Semana teve professora ameaçada por aluno, carro caindo no Valetão e tresbarrense assassinado

Confira os destaques da semana no JMais

Osmar OleskoviczMAIS TRANSPARÊNCIA

Com a aprovação do projeto de lei nᵒ127/2014, toda placa informativa de obra realizada pela prefeitura de Canoinhas terá de trazer obrigatoriamente o nome do responsável técnico por sua fiscalização e execução.

A votação definitiva aconteceu na sessão ordinária de segunda-feira, 15 e, assim como já havia ocorrido no primeiro turno, a Câmara foi unânime pela aprovação da matéria de autoria do vereador Osmar Oleskovicz (PSD – fot0).

Atualmente, as placas contam apenas com o nome da empresa que está realizando a obra, as fontes de recurso e o prazo de entrega. “É uma forma de a população saber a quem recorrer no caso de dúvidas ou, até mesmo, na busca de informações mais precisas sobre essas obras”, explicou.

Oleskovicz acredita que tornando público o nome, o fiscal se sentiria pressionado a realizar uma avaliação mais eficiente em todas as etapas de execução da obra. “Fazendo com que também seja feita uma análise mais criteriosa dela antes do seu recebimento por parte da municipalidade”, observou.

Pelo projeto, que agora segue para sanção ou veto do prefeito Beto Faria (PMDB), toda placa deverá trazer ainda o endereço eletrônico na internet onde estarão constados o edital de licitação completo, o memorial descritivo, plantas, informações técnicas e o contrato de execução e até seus aditivos no caso de necessidade.

Ao também dar transparências a esses dados, o vereador acredita que diminuiria o número de obras mal feitas, inacabadas e até de qualidade duvidosa. “Tanto a empreiteira se sentiria na obrigação de obedecer todos os requisitos estabelecidos pelo contrato, quanto a prefeitura teria mais cuidado no sentido de cobrá-los em sua totalidade”, concluiu o autor do projeto.

 

Foto: Cães farejadores foram usados na investigação/Guarnição Especial da PM de Mafra/Divulgação
Foto: Cães farejadores foram usados na investigação/Guarnição Especial da PM de Mafra/Divulgação

TRÁFICO EM MAFRA

A Polícia Militar prendeu três pessoas, dois homens e uma mulher, suspeitas de tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira, 12, em Mafra.

Segundo a PM, a prisão aconteceu após os policiais militares flagrarem o movimento de usuários de drogas saindo do ponto de venda.

Na casa, os policiais militares encontraram maconha, agendas com anotações de contabilidade, dinheiro e outros indícios. De acordo com a PM, o suspeito principal não possui emprego e sustentava um padrão de vida que não condizia com a falta de renda.

Os policiais militares utilizaram um cão farejador na tentativa de localizar entorpecentes escondidos. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e depois ao Presídio Regional de Mafra. Em uma semana, a Polícia Militar prendeu cinco traficantes na cidade. Com essas ações a polícia local pretende reduzir a incidência de furtos em residência, crime que tem ligação direta com o tráfico.

 

 

PROFESSORA AMEAÇADA

Na tarde desta terça-feira, 16, policiais atenderam na Cohab 1, uma ocorrência de dano ao patrimônio publico e ameaça em uma escola.

Segundo uma professora do estabelecimento de ensino, um adolescente com 17 anos de idade quebrou uma porta do estabelecimento e proferiu ameaças contra ela.

A PM apreendeu o adolescente e o conduziu para a Delegacia da Comarca de Canoinhas para serem tomadas as devidas providencias.

O Conselho Tutelar acompanha o caso.

 

MAIS UMA LOJA ASSALTADA

Dois homens armados assaltaram uma loja de informática e importados no bairro Alto das Palmeiras, em Canoinhas, na tarde desta quinta-feira, 18.
Ao entrarem na loja, eles pediram para ver um celular. Enquanto o funcionário buscava o aparelho, um dos homens, armado, anunciou o assalto, ordenando que as vítimas entrassem no banheiro e ficassem ali por 15 minutos de joelhos.

Eles levaram um relógio, treze celulares, um notebook, um Playstation, quatro tablets, quatro iPhones e vinte frascos de perfume, além de quantia não informada em dinheiro.
Cerca de 15 minutos depois de os ladrões deixarem o local, os funcionários da loja, de 20 e 24 anos, saíram do banheiro e chamaram a Polícia Militar.
Policiais civis e militares trabalham nas buscas aos assaltantes.

 

Chovia no momento do acidente/Biluka
Chovia no momento do acidente/Biluka

DE CABEÇA NO ARROIO

A ação rápida, precisa e corajosa da guarnição da viatura 4222 composta pelos soldados Diogo e Bonka evitou danos maiores a um motorista na noite desta quinta feira, 18, em Canoinhas.

O motorista caiu dentro do Arroio Manjolo, o “Valetão”, como é mais conhecido.

Segundo relato do motorista com 21 anos, ele entrou com o veículo Verona, placas LYR 7689, de Canoinhas, pela rua Jose Boiteux,  próximo à Prefeitura e, em determinado momento, a porta do carona se abriu. O motorista, no impulso de fechá-la, perdeu o controle do carro e caiu no arroio que devido às chuvas na região, estava com aproximadamente 80 centímetros de água e com correnteza.

Os policiais foram os primeiros a chegar no local. Eles entraram no arroio, retirando o motorista que se encontrava dentro do veículo. Os bombeiros foram acionados e conduziram o rapaz para o Pronto Atendimento Municipal para uma avaliação médica. Ele se apresentava confuso e com algumas escoriações.

