes da Polícia Militar de Três Barras foram chamadas na rua Santo Antonio, distrito de São Cristovão.
O dono de uma loja denunciou um suposto ladrão, que teria invadido sua loja. A vítima contou que ouviu um barulho e foi até a loja quando se deparou com um homem que partiu para agressões físicas contra a vítima, que também se defendeu, momento em que o ladrão fugiu.
Segundo a vítima, o rapaz furtou roupas infantis, duas mamadeiras e uma ‘Peppa Pig’ de pelúcia. O rapaz foi preso pouco tempo depois. De acordo com a PM, o ladrão está em prisão sem recolhimento (albergado), mas com prontuário ativo. Diante dos fatos o homem foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
A Polícia Militar (2ª CIPM) resgatou no final da manhã de quinta-feira, 17, uma mulher encontrada amarrada na região do Parque Ambiental Ari Queiroz, em União da Vitória. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e encaminhou a vítima, identificada apenas como Veridiana Celina, até o Hospital Regional São Camilo para atendimento de emergência. De acordo com os socorristas, a vítima estava amarrada, mas não havia sinais de agressão, mas como estava há bastante tempo no local, estava com hipotermia leve.
Segundo a aspirante Jéssica Morais, da PM, a vítima disse que se encontrou com um conhecido e que depois de beber água oferecida por ele, desmaiou e só acordou na manhã de quinta, amarrada e amordaçada nas margens do rio Iguaçu, no Parque Ambiental. Ainda de acordo a aspirante, a mulher passou à Polícia a identificação do suposto agressor que, segundo ela, mandava mensagens com frequência para o seu celular. Imediatamente a Polícia Civil foi atrás do elemento, que foi levado à 4ª SDP. Ele nega que esteve com a vítima e se diz tranquilo. A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para passar por exames, para confirmar ou excluir a hipótese de estupro.
O delegado chefe da 4ª SDP, Douglas Possebon e Freitas, disse que pelos depoimentos coletados não é possível chegar a informações conclusivas. “Tem algumas coisas que não batem e precisam ser checadas quantas vezes forem necessárias”, explicou o delegado, que por enquanto optou não dar mais detalhes do caso.
Sandro de Almeida, 26 anos, foi assassinado com uma facada na noite desta sexta-feira, 18, no bairro São Marcos, em Canoinhas. Ele tentava cobrar uma dívida de Eder Pereira, 21 anos, relacionada à venda de uma motocicleta. Testemunhas disseram que os dois discutiram e Eder teria esfaqueado Sandro, que ainda correu, mas caiu uma quadra adiante. Ele foi socorrido pelos bombeiros, mas acabou morrendo ao dar entrada no Pronto Atendimento Municipal.
Segundo o delegado da Comarca, Lauro Langer Jr, Eder segue foragido.
O radialista Alcione Machado, 65 anos, morreu ao sofrer uma parada cardiorespiratória no final da tarde deste domingo, 13, no Hospital São Vicente, de Mafra. Ele foi transferido do Hospital Santa Cruz, de Canoinhas, para Mafra, pela manhã. Machado tinha sofrido uma cirurgia para retirada de uma hérnia na barriga uma semana antes. Além das complicações da cirurgia, ele teve falência dos rins.
Natural de Mirim Doce, Machado fez carreira no futebol, atuando na posição de goleiro. Ao deixar os campos, passou a trabalhar com rádio. Em Canoinhas, atuou por 13 anos na Rádio Clube, casou-se e teve três filhos. Morou por anos em Jaraguá do Sul, onde conheceu sua segunda esposa, com quem teve mais um filho, Guilherme, hoje também jogador de futebol, atuando no Paraná Clube.
Com a segunda esposa, Roseli, voltou para Canoinhas, onde atuou por mais de 10 anos na rádio 98FM. Desde 2014 comandava a equipe de esportes da Rádio Band FM, onde trabalhou até sua morte.
O corpo de Machado foi velado e sepultado em Rio do Sul, cidade onde moram sua mãe e suas irmãs.
Alana Monique Henning (foto), de apenas dois anos, que lutava contra a leucemia, morreu na manhã desta segunda-feira, 14. De Irineópolis, a menina estava internada na unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. A menina realizava tratamento desde junho e aguardava por um transplante de medula óssea.
A mãe da criança, Francini Mikaoswski, 27 anos, mobilizou as redes sociais desde o início do tratamento no hospital pedindo para que as pessoas se cadastrassem para realizar o teste de compatibilidade de medula óssea pela página “Uma Medula Para Alana” no Facebook.
