Confira os destaques da semana no JMais:
O Governo do Estado de Santa Catarina decretou luto oficial de sete dias em razão do falecimento do ex-governador do Estado e atual senador da República, Luiz Henrique da Silveira, neste domingo, 10.
O governador João Raimundo Colombo (PSD) manifestou profundo pesar pela morte do político catarinense. “Ainda estou chocado. Um fato triste e lastimável para Santa Catarina. Conversei com o senador na noite de sábado, por volta das 23h. Luiz Henrique me ligou. Estava bem. Falamos sobre diversos assuntos. Estou profundamente comovido. A presidente Dilma Rousseff me ligou para manifestar seu pesar e sua solidariedade com os catarinenses. Luiz Henrique era um grande homem. Um dos maiores e melhores homens que eu conheci na vida. Luiz Henrique era mais do que um amigo, um irmão, um confidente”, disse o governador.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 11.
Seguindo parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) e recomendação da comissão técnica de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, vereadores canoinhenses aprovaram em segundo turno as contas do exercício de 2013, primeiro ano de gestão do prefeito Beto Faria (PMDB).
A votação definitiva aconteceu na sessão ordinária de segunda-feira, 11, sendo que a apreciação ocorreu de forma unânime.
Apesar de o TCE ter recomendado a aprovação das contas, o parecer trouxe ressalvas. Porém, todas com possibilidade de correção e adequação por parte da municipalidade.
Um caminhão estacionado desde sexta-feira, 9, no posto São Pascoal, na localidade de mesmo nome, em Irineópolis, foi vistoriado pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, 15. Segundo informações preliminares, o veículo teria sido furtado de uma empresa de Brusque (SC) e, por motivo ainda desconhecido da Polícia, teria sido abandonado no pátio do posto.
A Polícia Militar de Irineópolis acionou a Polícia Civil, que está em contato com a Polícia paranaense para tentar esclarecer o caso.
Na manhã desta segunda-feira, 11, na escola da localidade de São João dos Cavalheiros, em Três Barras, uma professora foi desacatada por alunos que estavam depredando objetos da sala de aula.
Os adolescentes com 14, 15 e 16 anos de idade estavam em aula quando começaram a brincar com um armário da sala, até quebrá-lo. Eles usaram um pedaço do armário para bater no chão, causando perturbação na sala e em toda a escola. Por esse motivo foram convidados a se retirar da sala, momento em que se iniciou o desacato contra a professora.
Os adolescentes foram apreendidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
Na madrugada desta terça-feira, 12, na avenida Abraão Mussi, distrito de São Cristovão, em Três Barras, dois homens tentaram furtar fio de cobre de uma empresa.
Policiais conversaram com os vigilantes da empresa que flagraram os dois homens tentando furtar 150 kg de fio de cobre. Os homens foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
Os adolescentes foram apreendidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
Na noite desta segunda-feira, 11, na rua Emilio Scholtz, bairro Tricolin, em Canoinhas, dois homens assaltaram um estabelecimento comercial. Segundo o proprietário do local, a dupla chegou a pé e anunciou o assalto, levando R$ 700 em dinheiro. Os ladrões usavam capacetes e estavam armados com um revólver. Eles fugiram em uma motocicleta Honda Biz de cor escura, sentido centro de Canoinhas. Os suspeitos não foram localizados.
O assalto tem semelhanças com outro ocorrido na quinta-feira, 7, em um posto de combustíveis do Campo d’Água Verde, também em Canoinhas. Segundo o posto, a dupla chegou armada e usando capacetes renderam o caixa e levaram R$ 500 em dinheiro.
A Polícia investiga se há ligação entre os dois assaltos.
O Câmpus Canoinhas comemora uma nova conquista. O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprovou, na reunião do dia 29 de abril, a oferta do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o primeiro semestre de 2016. Este será o segundo curso de graduação do Câmpus Canoinhas, que deu início, neste ano, ao curso superior de tecnologia em Alimentos.
O novo curso se encaixa no eixo Informática/Comunicação, já consolidado no curso técnico em Informática, ofertado pelo Câmpus na modalidade concomitante, em que o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. “Estamos investindo na verticalização dos eixos tecnológicos, para que os alunos dos cursos técnicos possam continuar seus estudos aqui mesmo em Canoinhas”, ressalta a diretora do Câmpus, Maria Bertília Oss Giacomelli
A duração do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas será de seis semestres, com 40 vagas por semestre. Ao final do curso, o aluno estará apto para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.
