Semana teve mortes em rio, assaltante fardado e campanha para doação de córneas

Foto: Andrei de Morais, Ricardo, o administrador do HSC, Derby Fontana e o presidente do Hospital Mário Scheuer/Edinei Wassoaski/JMais
Foto: Andrei de Morais, Ricardo, o administrador do HSC, Derby Fontana e o presidente do Hospital Mário Scheuer/Edinei Wassoaski/JMais

CAMPANHA

Desde o ano passado, o Hospital Santa Cruz (HSC), de Canoinhas, já fez dois transplantes de órgãos de pacientes com morte encefálica.

Agora, o Hospital quer ampliar a captação de córneas, que, segundo o dr. Andrei de Moraes, médico que coordena a equipe de transplantes do HSC, é bem mais simples e apresenta menos restrições a doadores.

O lançamento de uma campanha de conscientização sobre a doação foi feito durante um café da manhã com a imprensa na manhã desta terça-feira, 6.

A legislação brasileira sobre o processo doação transplante estabelece que somos todos doadores de órgãos desde que após a nossa morte um familiar (até segundo-grau de parentesco) autorize, por escrito, a retirada dos órgãos. Portanto, não basta você querer ser um doador de órgãos. Sua família também precisa saber. São eles que vão autorizar os médicos a fazer o transplante da sua vida para outras vidas. Diga em casa, diga para seus amigos, diga para todo mundo que você quer ser um doador.

Qualquer pessoa pode doar órgãos. Nenhuma religião é contra a doação. Pelo contrário, toda religião apóia o amor aos outros, que inclui o ato de doar-se. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre você e as várias pessoas que esperam um coração, um pulmão, um rim. Uma vida.

Não é necessário nenhum registro em documento. Basta deixar a família avisada. Ela vai considerar isso como último desejo e autorizar a doação.

 

Adão Lourenço
Adão Lourenço

MORTES NO RIO NEGRO

Um menino de 12 anos morreu nas águas do rio Negro, nas proximidades da localidade de São Judas Tadeu, em Mafra, neste sábado, 3.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele tentava atravessar o rio quando desapareceu.

O corpo foi encontrado no final da tarde de sábado. O menino foi levado ao Instituto Médico Legal, velado e sepultado neste domingo, 4.

O Corpo de Bombeiros de Três Barras localizou na manhã desta quarta-feira, 7, o corpo do aposentado Adão Ferreira (foto), 55 anos, desaparecido desde sábado, 3.

Segundo os familiares de Ferreira, ele estava pescando às margens do rio, próximo à Vila 1, quando desapareceu.

Os bombeiros localizaram o corpo a cerca de 500 metros do local onde ele desapareceu.

O Instituto Médico Legal (IML) deve recolher o corpo para posterior liberação à família.

 

Foto: Ana Maria tinha 34 anos/Arquivo Correio do Norte
Foto: Ana Maria tinha 34 anos/Arquivo Correio do Norte

CHOQUE E SURPRESA

Os depoimentos prestado pela ex-mulher e ex-namorada do segurança Leandro Emílio da Silva Soares, 26,  nesta segunda-feira, 5, chamaram a atenção da polícia para outro crime que ainda não foi solucionado em Joinville.

“Elas disseram que o suspeito já ameaçou matá-las, esquartejá-las e esconder o corpo delas em mala e jogar no rio, como já havia feito outra vez”, revelou o delegado ao jornal A Notícia.

O crime ao qual o segurança se refere pode ser o ocorrido em agosto de 2010, quando o corpo de uma mulher foi encontrado dentro de uma mala boiando à deriva no rio Cachoeira na rua Aubé, no bairro Boa Vista, também em Joinville. A vítima foi identificada como Ana Maria Gonçalves de Almeida, 34 anos, mas até hoje o autor do assassinato ainda não foi encontrado.

Ana era nascida em Três Barras e morava há alguns anos em Joinville. Uma prima da vítima estava em Três Barras quando viu na tevê uma reportagem sobre o caso e, pela descrição, deduziu se tratar da tresbarrense.  As tatuagens no corpo da mulher foram decisivas para o reconhecimento. Os familiares não tinham notícias de Ana Maria porque ela estava desaparecida há mais de um ano.

Apesar de ser tratado como um crime de homicídio, a causa mais provável da morte de Ana Maria ainda é um mistério. À época, o coordenador do IML, Nelson Quirino, encontrou pelo menos duas lesões depois de observar as condições externas do cadáver. “Existe um edema na cabeça, possivelmente provocado por uma paulada. Também há uma lesão na coluna cervical, que pode ser consequência do primeiro ferimento”, apontou Quirino. O médico ainda suspeita que Ana Maria tenha sido vítima de asfixia antes de ser colocada na mala. Ele observou que a língua dela está mais maleável do que deveria. “É um indício de asfixiamento. Uma análise do pulmão dela pode confirmar se isso realmente aconteceu. Caso haja ar dentro do órgão, é sinal que ela pode ter sido enforcada”, completou.

