Sete jogos marcaram o fim de semana no Campeonato Paulista

Com a derrota o São Bento acabou sendo rebaixado

 

Red Bull Brasil X São Bento

 

O Red Bull Brasil carimbou a classificação para as quartas de final do Paulistão ao derrotar o São Bento pelo placar de 3 a 2 na noite desta sexta-feira, pela 11ª rodada, no Estádio Moisés Lucarelli. O lado ruim ficou para o lado da equipe sorocabana, que acabou rebaixada.

 

Com o resultado, o Red Bull chegou aos 24 pontos e se confirmou como o melhor time do interior na primeira fase, ainda podendo ser o melhor time no geral. Já o São Bento, ainda sem nenhuma vitória, tem apenas quatro, na lanterna do Paulistão.

 

O Red Bull começou a partida em cima do São Bento e precisou de apenas 11 minutos para abrir o marcador. Aderlan achou Uillian Correia em boa posição. O volante passou pelo defensor e chutou para o fundo das redes. Antes, Renan já havia feito uma grande defesa para evitar o gol de Claudinho.

 

Após o gol, o Red Bull tirou o pé do acelerador e deu campo para o São Bento, que buscou o empate aos 36 minutos. Cafu tabelou com Edson Ratinho e mandou na medida para Fábio Bahia. O volante pegou de primeira para mandar no fundo das redes.

 

O time de Sorocaba acabou crescendo na partida e chegou a virar aos dois minutos do segundo tempo. Joãozinho foi acionado pelo lado esquerdo de campo, avançou e chutou rasteiro para defesa de Júlio César. Eder Luis aproveitou a sobra do goleiro para marcar o segundo do São Bento.

 

Mas o Red Bull encontrou força para buscar o empate. O São Bento recuou após o gol e viu o adversário sufocá-lo. Aos 27 minutos, Wesley Matos fez falta em Léo Ortiz, dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Ytalo foi para a cobrança e deixou tudo igual.

 

A virada aconteceu aos 39 minutos. O Red Bull avançou em velocidade, em bela jogada de contra-ataque. Léo Castro mandou de calcanhar para Ytalo. O camisa 10 dominou e chutou colocado, fazendo belo gol e dando números finais ao duelo.

 

Na última rodada, o Red Bull enfrenta o Guarani na quarta-feira, às 21h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Já o São Bento entra em campo no mesmo dia e horário, diante do Bragantino, no Walter Ribeiro, em Sorocaba.

 

Mirassol X Botafogo

 

A disputa contra o rebaixamento segue aberta no Campeonato Paulista. No confronto direto no estádio José Maria de Campos Maia, Mirassol e Botafogo ficaram no empate por 1 a 1 nesta 11ª e penúltima rodada da primeira fase. Wilson e Naylhor marcaram os gols neste domingo, ambos de cabeça. As torcidas compareceram em peso na arquibancada e apoiaram do início ao fim, mas o resultado foi ruim para os dois times.

 

O Mirassol segue com dez pontos, duas vitórias e menos nove gols de saldo. O Botafogo tem oito pontos, duas vitórias e menos cinco gols de saldo. O São Caetano, primeiro clube da zona de rebaixamento, tem sete pontos, uma vitória e menos nove gols de saldo. A briga contra o rebaixamento ainda tem o Bragantino, com dez pontos, duas vitórias e menos nove gols de saldo. O São Bento já está rebaixado para a Série A2 de 2020.

 

Depois de tanta espera, quando a bola rolou em Mirassol o time da casa precisou de apenas seis minutos para abrir o placar. Alex Ruan acertou um cruzamento da esquerda na medida para Wilson. O atacante subiu sozinho e testou firme no canto de Darley. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, tirando completamente o goleiro da jogada.

 

O Mirassol tentou trocar passes, administrar o resultado, mas foi a vez de o Botafogo acelerar o ritmo. Com 19, Bruno José subiu sozinho na grande área e testou firme, obrigando o goleiro Matheus Aurélio a fazer um milagre e espalmar pela linha de fundo. Ela ainda tocou no travessão antes de sair. A resposta do time da casa veio com Wilson, que tentou um cruzamento fechado pela esquerda e acabou jogando na trave de Darley, aos 40.

 

No final do primeiro tempo, com 42, Erick fez uma jogada em velocidade pela esquerda, invadiu a grande área, cortou o zagueiro e bateu com força. A marcação conseguiu se esticar na frente do jogador e impediu o gol. O empate do Botafogo só aconteceu aos 46 minutos. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Naylhor subiu mais que todo mundo e testou no chão, sem chances para o goleiro Matheus Aurélio, e deixou tudo igual.

