Semana teve nova cassação de mandato de prefeito, tresbarrense premiada e Força Tarefa

Confira o que foi destaque ao longo da semana no JMais:

Foto: Passagem do cargo de Kiem para Primo na segunda-feira, 4/Divulgação
Foto: Passagem do cargo de Kiem para Primo na segunda-feira, 4/Divulgação

MANDATO CASSADO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o quinto recurso de Israel Kiem (PSD) e David Ferens Primo (PP), prefeito e vice de Major Vieira, respectivamente. Desta vez, o TRE mandou que se cumpra imediatamente a decisão. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dessa forma, Kiem deve ser notificado oficialmente na segunda-feira, 11, da decisão. A partir de então, Orildo Severgnini (PMDB), segundo colocado na eleição passada, assume a prefeitura de Major Vieira.

Por telefone, Kiem disse ao JMais que seus advogados já estão recorrendo ao TSE com pedido de suspensão da decisão do TRE até que se julgue o mérito da questão. A liminar, no entanto, se sair, pode vir depois do cumprimento da decisão do TRE. Kiem se licenciou do cargo na semana passada para cuidar de um problema de saúde. Seu vice, também cassado, está no comando da prefeitura. Ambos são acusados de compra de votos na campanha passada.

O JMais também conversou com Severgnini. Tanto Kiem como seu adversário parecem confusos com relação aos próximos passados do processo. Severgnini acredita que será empossado na terça-feira, 12, mas ressalva que desconhece o rito da Justiça, já que ainda não se sabe se procedimentos como recontagem dos votos e diplomação devem ser refeitos. A recontagem de votos já foi feita no ano passado. No dia seguinte, quando Severgnini seria empossado, Kiem conseguiu uma liminar pra se manter no cargo.

 

bebida (1)LEI SECA

Vereadores de Três Barras começaram a discutir nesta segunda-feira, 4, projeto de lei de autoria do presidente da Casa, João Canani (PP), que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

O projeto deveria ser apreciado em primeira votação, mas propostas de emenda adiaram a votação para a próxima semana.

Pelas emendas, a proibição se restringe a locais próximo a escolas, pontos de ônibus, praças e na área verde do São Cristóvão, atrás do Caic. ”Achamos radical demais. Se for preciso aprimorar, faremos aos poucos, à medida que a lei for colocada em prática”, avalia o vereador Joel da Cruz (DEM).

Outra emenda proposta pelo vereador Gilson Nagano (DEM) proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em todas as vias e locais públicos da cidade a partir das 22h.

Em Canoinhas, a lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica em todas vias e locais públicos do município está em vigor há dois anos. No ano passado, no entanto, foi colocada em xeque depois que uma pessoa que se sentiu prejudicada pela lei entrou na Justiça questionando sua legalidade. O processo ainda não foi julgado.

 

Foto: Vereador João Grein comandou sua primeira sessão ordinária como presidente da Câmara de Canoinhas/Rodrigo Melo/Divulgação
Foto: Vereador João Grein comandou sua primeira sessão ordinária como presidente da Câmara de Canoinhas/Rodrigo Melo/Divulgação

VOLTA DO RECESSO

Após 15 dias de recesso parlamentar, vereadores canoinhenses retornaram aos trabalhos em plenário sob o comando de novo presidente. Vereador João Grein (PT) conduziu sua primeira sessão ordinária na noite de segunda-feira, 4, sendo prestigiado por familiares, amigos e companheiros de partido.

O petista substitui o vereador Neno Pangratz (PP), que ficou no comando da Casa por sete meses. “Fizemos um acordo de cavalheiros, um acordo baseado na democracia”, disse o novo presidente, ao elogiar a conduta de seu antecessor ao honrar compromisso verbal firmado entre ambos no final do ano passado.

Grein, que está em sua segunda legislatura, havia assinado o termo de posse durante ato realizado no gabinete da presidência, na manhã de sexta-feira, 1º.

Afirmou que sua gestão será baseada na manutenção da qualidade dos trabalhos já desenvolvidos pela Casa, atendimento de excelência à comunidade e na sequência da divulgação dos atos legislativos e das ações dos vereadores. “Prezando também pela economia, assim como já vem ocorrendo desde 2011”, garantiu.

Falou ainda sobre a responsabilidade que estava assumindo, já que está é a primeira vez que um agricultor chega ao comando do poder legislativo canoinhense. “Com toda humildade, digo que não quero decepcionar a minha categoria, nem a minha comunidade e o meu partido que é Canoinhas. Pois, quando a gente está num cargo público, está sendo convidado pela população a fazer o melhor para o nosso município”, acrescentou o vereador, que permanece como presidente até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

 

Foto: Jovem militar e cantor gospel foi executado a tiros e família diz que foi por engano/Arquivo da família/VVale
Foto: Jovem militar e cantor gospel foi executado a tiros e família diz que foi por engano/Arquivo da família/VVale

EXECUTADO

Um crime de homicídio levou medo à população do bairro Lagoa Dourada na noite de domingo, 3, em União da Vitória.

A Polícia Militar foi acionada às 22 horas, depois de receber denúncias de disparos de arma de fogo e de um corpo estendido na rua Leão Bartoski. No local foi constatado que Luiz Felipe Valões Frutuoso, de 18 anos, estava caído e apresentava três perfurações por arma de fogo. A ambulância do Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionada, mas a vítima já estava morta.

