Confira o que foi destaque no JMais
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoinhas enviou nota no começo da tarde desta quinta-feira, 13, negando informações dadas pelo vereador Paulo Glinski (PSD) na sessão desta terça-feira, 11, da Câmara.
Glinski disse que “as pessoas têm sido informadas de que alguns serviços de saúde deixaram de ser oferecidos e que só voltarão ao normal no próximo mandato”, repudiou.
Segundo ele, atitudes como essa mostram que a população está sendo penalizada em virtude do resultado das urnas. “Até esses dias vendiam esse governo como sendo o melhor do mundo. E agora, o que aconteceu? Quer dizer que perderam a eleição e não tem mais nada? A saúde não pode esperar”, observou.
Glinski pediu que a Câmara faça levantamento das reclamações já trazidas aos vereadores e também sobre as postadas recentemente nas redes sociais, para que então depois possa protocolar denúncias no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Ministério Público.
Leia abaixo a nota do Executivo, na íntegra:
“Diante de informações desencontradas acerca dos exames e consultas médicas via convênio Cisamurc, medicamentos, fraldas, seringas para aplicação de insulinas, assim como demais materiais requisitados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas vem a público informar que em nenhum momento a ordem efetuada foi a de que os serviços seriam parados até o início de janeiro de 2017. Na ausência do Governo do Estado cumprir com suas obrigações (desde março não há novos repasses do governo do estado na assistência farmacêutica, saúde bucal e atenção básica) o município tem assumido para não deixar a população desassistida. Ocorre que mesmo investindo em saúde muito acima dos 15% exigidos pela Constituição Federal, os recursos municipais são finitos e por isso a necessidade de priorizar apenas as ações de responsabilidade do município. Convém esclarecer que a suspensão das liberações via Cisamurc ocorre apenas para aqueles casos de pacientes em que o tratamento se configura como eletivo, já os pacientes que o médico deixa clara a situação no pedido ou em triagem mediante critérios que se caracteriza como urgência, continuam sendo liberados normalmente.
Quanto aos exames, esses são definidos por meio de cotas via Programação Pactuada e Integrada (PPI), ou seja, são calculados via o número per capita da população residente no município, sendo o seu resultado o total dos exames a serem liberados pelo SUS. Ocorre que muitas vezes as liberações são menores que a demanda de pedidos no município, por isso o município libera via Cisamurc, custeado com recursos ordinários.”
Os vereadores de Timbó Grande, Edson Luis dos Santos (PSDB), mais conhecido como Repórter, Neiva Guedes (PSDB) e Hélio Alves (PSD) foram presos na tarde desta quinta-feira, 13, acusados de falsidade ideológica e formação de quadrilha.
Foram presos, também, os suplentes de vereador, Alfredo Pereira da Luz e Adilson Guesser.
Eles são acusados de fraudar documentos e simular uma votação a fim de revogar uma lei que reprovava as contas de 2011 do ex-prefeito Valdir Cardoso (PSDB). Dessa forma, Cardoso que estava inelegível por oito anos, conseguiu se candidatar a prefeito nas eleições deste ano no Município. Acabou perdendo para Ary Galeski (PMDB).
Os cinco acusados foram encaminhados para o Presídio Regional de Caçador, onde devem ficar detidos temporariamente pelos próximos dez dias.
Dos cinco detidos, Neiva foi a recordista de votos nas eleições deste ano. Os demais não conseguiram se reeleger.
Na noite de domingo, 9, equipes da PM de Canoinhas foram chamadas no bairro Jardim Esperança para atender uma ocorrência de tentativa de estupro.
Segundo a vítima, de 29 anos, ela estaria indo para sua casa junto de suas três filhas quando nas proximidades de um ponto de ônibus, na rua Feres João Sphair, um homem a cercou.
Com medo ela tentou proteger as filhas de nove, cinco e 11 meses de idade, respectivamente.
Segundo ela, a menina de nove anos chegou a desmaiar de medo.
Depois de passar por ela, o homem a abraçou pelas costas, tentando levantar sua blusa e passando as mãos em suas partes íntimas. A jovem tentou desvencilhar-se do homem e começou a gritar por socorro, momento que ele correu em direção ao Loteamento Santa Cruz. A jovem relatou ainda conhecer o homem de vista e informou o seu endereço. A equipe da PM foi até o endereço repassado, onde encontrou o homem. Ao ser abordado e questionado sobre a denúncia, ele assumiu a ação e disse ter feito isso porque tem problemas mentais. Pouco depois, no entanto, ele disse não se lembrar de nada. Diante dos fatos, ele foi preso por tentativa de estupro.