 

Com o apoio da sua torcida, o Botafogo voltou bem melhor no segundo tempo. O time quase buscou a virada com 12 minutos, novamente em cobrança de escanteio, mas o goleiro afastou. Depois, com 37, mais um lance incrível do time de Ribeirão Preto. Erick fez uma linda jogada pela esquerda e cruzou para Rafael Costa. O atacante se esticou todo e tentou completar com o biquinho da chuteira, mas o goleiro Matheus Aurélio fez uma linda defesa.

 

Na última rodada do Campeonato Paulista, o Mirassol enfrenta o Oeste na Arena Barueri, enquanto o Botafogo recebe o Santos no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Todos os jogos da 12ª rodada estão marcados para as 21h30 da próxima quarta-feira.

 

Corinthians X Oeste

 

O Corinthians está classificado de forma antecipada para as quartas de final do Campeonato Paulista. Com gol de Danilo Avelar no segundo tempo, o time de Fábio Carille venceu o Oeste por 1 a 0 na Arena Corinthians e confirmou a classificação no Grupo C, mas ainda vai precisar lutar pela liderança na última rodada.

 

 

Com a vitória o Corinthians chegou a 18 pontos, na primeira posição do Grupo C, mas seguido de perto pela Ferroviária, que tem 17 e também está classificada. O confronto já está confirmado nas quartas de final, resta saber o mando de campo –definido pela campanha nesta primeira fase. Já o Oeste segue com 12 pontos. O resultado também classificou o Ituano, líder do Grupo D com 17 pontos.

 

O Corinthians entrou com intensidade no primeiro tempo e teve mais de uma oportunidade para abrir o placar, mas sofreu com uma tarde inspirada de Matheus Cavichioli. Boselli tentou duas vezes no comecinho e depois foi a vez de Pedrinho pegar um rebote dentro da grande área e emendar a finalização, mas para fora. No finalzinho, o centroavante recebeu um cruzamento de Ralf, mas o goleiro novamente trabalhou.

 

Controlando a posse de bola, o Corinthians tinha o jogo sob controle, mas não conseguia converter a superioridade em vantagem no placar. Na conversa durante o intervalo, o técnico Fábio Carille pediu para os jogadores mais intensidade, mas também objetividade. No comecinho do segundo tempo, com apenas 15 minutos, o time já abriu o placar. Jadson cruzou e Danilo Avelar testou no contrapé do goleiro. O zagueiro ainda tentou tirar, mas ela já havia passado da linha de gol.

 

À frente do placar, o Corinthians só cresceu de produção e por pouco não conquistou uma vitória ainda mais elástica. Pedrinho tentou um chute de longe, mas o goleiro espalmou. Depois, Avelar ganhou de novo pelo alto e escorou para Vagner Love, que completou no meio do gol. Boselli recebeu de Jadson e também tentou, para uma nova defesa de Cavichioli. Em cobrança de escanteio, foi a vez de Henrique arriscar de cabeça.

 

Na resposta do Oeste, Betinho cruzou para a grande área e Cássio tentou o corte, mas quase deixou nos pés de Fábio. O goleiro conseguiu se recuperar e ficou com a bola. O Corinthians passou a trocar passes, controlando o jogo e esperando o apito final do árbitro.

 

Na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o Corinthians enfrenta o Ituano no estádio Novelli Júnior, em Itu, enquanto o Oeste pega o Mirassol na Arena Barueri. Todos os jogos da 12ª rodada estão marcados para quarta-feira, às 21h30.

 

Ponte Preta X Guarani 

 

vPela 11ª rodada do Paulistão, a Ponte Preta fez 3 a 0 e venceu o Guarani no Dérbi de Campinas, no estádio Moisés Lucarelli. Os gols de Thalles, Diego Renan e Gerson Magrão serviram para eliminar de forma matemática as chances dos bugrinos de avançarem às quartas de final.

 

Sem chance de classificação, a Ponte Preta chega aos 19 pontos, em terceiro lugar no Grupo A. O Guarani, por sua vez, se manteve com 14, em terceiro no Grupo B, e também não tem mais chances de alcançar o Novorizontino, que se classificou com 19.