O delegado da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, Paulo Reis, disse que essa suspeita será investigada e que não descarta a hipótese de Soares ser o autor. No entanto, o suspeito negou esse crime em depoimento prestado na noite desta segunda-feira.

Soares se apresentou espontaneamente à Polícia nesta segunda e confessou que matou e esquartejou Mara Tayana Decker, de 19 anos, na semana passada.

 

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

MORTE EM ANTONIO OLINTO

Um homem morreu atropelado por um veículo Ônix na noite deste domingo, 4, na região de Lagoa da Cruz, município de Antônio Olinto.

O acidente aconteceu em um local de difícil visibilidade. O homem identificado apenas como Júlio entrou em óbito no local.
A Polícia Rodoviária Estadual atendeu a ocorrência com apoio da Polícia Militar de Antonio Olinto.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de de União da Vitória.
A Polícia apura a responsabilidade pelo atropelamento.
Foto: PC/Divulgação
Foto: PC/Divulgação

ASSASSINOS NA CADEIA

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Mafra (DIC), coordenada pelo delegado Rafaello Ross, prendeu nesta segunda-feira, 5, Josiel Carlos Rodokeiwicz, mais conhecido como “Curitiba” e Maicon Ferreira Alves, mais conhecido como Neguinho”, suspeitos de terem praticado o crime de roubo seguido de morte, ocorrido no dia 17 de janeiro deste ano, no bairro Restinga, em Mafra.

O crime ocorreu na casa de Erna Schade, de 79 anos, que foi morta pelos marginais com golpes com uma barra de ferro na cabeça. Foram roubados cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro e os documentos pessoais da vítima.

A Policia Civil já havia identificado e prendido Ronaldo Schelbauerque é sobrinho da vítima e é apontado como um dos autores do crime. As investigações indicam ainda que houve a participação de um menor no roubo. Ele também já foi identificado.

Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Mafra onde permanecem à disposição da Justiça.

 

Foto: Motocicleta foi furtada em Joinville/PM/Divulgação
Foto: Motocicleta foi furtada em Joinville/PM/Divulgação

MOTOCICLETA RECUPERADA

Na manhã desta terça-feira, 6 na Avenida SC 303, distrito de São Cristóvão, em Três Barras, uma motocicleta Honda CG, placas LZA-8605 de Joinville, que havia sido furtada, foi encontrada por policiais estacionada em frente a um estabelecimento comercial.

Dois autores do furto, que ocorreu em Joinville, um de 16 e outro de 19 anos, foram detidos. Eles confessaram o crime e foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Três Barras.

 

 

 

 

 

AUMENTO NÚMERO DE FURTOS EM CANOINHAS

Os registros de ocorrências policiais nos meses de março e abril, demonstraram crescimento considerável no número de furtos à residências no município de Canoinhas, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Devido a esse aumento significativo, uma série de ações foram desencadeadas pela Polícia Militar para minimizar os furtos, com ações preventivas, como mobilização da comunidade e ações para prender em flagrante os agentes que estão a frente destas ocorrências.

Segundo a PM, os resultados já estão aparecendo. Na manhã do último domingo (3), guarnições da PM prenderam em flagrante delito um homem que havia acabado de furtar uma residência no bairro Boa Vista, tendo o mesmo sido alvejado no pé durante sua prisão.

No dia seguinte, outro homem foi preso quando tentava fugir da viatura da Polícia Militar,  e com ele foi encontrado certa quantidade de maconha. Nesta quinta-feira, 8, no loteamento Santa Cruz, foi preso um homem por receptação de produtos furtados, sendo que os objetos haviam sido roubados na noite anterior.

Nestes quinze dias de operações intensas para reduzir o número de furtos, várias prisões foram efetuadas e autores de furto identificados, e que nos próximos dias poderão ser presos pela prática criminosa.

A PM de Canoinhas também orienta a comunidade que foram identificados alguns comportamentos que os criminosos usam para cometer os delitos, como bater palmas para verificar se há alguém em casa, pedir informações sobre nomes de pessoas que não moram no bairro, a fim de identificar possíveis vítimas e até ligar para a residência para ver se alguém atende ao telefone.

A Polícia Militar continuará empenhada nas operações, mas conta com a colaboração da comunidade para reduzir esta onda de furtos, a qual poderá ajudar com as seguintes ações:

1)    Reforçar a segurança de suas residências, fechando bem as portas, janelas e portões, bem como não deixando objetos de valor fora da casa, motivo que desperta o interesse dos criminosos, visto que eles esperam a melhor oportunidade para cometer o furto;

2)    Quando sair de casa, sempre avise algum vizinho para atender a residência e acionar a Polícia Militar (fone 190) se necessário;

3)    Ligar para a Polícia Militar (fone 190) sempre que perceber pessoas estranhas e em atitudes suspeitas rondando o bairro, ou veículos;

4)    Em ocorrendo qualquer tipo de furto, faça o registro da ocorrência, seja na Polícia Militar ou Polícia Civil, pois é através dos registros que as ações poderão ser planejadas e os autores identificados.

