Semana teve prefeito cassado, fazenda invadida e advogado assassinado

Confira o que foi destaque no JMais:

etoEm uma sessão de mais de seis horas que começou na noite de quarta-feira, 3, e se estendeu pelo começo da madrugada desta quinta-feira, 4, os vereadores de Mafra decidiram por sete votos a dois, cassar o mandato do prefeito Roberto Agenor Scholze (PT).

A decisão veio dois dias depois de a juíza da Comarca, Liana Bardini Alves, ter determinado o afastamento do prefeito do cargo por ter contratado a mãe e a madrasta para ocupar cargos comissionados, o que caracterizaria nepotismo. Motivo semelhante levou a Câmara a cassar o mandato de Scholze. Depois de se dar conta da irregularidade, ele teria apagado os registros das contratações da mãe e da madrasta dos arquivos do departamento pessoal da prefeitura.

Scholze não compareceu à sessão, alegando problemas de saúde. Mais cedo, ele disse ao JMais que tinha amparo legal quando contratou a mãe e a madrasta para trabalharem na Secretaria Municipal do Programa Bolsa Família. Ele disse que se baseou em uma súmula vinculante (mecanismo que tem força de lei e deve ser seguido por todos os tribunais) que trata sobre contratação de funcionários públicos. “Minha mãe foi secretária há muitos anos, tem duas formações e está terminando outra graduação, além de ser pessoa de extrema confiança para mim”, justificou.

A questão vem de 2013, quando o Ministério Público entrou com ação contra o prefeito baseado na Lei Orgânica do Município, que veda a contratação de parentes no serviço público para ocupar cargos comissionados. Imediatamente, Scholze exonerou a mãe e a madrasta. “Ainda não fui notificado efetivamente (até quarta-feira, 3), só sei da decisão pela imprensa. Assim que for notificado, vamos recorrer”, afirmou. Scholze disse que ambas desenvolveram suas atividades de maneira exemplar, tanto que muitas pessoas lamentaram as exonerações.

Da decisão judicial, cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Estado (TJSC). Enquanto o TJSC não apreciasse o recurso de Scholze, ele se manteria no cargo. Com a decisão da Câmara, no entanto, a perda de mandato é imediata. Pelos trâmites normais, assumiria seu vice, Milton Pereira (PMDB). Como Pereira morreu em 2013, o cargo deveria ser ocupado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edenilson Schelbauer. O presidente, no entanto, renunciou ao cargo em favor do vice-presidente da Câmara, Abel Bicheski. Dessa forma, pela segunda vez em cinco anos, em um mesmo dia Mafra teve três prefeitos. O mesmo ocorreu durante o mandato de Jango Herbst (PMDB).

vereadores-portouniao-aumentoA Câmara de Vereadores de Porto União aprovou em primeira votação na terça-feira, 2, o projeto que propõe o aumento no número de nove para 11 cadeiras de vereadores a partir da próxima legislatura. A preposição é dos vereadores Alceu Jung (DEM), Osmar Martins (DEM) e da vereadora Maria Aldair de Carvalho (PP). A justificativa é de que a cidade terá maior representatividade. Uma segunda votação precisa ocorrer. Ela acontece dez dias após a primeira e, por conta da polêmica, é possível que os vereadores decidam por uma sessão extraordinária, ainda na semana que vem, para encerrar o assunto.

Seis vereadores votaram a favor do aumento. Já os vereadores Gildo Masselai (PP) e o presidente da Casa, Almir Borini (DEM), votaram contrários ao aumento. O vereador Carlos Roderlei Pinto, o “Polaco do Bifão” (PSD), optou pela abstenção.

 

 

 

casaUm incêndio em uma casa em Mafra matou duas crianças na manhã desta segunda-feira, dia 1º. Os meninos tinham 8 e 9 anos e seriam irmãos, segundo as primeiras informações divulgadas pelo G1 SC.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 6h em uma residência rua do Portão, no bairro Imbuial. A casa mede aproximadamente 90 m² e quando os bombeiros chegaram, o fogo já havia consumido dois quartos e o banheiro, totalizando 45 m² atingidos. No quarto estavam os corpos dos irmãos, já carbonizados. Outras duas crianças, de 3 e 5 anos, foram resgatadas, além de seus pais de 25 e 28 anos.

Os quatro foram levados para um Pronto Socorro pela Polícia, segundo os bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

A Polícia Civil deve investigar as causas do incêndio.

 

 

drogas 1-6 3Anderson Moreira, mais conhecido como Índio, e Guilherme Rodrigues foram presos na tarde desta segunda-feira, dia 1º, no distrito do São Cristóvão, em Três Barras, por policiais civis e militares de Canoinhas, com apoio do Ministério Público.

