A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) realiza um evento inédito no Sul do Brasil. No dia 2 de setembro a entidade promove o 1º Seminário Desafios e Perspectivas para a Construção de uma Agenda Prioritária para o Desenvolvimento Regional do Planalto Norte Catarinense.
Com o intuito de recuperar o dinamismo econômico da região, os prefeitos da Amplanorte procuraram o Ministério da Integração em Brasília, onde puderam relatar a atual conjuntura do Planalto Norte Catarinense. O Ministério, através do professor João Mendes, coordenador-geral de Planos Regionais e Territoriais, prontamente sugeriu a realização deste Seminário. A Amplanorte articulou as entidades representativas e conseguiu viabilizar o evento.
O objetivo deste 1º Seminário é promover a reflexão dos segmentos representativos, da sociedade, do poder público e da sociedade civil organizada e a partir disso identificar medidas prioritárias para a correção do desequilíbrio que afeta o Planalto Norte quando comparado a outras regiões do Estado.
Aldomir Roskamp, presidente da Amplanorte, acredita que os municípios não podem mais sofrer com estas desigualdades, pois há potencial, basta ressaltar os pontos fortes e trabalhar maciçamente e em conjunto para o desenvolvimento de toda uma região, não apenas de um município, pois a construção coletiva tende a conseguir resultados mais positivos, visto que o poder público, nas esferas estadual e federal deve, desta maneira, abraçar a causa e construir um plano conjunto para o crescimento tão sonhado da região.
Devem participar desta reunião Autopista Planalto Sul, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Sebrae, Ministério da Integração, bem como outras entidades regionais como Territórios da Cidadania; Câmaras municipais; associações empresariais; CDLs; Epagri; grupos em prol do desenvolvimento da região; Universidades, Instituto Federal; Secretários municipais; CRECI; OAB; SDRs; SDS, entre outras.
O evento, conduzido pelo Ministério da Integração, será realizado na sede da Amplanorte, na rua Maria do Espírito Santo, 400, Centro de Mafra, com início às 9h, seguindo até às 17h.