Uma loja de peças automotivas incendiou na tarde desta quarta-feira, 13, na avenida Presidente Nereu Ramos, no bairro Jardim Moinho, em Mafra, bem próximo do campus da Universidade do Contestado (UnC).
Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, que levou mais de cinco horas para debelar o fogo, não houve vítimas e as causas do incêndio só serão conhecidas mediante perícia.
O delegado Brasil Guarani, que preside o inquérito que apura as circunstâncias da morte de 51 pessoas da região de União da Vitória no dia 14 de março em um acidente na Serra Dona Francisca, em Joinville, divulgou o resultado da perícia nesta quinta-feira, 14.
Segundo ele, o motorista do ônibus que se dirigia ao litoral paranaense, Cérgio da Costa, estava alcoolizado no momento do acidente.
Conforme o delegado, Costa teria causado a tragédia por exaustão física, pressão psicológica e consumo de bebida alcoólica. Pelo laudo divulgado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), ele possuía 1,49 decigramas de álcool no sangue do motorista. A partir de 0,33, o motorista já é autuado e não pode dirigir.
Nenhum dos passageiros, no entanto, afirmou ter visto o condutor ingerir bebida alcoólica. A hipótese de que o motorista teve um mal súbito, levantada no começo da investigação, foi descartada pelo resultado do laudo cadavérico. Segundo relato de passageiros à Polícia Civil, a condução do motorista estava normal até a descida da Serra.
A perícia não detectou falha mecânica, com exceção do superaquecimento dos freios. O ônibus estava a 90km/h no momento que desgovernou, e caiu a 120km/h, de acordo com a perícia do IGP.
O inquérito final tem 550 páginas e será protocolado no Judiciário na tarde desta quinta, 14. São 62 laudos, destes 54 são do IGP, 51 apontam a causa da morte de cada uma das vítimas. Outros dois laudos analisaram amostras de sangue do motorista para saber se ele havia consumido alguma substância, como bebida alcoólica. O último laudo é um estudo nos destroços do ônibus e no lugar do acidente.
Enquanto a administração municipal tenta maquiar a situação, as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do Município vão de mal a pior. Faltam professores ao ponto de a Associação dos Pais e Professores (APP) da Escola Maria Lovatel Pires estar pagando o salário de uma professora de Ciências a fim de garantir educação aos alunos da unidade escolar. Até o dia 4 de abril, a escola ficou sem professor de Matemática, Inglês e Língua Portuguesa. Neste dia, três professores admitidos em caráter temporário (ACTs) assumiram as funções. No dia 30 de abril, no entanto, todos foram dispensados. No caso do professor de Matemática, a APP também está pagando pelas aulas até que saia uma portaria do Município habilitando o professor a assumir a disciplina.
No dia 30, o Município deu a última cartada para tentar manter os ACTs. A Justiça não aceitou. Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado no final do ano passado entre os Municípios da comarca e o Ministério Público, prevê a contratação de professores por meio de concurso para assumir cargos efetivos, vetando, dessa forma, a contratação de ACTs.
Levantamento feito pelo JMais mostra que além do Lovatel, faltam professor de Geografia, um administrador escolar e dois auxiliares de cozinha na Escola Severo de Andrade. O 1º bimestre fechou com os alunos sem notas de Geografia. A escola mandou um bilhete para os pais explicando que as aulas estão sendo ministradas por uma pedagoga, sem condições de fazer avaliação.
No Rio do Pinho faltam professores de Matemática, História, Geografia e Ensino Religioso. Na Escola Maria Isabel de Lima Cubas faltam professores de História e Inglês. Já na localidade de Barra Mansa não há professores de Matemática, Ensino Religioso, Ciências e monitores.
Na Escola Reinaldo Kruger não há professor de Educação Física desde o início do ano. A professora do terceiro ano do primário foi exonerada por ser ACT e não há previsão de substituição.
Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) faltam, além de professores, monitores e serventes (veja quadro ao lado).
Para o prefeito Beto Faria (PMDB), a falta de profissionais nas escolas e CEIs é fatura liquidada. “Estamos apenas na fase de chamado dos profissionais. Acontece que quando chamado, o professor tem 30 dias para decidir se aceita. É um período que tem de ser respeitado”, argumenta. Ele garante que não faltam recursos para as contratações. Questionado sobre a falta de portaria para o caso do professor de Matemática do Lovatel, Faria disse que está assinando portarias a todo o momento. Ele ainda disse que desconhece o fato de APPs de escolas estarem bancando o salário de professores enquanto o Município não nomeia nenhum concursado.