Segundo o delegado regional Wagner Meireles, a dupla foi flagrada com 25 pedras de crack, sete pedras de cocaína, cinco buchas de maconha e R$ 1,6 mil em dinheiro, além de papel alumínio, usado supostamente para embrulhar a droga, e telefones celulares.

Os dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas, onde permanecerão à disposição da justiça. “A desarticulação de mais esse ponto de venda de drogas no bairro São Cristóvão decorre da união das forças públicas de Canoinhas no combate ao tráfico de drogas, sendo mais uma etapa da operação denominada “Arrastão”. Já são quatro pessoas presas em flagrante em menos de uma semana”, frisou Meireles.

 

Sem título-1Mais quatro homens foram presos na tarde desta quarta-feira, 3, no distrito de São Cristóvão, em Três Barras, acusados de envolvimento com o tráfico de drogas. Participaram da operação policiais civis, militares e Ministério Público.

As prisões foram feitas baseadas em investigações que duraram meses. Os policiais envolvidos na operação juntaram uma série de provas de envolvimento de Dorival Tibes, Marlon Ostroski dos Santos, Valdemir Lemes, o Fio, e Antonio Jesus Fernandes, o Bike, com o tráfico de drogas. Eles foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas e estão a disposição da Justiça.

Também foi cumprido mandado de prisão preventiva decretado em desfavor de Anderson Moreira, o Índio, que está preso preventivamente em razão da prisão em flagrante ocorrida na segunda-feira, dia 1º, por tráfico de drogas.

Segundo o delegado regional Wagner Meirelles, mais de dez pessoas já foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas em Canoinhas e Três Barras nos últimos dois meses. As prisões fazem parte da Operação Arrastão, que desde o ano passado tenta coibir o tráfico de drogas na região. “Hoje é mais uma vitória das forças públicas regionais. O trabalho harmônico das forças públicas em Canoinhas e Três Barras é fruto do bom relacionamento entre as instituições Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público, que estão a trabalhar em conjunto com a Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, unidade policial civil onde se tem concentrado as informações recebidas pelo Ministério Público e Polícia Militar, no que diz respeito ao combate ao tráfico de drogas”, frisou Meirelles.

unoNo final da tarde desta quarta-feira, 3, um acidente na BR 280, na localidade de Cachoeirinha, em Porto União, vitimou a adolescente Joice Maiara dos Santos Ferreira, de 14 anos. Sua avó, Maria Alves de Lima, ficou com ferimentos nas pernas.

As duas foram atropeladas por um Uno que presta serviço para a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto União.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Porto União, avó e neta atravessavam o asfalto quando foram surpreendidas pelo veículo que atingiu, principalmente, a menina. Joice teria morrido no momento do impacto. Sua avó foi encaminhada para o Hospital São Braz, de Porto União.

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, já foi informado sobre o acidente e presta assistência à família da jovem.

 

 

advogado assassinadoO advogado Tadeu Luka foi assassinado com um tiro na cabeça na tarde desta quinta-feira, 4, na localidade de Iraceminha, interior de Itaiópolis.

Segundo a Polícia, ele teria ido acompanhado de um cliente até a casa do assassino que, teria iniciado uma discussão com ambos. O assunto seria uma disputa de terras envolvendo as famílias do assassino e do cliente do advogado.

Logo no início da discussão, o assassino teria desferido um soco no rosto de Luka e, em seguida, sacado de um revólver e disparado contra a cabeça do advogado. Luka teria morrido instantaneamente.

O assassino, que não teve sua identidade revelada até o momento, teria dito que “esse aí não me incomoda mais”, e arrastou o corpo da vítima para fora da varanda. Em seguida o assassino teria desaparecido.

Policias de Itaiópolis e Mafra trabalham nas buscas ao suspeito.

 

bomb 4Antônio Kutas Domanski, 51 anos, caiu em um poço na localidade do Cerrito, interior de Canoinhas, na manhã deste sábado, 6.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi ligar um fio de energia do motor do poço e acabou caindo para dentro, de uma altura aproximada de oito metros. Com técnicas de salvamento em altura, os bombeiros conseguiram resgatar o homem.

Depois de retirado do poço, o homem foi imobilizado, aquecido e encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal. No momento, ele passa bem.

 

 

 

 

ruas interior 1Moradores do interior de Canoinhas contestaram a resposta do secretário de Obras de Canoinhas, Bene Carvalho, em resposta à ação civil pública proposta pelo Ministério Público por causa da precariedade das estradas do interior do Município. Segundo Bene, em entrevista ao JMais, 90% dos problemas no interior estariam resolvidos.