 

EXPLOSÃO NO BANCO

Três assaltantes ainda não identificados estouraram com o uso de explosivos os caixas eletrônicos da agência do Banco Bradesco, de Três Barras na madrugada deste sábado, 10.

Segundo a Polícia Militar, o trio chegou em duas motocicletas, invadiu a agência e explodiu um dos caixas, atingindo o segundo caixa que ficava ao lado. Toda a estrutura do prédio foi danificada pela explosão.

Vidros e pedaços de madeira ficaram espalhados no interior e calçada da agência.

Segundo apurou o site Portal de Canoinhas, testemunhas disseram ter visto três homens encapuzados, vestindo roupas pretas e armados próximos ao banco após a explosão. Ainda de acordo com o site,  a agência não possui câmeras de vigilância nem trava eletrônica nas portas. O alarme do banco não disparou.

Os ladrões, que teriam fugido em direção a Canoinhas ainda não foram localizados.

 

ASSALTANTE FARDADO

Quatro homens armados invadiram na madrugada desta sexta-feira, 10, a empresa Agrosem, de Canoinhas, localizada na rodovia SC-477, que liga Canoinhas a Major Vieira, depois de renderem o vigia.

Eles arrombaram o cofre da empresa e levaram quantia ainda não informada em dinheiro.

O vigia foi amarrado, amordaçado e preso em um banheiro. Logo em seguida os bandidos arrombaram o cofre da empresa com a ajuda de alavancas e martelos de ferro.

O crime só foi descoberto cerca de seis horas depois, quando funcionários chegaram para trabalhar, por volta das 8h, e encontraram o vigia preso no banheiro.

A Polícia Militar se surpreendeu ao analisar as imagens das câmeras de segurança da empresa e constatar que um dos assaltantes usava uma farda similar a da PM de Santa Catarina. Todos estava encapuzados, armados e usavam coletes à prova de balas. Nenhum membro da quadrilha foi identificado até o momento.

A Polícia Civil está investigando o caso.

 

Foto: SBC Mafra
Foto: SBC Mafra

AVÔ SUSPEITO

Um homem de 53 anos, suspeito de praticar abuso sexual, foi preso preventivamente pela Polícia Civil de Mafra, na manhã desta quinta-feira, 8. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Mafra, onde permanece à disposição da Justiça.

A investigação iniciou após denúncia recebida pela Polícia Civil de que uma menor com 10 anos estaria sendo filmada pelo avô em cenas pornográficas. Os policiais obtiveram acesso aos vídeos gravados com um telefone celular em que a vítima é molestada e filmada em posições obscenas.

Com o mandado judicial em mãos, o suspeito foi detido e encaminhado à delegacia, onde confessou à polícia que filmava a neta quando ficava sozinho com ela em sua casa, porém negou ter mantido relações sexuais com a menina.

Na residência do suspeito, foram apreendidos cartões de memória, pendrive e máquina fotográfica que serão submetidos à perícia para verificar se há mais imagens contendo cenas pornográficas envolvendo menores de idade.

“A menor deverá ser encaminhada para exames a fim de verificar se, além de ter sido filmada, foi violentada pelo avô, que não terá sua identidade revelada pela polícia para preservar e não expor a identidade da menor”, destaca o delegado Rafaello Ross, responsável pelo caso.

 

Foto: Pavimentação em rua de Canoinhas/Arquivo/Ascom
Foto: Pavimentação em rua de Canoinhas/Arquivo/Ascom

R$ 8,5 MI PARA A REGIÃO

O Ministério das Cidades liberou nesta terça-feira, 6, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), R$ 172 milhões para 78 municípios catarinenses.

Para seis municípios do Planalto Norte serão liberados R$ 8,5 milhões para obras de pavimentação e qualificação das vias urbanas. Canoinhas terá acesso ao maior montante (R$ 3 milhões), enquanto Três Barras terá R$ 1,5 milhão disponibilizados e Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo e Timbó Grande receberão R$ 1 milhão. Todos os projetos já haviam sido pré-aprovados.

O prazo final para adequação destes projetos será 27 de junho.

Em Canoinhas o dinheiro será usado na pavimentação de duas ruas.

Segundo o prefeito Beto Faria (PMDB), que não quis adiantar os nomes das ruas, foram solicitados R$ 47 milhões e deste valor Canoinhas teve aprovados R$ 11,25 milhões.

O Ministério, no entanto, nivelou os Municípios pela população e não pela necessidade dos recursos. Dessa forma, Canoinhas entrou na faixa de liberação de R$ 3 milhões.

Faria diz que em novembro deve assinar o contrato com o agente financiador, que deve ser a Caixa Econômica Federal. As obras devem começar em 2015.

Na semana passada, Faria assinou a ordem de serviço para pavimentação de mais cinco ruas: João da Cruz Krailing, Marechal Rondon, José Boiteux, João Tomaschitz, e trecho da Francisco de Paula Pereira. As obras iniciam ainda neste mês e representam outro investimento de R$ 3 milhões.

 

 

Rolar para cima