 

Como não poderia deixar de ser, o primeiro tempo do dérbi campineiro teve todos os ingredientes de um clássico: nervosismo, disputa e muita emoção. Em meio às disputadas de bola, o Guarani foi quem criou a primeira chance de gol, quando Diego Cardoso, após cobrança de escanteio e saída errada de Ivan, testou para fora.

 

O lance animou o time alviverde, que tentou aproveitar a superioridade. Os veteranos Anselmo Ramon e Thiago Ribeiro finalizaram com perigo, mas a defesa da Ponte Preta se segurou como podia para manter o empate. Aos poucos, no final do primeiro tempo, os donos da casa começaram a sair mais para o jogo.

 

Aos 32 minutos, Matheus Oliveira teve a primeira chance de finalizar, após tentativa de Thalles, mas acabou travado. Na sequência, aos 38, Thalles converteu cobrança de pênalti, sofrido por Edson, e abriu o placar. Ainda antes do intervalo, Giovanni evitou o segundo gol alvinegro fazendo linda defesa em chute de Diego Renan.

 

No começo do segundo tempo, porém, o goleiro bugrino não pode evitar o segundo gol alvinegro. Em nova finalização firme, Diego Renan acertou o cantinho para marcar. O tento tranquilizou os pontepretanos, que passaram a administrar o duelo, esfriando qualquer tentativa de reação dos adversário.

 

Mesmo mexendo nas peças de ataque, o Guarani teve dificuldades para voltar a chegar ao gol de Ivan. A Ponte Preta, por outro lado, foi mortal quando foi ao ataque. Aos 25 minutos, em contra-ataque, Gerson Magrão recebeu de Matheus Oliveira e finalizou de perna esquerda para marcar.

 

Os dois times encerram a primeira fase na próxima quarta-feira, 20, às 21h30. A Ponte Preta visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo, enquanto o Guarani recebe o Red Bull, no Brinco de Ouro, em Campinas.

 

Palmeireas X São Paulo

 

Na tarde deste sábado, 16, o Palmeiras derrotou o São Paulo, por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, em jogo válido pela 11ª rodada do Paulistão e garantiu matematicamente a classificação às quartas de final com uma rodada de antecedência. Carlos Eduardo saiu do banco de reservcas e marcou o único gol da partida.

 

O resultado levou o Palmeiras aos 22 pontos, na liderança do Grupo B. A equipe alviverde não pode mais ser ultrapassada pelo Guarani, que soma 14 e ainda joga na rodada. Já o São Paulo, ocupa a vice-liderança do Grupo D, com 14, mas pode perder a posição caso o Oeste vença o Corinthians, no domingo, 17.

 

Recheado de expectativa, o primeiro tempo entre Palmeiras e São Paulo teve poucas emoções. Apoiado pela torcida, o time do Morumbi tentou ser mais agressivo e assustou em cobrança de falta bem defendida por Weverton, aos 19 minutos. No restante da primeira etapa, o São Paulo chegou a assustar a meta alviverde em algumas jogadas de bola parada, mas o equilíbrio chamou atenção e o placar permaneceu sem gols.

 

No segundo tempo, com ânimo renovado com a entrada de Carlos Eduardo no lugar de Borja, o Palmeiras teve uma nova postura e assustou logo no primeiro minuto em finalização de Dudu, que passou com perigo ao lado esquerdo de Tiago Volpi.

 

Com mais movimentação, o time alviverde criou outras duas boas oportunidades de finalização com Carlos Eduardo e Ricardo Goulart. Os dois atacantes palmeirenses receberam dentro da área, mas a defesa do São Paulo levou a melhor e conseguiu evitar o gol.

 

Na metade da segunda etapa, o meio-campista Hernanes sentiu uma lesão na coxa esquerda e teve de ser substituído. Mais à vontade em campo, o Palmeiras conseguiu abrir o placar aos 34 minutos, quando Carlos Eduardo gingou na frente da marcação, tabelou com Dudu, e de frente para o gol acertou um belo chute, a bola bateu no travessão e entrou. Na base da pressão, o São Paulo tentou reagir, mas a defesa palmeirense levou a melhor e garantiu a vitória.

 

Pela 12ª e última rodada da primeira fase do Paulistão, os dois times entram em campo na quarta-feira, 20. Às 21h30, o Palmeiras recebe a Ponte Preta, no Allianz Parque, enquanto o São Paulo visita o São Caetano, no Anacleto Campanella, no ABC, no mesmo horário.

 

Ferroviário X São Caetano

 

A Ferroviária está classificada para as quartas de final do Paulistão. Nesta sexta-feira, 15, o time de Araraquara recebeu o São Caetano na Arena Fonte Luminosa, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase, e venceu por 2 a 0.