Ainda no local da ocorrência a Polícia Militar recebeu outras denúncias, informando que os moradores escutaram o barulho de duas armas de fogo e que foram ouvidos cinco tiros. Ainda de acordo com populares e uma testemunha, que pediu para não ser identificada, os suspeitos fugiram em uma perua Escort SW, cor branca, com placas de Curitiba (PR). A Polícia Civil abriu investigação para apurar os motivos da morte.

 

 

 

 

 

 

PERSEGUIÇÃO

Um homem de 37 anos deu trabalho para a Polícia na noite desta quarta-feira,6, no Jardim Esperança, em Canoinhas.

Ele foi seguido em um automóvel Golf, placas MLZ-4161, quando na rua Henrique Sorg, os policiais deram ordem de parada. Ele não obedeceu a ordem e no Loteamento Santa Cruz acabou parando depois de os policiais atirarem contra o veículo.

Os policiais precisaram usar a arma de choque elétrico (teaser) para conter o suspeito.

O condutor foi autuado e conduzido para a Delegacia da Comarca de Canoinhas.

Com ele estava uma jovem de 17 anos.

 

op 7FORÇA TAREFA 3

A Polícia Civil e a Polícia Militar de Canoinhas realizaram durante a madrugada desta sexta-feira, 8, Operação Força Tarefa III, com o objetivo de repreender o tráfico de drogas, as vendas (bocas de fumo), identificar suspeitos, e retirar de circulação armas de fogo.

Trabalho da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas resultou no levantamento de oito pontos de drogas no distrito de São Cristóvão, em Três Barras. Com autorização da Justiça, policiais civis e militares iniciaram às 5 horas desta sexta a operação de revista nestes locais.

Segundo o delegado regional Wagner Meirelles, foram apreendidas quase 200 pedras de crack prontas para comercialização, uma arma de fogo e aproximadamente R$ 3 mil em dinheiro, o que caracteriza comércio de drogas. Ainda foram encontrados diversos objetos de furto usados como moeda na troca pela droga.

 

Foto: Alunas no ato de formatura/Rodrigo Melo/Divulgação
Foto: Alunas no ato de formatura/Rodrigo Melo/Divulgação

FORMATURA

Depois de serem preparadas para o cumprimento de missões no campo do policiamento ostensivo e da preservação da ordem pública, 34 alunas que concluíram o Curso de Formação de Soldados (CFSd), em Canoinhas, passam a ingressar o quadro da Polícia Militar catarinense.
O ato de formatura aconteceu na manhã de sexta-feira, 8, no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sendo acompanhado por autoridades civis e militares, policiais militares da ativa e da reserva, além de familiares e amigos das formadas.
O legislativo canoinhense marcou presença na solenidade. Para o presidente da Câmara, vereador João Grein (PT), a defesa do cidadão e da sociedade ganha um importante reforço com as novas profissionais. “Vêm para somar e auxiliar os policiais que já estão na ativa a garantir a segurança e a ordem pública no território catarinense. Tenho certeza que irão bem representar e elevar ainda mais o nome dessa instituição que é a Polícia Militar”, ressaltou.
Já o vereador Renato Pike (PR) enfatizou o trabalho do 3º BPM, que só esse ano formou duas turmas de soldados, totalizando 63 novos profissionais para o quadro da PM. “É preciso reconhecer o empenho do comando do batalhão para que os cursos fossem realizados em Canoinhas. Também vale registrar o empenho dos monitores, que não mediram esforços para repassar o conhecimento teórico e prático e preparar esses novos profissionais para a carreira militar”, afirmou.
Simultaneamente, também foram realizadas cerimônias nas cidades de Florianópolis (136 soldados femininos) e São Miguel do Oeste (32 soldados femininos). Desta forma, a corporação passa a contar com 202 novas profissionais. Desde 2011, a Polícia Militar registrou o ingresso de 3.037 novos policiais.

 

Foto: Sabrina Mizva no pódio da categoria equipes/Divulgação
Foto: Sabrina Mizva no pódio da categoria equipes/Divulgação

TRESBARRENSE PREMIADA

O Brasil deu show no último dia do Campeonato Sul-Americano sub-11 e sub13, que foi realizado na cidade de Chiclayo, no Peru, e se encerrou neste domingo. Foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, nos dois naipes da categoria sub-13.

A tresbarrense Sabrina Mizva, que faz parte da Seleção Brasileira, conquistou medalhas de bronze nas categorias duplas e equipes. Na categoria duplas, ela jogou com Beatriz Kimoto.

Sabrina e Beatriz começaram bem e avançaram até as semifinais, após passarem pela dupla do Equador e do Chile. No entanto, diante das peruanas Gianella Huapaya e Kelly Santur, elas acabaram sucumbindo e ficaram com a medalha de bronze. Gianella e Kelly acabaram ficando com o ouro.

 

 

REAJUSTE DE LUZ

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou os índices de reajuste das tarifas de fornecimento de energia elétrica para cada classe de consumidores da Celesc Distribuição. Os novos valores tarifários terão vigência a partir desta quinta-feira, 7.

Conforme definido pela Agência Reguladora, o Índice de Reajuste Tarifário (IRT) para o período 2014-2015 é de 23,21%.

Para os consumidores residenciais, atendidos em baixa tensão (Grupo B), o efeito médio percebido do reajuste será de 22,76%.

Para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte, como shopping (Grupo A), o efeito médio será de 22,42%.

 

Rolar para cima