Francini disse ao jornal A Notícia que a que a filha realizou a terceira e última quimioterapia no mês passado. Neste mês, Alana estava com o sistema imunológico debilitado e contraiu um fungo no nariz, o que agravou o estado de saúde dela. Na semana passada, a menina teve uma rápida diminuição da produção das plaquetas na medula óssea e foi encaminhada às pressas para a UTI do hospital no dia 7, vindo a morrer por parada cardíaca nesta segunda, 14.
Uma reviravolta marcou nesta semana uma investigação iniciada em agosto de 2013. No dia 15 daquele mês, Alcindo de Jesus Reichardt, de 70 anos, foi encontrado morto com um tiro na orelha direita deitado em sua cama na casa que dividia com a segunda esposa na localidade da Gralha, interior de Bela Vista do Toldo.
A princípio a Polícia apontou que Reichardt teria se matado. Inconformados, os filhos do primeiro casamento da vítima, que uma semana antes tinham passado o dia dos pais ao lado de Reichardt, instiram em novas investigações. O Instituto Geral de Perícias (IGP) começou a trabalhar com novas hipóteses e, nesta semana, remeteu ao Ministério Público a conclusão das investigações. Para o perito Marco Antonio Bubniak, não resta dúvidas de que Reichardt não se matou. “O caso tem vários parâmetros, foi bastante complicado. Discuti com médicos, participei de simpósios sobre o assunto e conversei com especialistas em respingos de sangue”, explica.
Bubniak diz que a posição da arma e dos braços da vítima, além da falta de vestígios de sangue nas mãos, são elementos contundentes que atestam sua tese. “Não existem manchas de retorno de sangue nas mãos da vítima”, arremata.
Um grupo de 50 pessoas desfilou com seus respectivos cãezinhos na manhã deste sábado, 19, em Canoinhas. Eles protestaram contra a declaração do responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Canoinhas, Romão Kuminek,que disse ao JMais que o problema se resume a “dois ou três comerciantes” que dão de comer os cães que circulam pela Francisco de Paula Pereira. Segundo ele, quanto mais comida é colocada nos cantos da rua, mais cães aparecem. Kuminek disse que os comerciantes já foram identificados e notificados. Ele lembra que, pela lei, a partir do momento que a pessoa alimenta um cão abandonado, passa a ser responsável por esse cão. “Não podemos recolher os cães porque não temos para onde levar, mas se pararem de dar de comer esses cachorros, certamente o problema vai ser amenizado. Ser jogar um pãozinho na rua, já atrai mais cães”, afirma.
Os manifestantes, ligados à ONG Anjos de Patas, afirmaram que vão continuar a alimentar cães de rua e cobraram ações efetivas do governo municipal para dar tratamento adequado aos cães abandonados. No final do protesto, eles deixaram cartazes e faixas com frases de protesto em frente à prefeitura.
A greve dos funcionários dos Correios já atinge 15 estados e o Distrito Federal. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Serviços Postais (Fentect), 85% dos trabalhadores já aderiram à greve, o que engloba 21 sindicatos. De acordo com a federação, os estados atingidos são: São Paulo, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Rio de Janeiro e Tocantins.
O diretor nacional da Fentect, Rogério Ubine, informou que os funcionários reivindicam 12% de reajuste salarial, mais R$ 200 de reajuste linear, a não alteração do plano de saúde, realização de concurso para a contratação de 17 mil novos funcionários, melhoria da segurança nas agências. “Além disso, queremos que o governo assuma a responsabilidade com relação a um rombo de R$ 5 bilhões no nosso fundo de pensão.”
Durante três dias a comunidade prestigiou a 20ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate), que comemorou os 104 anos de emancipação político-administrativa de Canoinhas. Com público estimado em mais de 30 mil pessoas, de acordo com a Comissão Organizadora, o evento foi novamente um sucesso, servindo como vitrine de produtos e serviços oferecidos por empresa da região, que participaram da Expofeira, além de apresentar os talentosos artistas de Canoinhas e de cidades vizinhas, que durante todo o evento animaram o público nos dois palcos da festa.
Shows, velocross, gastronomia e expofeira foram alguns dos atrativos da Fesmate, que contou ainda com parque de diversões e rodeio crioulo, que reuniu integrantes de diversos CTGs da região. Com atividades para toda a família, a 20ª Fesmate também buscou destacar a tradição do chimarrão, sempre presente nas rodas de amigos e nos lares canoinhenses. Na festa o público também pôde experimentar produtos à base da erva-mate, como chopp, licor e sorvete.