 

Com a vitória, o time da casa chegou aos 17 pontos, garantindo a vaga na próxima fase e dormindo na liderança do Grupo C, com dois pontos a mais do que o Corinthians, que ainda joga no domingo, contra o Oeste. Bragantino, com dez, e Mirassol, com nove, completam a chave e não podem mais alcançar a Ferroviária.

 

O São Caetano, por sua vez, está em situação muito complicada. O time do ABC tem a segunda pior campanha de toda a competição, com sete pontos, ficando na 15ª colocação, acima apenas do São Bento, lanterna com quatro. Nessa rodada, resta ao São Caetano acompanhar o confronto entre Mirassol (13º) e Botafogo (14º). Quem vencer estará garantido na elite. Além deles, o time só pode ultrapassar o Bragantino para se salvar.

 

O jogo começou equilibrado e com as duas equipes chegando com frequência ao ataque até que, aos 31 minutos, o time da casa abriu o placar. Felipe Ferreira deu belo passe de letra para Tony, que tocou para Diego. O atacante bateu cruzado e Léo Artur apareceu dentro da área para completar para o gol.

 

O São Caetano ainda tentou responder na primeira etapa, mas sentiu o gol e passou a errar passes fáceis e mostrar intranquilidade para armar jogadas com mais paciência.

 

Logo no início da segundo etapa, no primeiro minuto de jogo, a Ferroviária ampliou a vantagem. Lúcio Flávio aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e cabeceou na trave. No rebote, Diego Gonçalves completou para o gol.

 

O time da casa seguiu superior até o apito final e ainda desperdiçou algumas chances de transformar a vitória em goleada, especialmente em cruzamento de Uilliam que Lúcio Flávio concluiu para fora. Mesmo assim, a equipe mandante confirmou a vitória sem maiores sustos.

 

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, para a disputa da última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. A Ferroviária visita o Novorizontino no Jorge Ismael de Biasi, enquanto o São Caetano recebe o São Paulo no Anacleto Campanella.

 

Novorizonte X Santos

 

O Novorizontino encaminhou a classificação para as quartas de final do Paulistão ao derrotar o Santos pelo placar de 1 a 0, em partida realizada na noite desta sexta-feira, em pleno Estádio do Pacaembu, pela 11ª rodada. O único gol do duelo foi marcado por Murilo Henrique.

 

Com o resultado, o Novorizontino se mantém na segunda posição do Grupo B, com os mesmos 19 pontos do líder Palmeiras e abrindo cinco do Guarani, que joga o dérbi campineiro neste sábado e precisará vencer para que o time aurinegro não se classifique já nesta rodada. Já o Santos caiu para a vice-liderança do Grupo A, com 23, um a menos do que o Red Bull Brasil.

 

O jogo começou intenso. Logo de cara, Paulinho cobrou escanteio fechado e por muito pouco não surpreendeu o goleiro Vanderlei, que fez a defesa. O Santos respondeu com Cueva. Ele recebeu cruzamento de Rodrygo e parou em Matheus Sales, que tirou a bola em cima da linha.

 

O Novorizontino continuou enfrentando o Santos de igual para igual e surpreendeu ao abrir o marcador aos 30 minutos. Felipe Marques passou como quis por Victor Ferraz e tocou para Murilo Henrique. Ele se desvencilhou da marcação e chutou para o fundo das redes.

 

O Santos sentiu o gol e foi chegar novamente com perigo apenas aos oito minutos do segundo tempo. Rodrygo achou Jean Mota dentro da área. O meia arriscou de perna esquerda e mandou por cima do gol. Diego Pituca também arriscou na sequência, mas mandou pela linha de fundo.

 

Em vantagem, o Novorizontino começou a administrar o jogo, mas quando encontrava espaço, ameaçava. Carlinhos deixou para Cléo Silva, que ajeitou para Felipe Marques mandar por cima. O mesmo Felipe Marques assustou Vanderlei, em seguida, em uma bola rente à trave.

 

Nos minutos finais, o Santos tentou um abafa, chegou a criar boas oportunidades, mas não conseguiu passar pela defesa do Novorizontino, que confirmou grande vitória no Pacaembu.

 

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Botafogo na quarta-feira, às 21h30, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. No mesmo dia e horário, o Novorizontino pega a Ferroviária no Jorge Ismael de Biasi.

 

CLASSIFICAÇÃO:

Rolar para cima