As estradas sem receber melhorias são, de acordo com Bene, de Taquarizal, Campo dos Buenos, Campina dos Ribeiros e Campo dos Pontes. O secretário disse que empresas cujos caminhões trafegam diariamente por essas estradas carregando cargas de pinus se responsabilizaram por fazer a conservação. A prefeitura dará cargas de brita como contrapartida. “Estamos dando os últimos retoques no interior para poder cuidar do urbano. Nenhum agricultor deixou de escoar safra e o problema no transporte escolar foi apenas no começo do ano”, garantiu na semana passada em entrevista ao CN.
Segundo Adriano Figura, que mora no Rio dos Pardos, na estrada geral da localidade, quando chove não se tem meios de se sair de casa. “Temos procurado a Secretaria de Obras e, simplesmente, não somos atendidos.” Segundo ele, há cinco anos não se faz manutenção nas estradas. Ele cita, ainda, a estrada da Serra da Lagoa, que liga Canoinhas a Bela Vista do Toldo, que também está sem manutenção, segundo Figura.

ruas interior 2A ironia é que na Serra das Mortes, bem próximo das duas estradas, há um britador da prefeitura. “Podemos dizer que é o falecido britador. Há três anos não funciona e quando funciona não atende a comunidade. Não se sabe para onde vão as pedras”, afirma. Ele conta que, recentemente, por causa da festa ocorrida no Rio dos Pardos, 50 metros de estrada foram patrolados e cascalhados. “Mas vá ver para dentro. Só uma maquiagem”, afirma.

Moradores da localidade de Rio d’Areia do Meio também reclamam das condições da estrada geral. Segundo Alcione Machado, quando chove a rua fica intransitável. “É uma vergonha a falta de manutenção”, afirma, lembrando que a estrada dá acesso a várias localidades do interior.

No Parado, a situação também é complicada. Vanderlei Tromm diz que assim que chove a rua fica intransitável. Ônibus do Coletivo Santa Cruz chegou a encalhar com as chuvas da semana passada. Transitar com veículo pequeno fica ainda mais complicado.

Bene afirma que o britador da Serra das Mortes funcionou até o final do ano passado, mas teve problemas. “Queremos ver se ele volta a funcionar ainda neste mês”, garante.

Sobre as estradas citadas na reportagem, o secretário diz que um britador móvel está sendo levado para a estrada do Rio d’Areia do Meio para fazer um serviço emergencial.

Sobre o Rio dos Pardos e Serra da Lagoa ele afirma que irá verificar, especialmente porque a estrada do Rio dos Pardos não é totalmente municipal. Boa parte do trecho é estadual. Mesmo assim, ele afirma que uma patrola já está no local. “No Parado, trabalhamos bastante nesta semana. Durante a próxima semana vamos verificar outros pontos”, garante.

greve prof 2A Assembleia Estadual do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte-SC) deliberou na tarde desta quarta-feira, 3, por ampla maioria, a suspensão da greve que começou em 24 de março. Uma nova Assembleia está marcada para o dia 5 de agosto, para avaliar os resultados das negociações. A primeira reunião da mesa de negociação já está marcada para a próxima segunda-feira, 8. Cerca de 3 mil trabalhadores em educação participaram e avaliaram o documento enviado na terça-feira, 2, pelo Governo. O encontro aconteceu no pavilhão da Efapi, em Chapecó.

No último documento enviado pelo Governo, está explícito que o acordo feito anteriormente continua válido, apesar de o Governo ter afirmado anteriormente que o acordo proposto não tinha mais validade. Além disso, o documento indica outros pontos importantes de negociação, que podem abrir perspectivas no debate da nova carreira do magistério catarinense.
Na região de Canoinhas cerca de 50 professores tinham aderido à greve.

Em nota, a Secretaria de Estadual de Educação informou que irá publicar na semana que vem uma portaria com as diretrizes para a reposição das aulas perdidas durante o período de greve.

 

mst tbO Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) em Santa Catarina informou nesta terça-feira, 2, que desconhece a invasão de uma fazenda em Três Barras por cerca de 250 pessoas no domingo, 31. A fazenda pertence à família Shimoguiri, que tem uma dívida com a União relacionada à área. O Movimento Sem-Terra (MST) usa esta dívida para justificar a invasão. A família, no entanto, diz que está resolvendo a situação.

O advogado da família, Paulo Glinski, entrou com pedido de reintegração de posse da área nesta segunda-feira, dia 1º. Ele alega que o terreno é produtivo e que, portanto, não se justifica a invasão. O advogado reconhece a dívida tributária, mas lembra que grande parte está sendo parcelada. “Existe expectativa de quitação, portanto, a dívida não justifica a invasão”, afirma. Ainda de acordo com o advogado, as dívidas tributárias se referem à extinta Agropecuária Shimoguiri.

Glinski diz que seus clientes não pretendem agir sem a efetiva participação da Justiça e que vai aguardar os trâmites legais.

O Incra, por meio de sua assessoria, disse que tomou conhecimento da invasão somente na segunda e que, assim que acionado pela Justiça, deve mediar um possível conflito entre invasores e a família Shimoguiri.

Rolar para cima