O policial Diogo relatou que o motorista “teve sorte dupla: nível da água baixo e a guarnição ter chegado rápido, já que o rapaz estava preso dentro do carro”.

 

NAMORADO ATIRADOR

Uma adolescente, de 15 anos, foi baleada pelo ex-namorado na manhã desta quarta-feira, 17, na Vila Blascyk, em São Mateus do Sul. A jovem estava em sua casa quando foi alvejada por Ederval Oliveira de Gois, de 19 anos.

O suspeito atirou na menor de idade e depois tentou fugir. Um rapaz, de 22 anos, que não teve o nome revelado pela polícia, tentou auxiliar na fuga. Porém, os dois jovens foram presos pela Polícia Militar.

A vítima foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul com ferimentos graves. Ela foi transportada para o Pronto-Socorro, mas teve que ser transferida para Curitiba. A adolescente está em estado grave e corre risco de morte.

A polícia não soube informar quantos tiros acertaram a jovem. O ex-namorado da adolescente e seu cúmplice estão presos na Delegacia de Polícia Civil de São Mateus do Sul.

 

Foto: Marcos tinha parentes em Canoinhas e Três Barras/Arquivo Pessoal/Facebook
Foto: Marcos tinha parentes em Canoinhas e Três Barras/Arquivo Pessoal/Facebook

TRESBARRENSE ASSASSINADO

O corpo do tresbarrense Marcos Tinfe Follador, 46 anos, foi encontrado em um rio de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, no início da tarde desta quinta-feira, 18. A descoberta aconteceu na rua Mato Grosso, no bairro Rio Verde. Segundo a Polícia, Follador foi morto pelo enteado na madrugada da sexta-feira, 12.

A esposa da vítima, Solange Barbosa dos Santos, procurou o site Banda B para relatar o drama que estava vivendo desde o desaparecimento dele. Na casa do casal, no Victória Régia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ela encontrou apenas marcas de sangue e destruição. O autor, enteado de Follador, de 25 anos, confessou o crime.

“Não sei o que aconteceu. Quando cheguei, a minha casa estava cheia de sangue e o meu filho confessou o crime e apontou que jogou o meu marido em um rio””, afirmou Solange, em entrevista à Banda B.

De acordo com Solange, o marido trabalhava como engenheiro químico em uma empresa em Araucária, na região metropolitana da capital, e tinha um bom relacionamento com o enteado.

“Não consigo entender o que aconteceu. O meu filho vinha sofrendo com alguns transtornos psicológicos desde que casou e teve um filho, mas não ao ponto de matar o padrasto”, explicou.

O filho de Solange foi encaminhado após o crime ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, onde foi autuado em flagrante. O caso está sendo investigado pelo 4° Distrito Policial, que tinha a equipe de plantão no Ciac-Sul no dia do assassinato.

 

bebida (1)LEI SECA EM TRÊS BARRAS

Prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP), sancionou o projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas da cidade.

Ao contrário da lei canoinhense, que é bem mais abrangente, a lei tresbarrense é bastante específica. Está proibido a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos que fiquem até 100 metros de escolas, igrejas, praças, pontos de ônibus e na área verde do distrito do São Cristóvão.

Das 22h às 8h fica proibida a venda de bebidas alcoólicas e o consumo em qualquer estabelecimento comercial da cidade e logradouro público (avenidas, ruas, rodovias, alamedas, praças e calçadões).

Neste horário está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em frente a prédios, áreas externas de campos de futebol, repartições públicas e via férrea.

Será aberta uma exceção para eventos públicos, desde que autorizados pelo poder público.

A fiscalização caberá à Polícia Militar que, num primeiro momento, vai orientar a população. Reincidentes terão de responder a termo circunstanciado, assim como já ocorre em Canoinhas.

 

CAC MULTADO

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), através do seu Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) decidiu nesta terça-feira, 16, punir o Canoinhas Atlético Clube (CAC) pelo episódio ocorrido no jogo contra o Porto no dia 24 de agosto.

De acordo com o relatório disciplinar produzido pelo árbitro da partida “ao final do jogo quando íamos ao vestiário da arbitragem foi arremessado a nossa direção (arbitragem) uma garrafa de água mineral vazia, vindo da torcida do Canoinhas, no qual não foi identificado qual torcedor arremessou.Diante dos fatos suprarrelatados, incorreu a equipe denunciado nas sanções do art. 213, III, do CBJD.”

A diretoria do CAC temia que a FCF poderia punir o clube com a perda do mando de campo nos próximos jogos, o que não aconteceu.

Por unanimidade de votos o TJD decidiu apenas aplicar a pena de multa R$ 200, com fulcro no art. 213 do CBJD. O prazo é de 15 dias para cumprimento da obrigação.

 

FGTS LIBERADO

A Caixa Econômica Federal liberou nesta terça-feira, 16, o primeiro lote de saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos pela enchente de junho e julho em Três Barras.

A partir desta quarta-feira, 17, um grupo de 150 atingidos pela enchente passa a receber os recursos para ajudar na recuperação das moradias. Serão 20 pessoas atendidas por dia pela Caixa. A relação de nomes e datas pode ser consultada pelo telefone (47) 3623-0930, na Defesa Civil do Município.

Segundo o responsável pela Defesa Civil de Três Barras, Valmir de Mattos, quem tem conta na Caixa já está recebendo os recursos direto na conta.

Mattos frisa que é preciso estar com a documentação em dia para agilizar a liberação dos recursos que podem chegar a R$ 6,2 mil.

Rolar para cima