Uma ocorrência no início da tarde desta segunda-feira, 10, terminou com dois policiais feridos e uma pessoa morta no distrito de Volta Grande, em Rio Negrinho. Por volta das 12h30, a Polícia Militar foi chamada para atender um caso de surto psicótico. Ao chegarem no local, o cabo Marcos Romoaldo de Camargo e o soldado Cleverson Francisco de Assis foram surpreendidos por Leonir Antonio Lazarine. O homem de 46 anos partiu para cima da guarnição com uma foice. Cleverton foi ferido com golpes na cabeça e está internado em estado grave.
O cabo Marcos também sofreu alguns cortes, mas passa bem. Diante da agressão, os PMs utilizaram meios não letais para contê-lo, contudo, isso não foi suficiente e um disparo de arma de fogo precisou ser feito, matando o agressor.

A juíza criminal de Canoinhas, Gisele Ribeiro, autorizou a exumação do corpo de Alcindo de Jesus Reichardt, de 70 anos, encontrado morto com um tiro na orelha direita deitado em sua cama na casa que dividia com a segunda esposa na localidade da Gralha, interior de Bela Vista do Toldo, em agosto de 2013. A princípio, Reichardt foi sepultado como vítima de suicídio.
Perícia realizada em setembro do ano passado, no entanto, atestou que ele não se matou. “O caso tem vários parâmetros, foi bastante complicado. Discuti com médicos, participei de simpósios sobre o assunto e conversei com especialistas em respingos de sangue”, explicou o perito Marco Antonio Bubniak, para quem não resta dúvidas de que Reichardt não se matou. O perito frisou, em entrevista ao JMais logo após a divulgação da perícia, que não aponta suspeitos, apenas que, definitivamente, Reichardt não se matou. “Tudo que levantei e apontei tem uma explicação”, frisa.
Bubniak diz que a posição da arma e dos braços da vítima, além da falta de vestígios de sangue nas mãos, são elementos contundentes que atestam sua tese. “Não existem manchas de retorno de sangue nas mãos da vítima”, arremata.
Em setembro deste ano, o JMais publicou reportagem que mostra as várias contradições do processo.
O médico que fará a perícia já foi designado e a Justiça aguarda, agora, que seja marcada a data para a exumação do corpo.

Alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória ocuparam o campus na noite desta quinta-feira, 13. A decisão foi tomada após uma assembleia geral entre os alunos.
Neste primeiro momento cerca de 15 alunos, de diversos cursos da Instituição, estão instalados no campus. Tapumes foram levantados para caracterizar a divisão entre o espaço da Unespar e do Colégio Estadual José de Anchieta, que fica no mesmo prédio.
Os alunos são contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que prevê o congelamento de gastos públicos por 20 anos. Além da medida provisória que prevê mudanças no ensino médio. Isso porque o campus de União da Vitória forma docentes, e uma das propostas de mudança prevista pela medida é a contratação de profissionais com apenas conhecimento notório para lecionar em sala de aula. Ou seja, sem a necessidade de formação acadêmica específica para lecionar determinada disciplina.
Os alunos ainda irão dividir a ocupação em setores de comunicação, alimentação, limpeza e segurança. Nesta sexta-feira, 14, pela manhã outras deliberações da ocupação serão formuladas. As aulas, estão suspensas no Campus.
Ainda pela manhã fogão e alimentação serão levados para o campus. Vale lembrar que a ocupação é pacífica.
Em outra assembleia realizada pouco antes da ocupação, os professores do campus também decidiram pela greve que tem início na próxima segunda-feira, 17, e segue até o dia 20. A categoria é contra a proposta do governo estadual do não pagamento da base-salarial. Na próxima quinta-feira, novas assembleias estão previstas.
No ano passado, o Governo do Estado negociou a reposição da inflação aos servidores para encerrar a greve de 2015, firmando o acordo em lei. Na ocasião, o reajuste do funcionalismo paranaense aconteceria em janeiro de 2017, no entanto, o Governo propõe emendas à lei firmada no passado que, na prática, suspendem o acordo.

A equipe de Brigadistas Particulares da Fire Life conseguiu evitar que um incêndio na chaminé da cozinha da Igreja São Francisco, no Campo d’Água Verde, em Canoinhas, se alastrasse neste domingo, 9.
A cozinha estava atendendo à tradicional festa que acontecia na igreja quando a chaminé apresentou princípio de incêndio. Imediatamente os brigadistas Lemos, Juliano, Iara e Melo extinguiram o fogo, sem qualquer risco aos convidados da festa. Na sequência os bombeiros de Canoinhas chegaram no local, se certificando de que não havia risco algum.
Para o sargento Frainer, chefe de socorro do Corpo de Bombeiros de Canoinhas, “a pronta, rápida e eficiente ação dos brigadistas evitou que o fogo viesse a se alastrar na edificação que é antiga e de madeira”.
“Um incêndio de grandes proporções poderia ter acontecido, ou quem sabe uma tragédia na nossa comunidade”, falou um dos organizadores da festa. “Provou-se que uma equipe bem treinada e pronta traz resultados à sociedade, valeu o investimento que a comunidade fez nesses profissionais no dia de hoje”, conclui Frainer.
O intenso trabalho desenvolvido desde 2014 pela cadeia produtiva de erva-mate de São Mateus do Sul começa a colher os frutos. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou, na terça-feira, 11, a aprovação do registro de indicação geográfica (IG) da erva-mate são-mateuense. A partir desta data, contam-se 60 dias para manifestação de terceiros em relação ao pedido, permitindo então que o produto seja reconhecido como diferencial no mercado.
“Agora abre-se para o mundo aquilo que tanto falamos aqui”, comemora o presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe), Ronaldo Toppel Filho, sobre a qualidade da erva-mate local, que, associando as características de solo e clima da região com método de cultivo, tem uma identidade e um padrão diferenciado por ser mais saborosa e suave. O reconhecimento oficial de tudo isso dá margem para o desenvolvimento da região. “O selo permite a qualificação desse produto e consequentemente a melhoria do mercado, beneficiando não só produtores e industriários, mas setores como hotelaria e restaurantes, por causa do estímulo turístico, além do próprio consumidor que tem a garantia de que está consumindo um produto de qualidade”, explica Toppel.
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 14, a redução do preço da gasolina em 3,2% em suas refinarias, a partir da zero hora deste sábado, 15. Também haverá redução de 2,7% no preço do diesel. Os reajustes são reflexo de uma nova política de preços aprovada pela empresa.
A redução é para o combustível vendido no atacado para postos de gasolina. O impacto dessas reduções no bolso do consumidor dependerá das estratégias de cada posto. Mas, se o repasse da redução no preço na refinaria for feito integralmente para o preço ao consumidor, as reduções serão de 1,4% na gasolina e 1,8% no diesel.
A nova política terá preço de paridade internacional (PPI), margem para remuneração de riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado. A empresa estabeleceu, entre outras coisas, que nunca terá preços abaixo da paridade internacional. A política de preço de paridade internacional (PPI) inclui os custos com frete de navios, custos internos de transportes e taxas portuárias.
Os preços serão revistos pelo menos uma vez por mês. Eles podem ser reduzidos, aumentados ou mantidos.

Quem se acostumou a frequentar o Cine Queluz vai ter uma boa surpresa ao voltar a frequentar o mesmo espaço, mas, agora, sob nova direção. A rede Cine Max assumiu o cinema e reformou o espaço que tem como principal atração uma moderna tela capaz de projetar filmes em 3D com qualidade indiscutível em som e imagem. O JMais provou da novidade em uma rápida sessão de trailers na tarde desta quarta-feira, 13, e aprovou.
A estreia oficial do Cine Max Canoinhas foi nesta sexta-feira, 14, às 19 horas. A animação Pets marcou a estreia em versão 3D e dublado. Ainda neste fim de semana está sendo exibida a aventura Esquadrão Suicida, que estreia neste sábado, 15 (veja horários e trailers aqui).
De acordo com a direção do Cine Max, a princípio virão filmes que estão há pouco tempo em cartaz no circuito nacional. Dependendo da resposta do público, no entanto, cada vez mais será menor a janela entre a estreia nacional e a estreia local.
Além das novidades da sala, uma nova bomboniere foi construída no segundo piso do Supermercado Queluz. Ao lado estará a bilheteria. Os ingressos vão custar de R$ 8 (meia entrada para filmes em 2D) a R$ 22 (inteira para filmes em 3 D).