Sexta-feira, 20 de novembro

Itaiópolis, Mafra e Canoinhas estão entre as 10 cidades que mais desmatam em SC

A cidade de Itaiópolis é a que mais desmatou áreas verdes em Santa Catarina nos últimos 14 anos (2000-2014). Mafra e Santa Cecília ocupam as duas posições seguintes. Canoinhas está na nona posição, entre Papanduva (8º) e Monte Castelo (10º).

Lançado na semana passada pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica traz os dados mais recentes sobre a situação de cidades do Estado de Santa Catarina.

O município de Bom Jardim da Serra foi a cidade catarinense que mais preservou o bioma no período de 2000‐2014, com 93% de vegetação natural, em comparação com a área original – o que a coloca na terceira posição no ranking nacional de preservação. Já a capital do Estado, Florianópolis, é a segunda capital com maior área proporcional de vegetação natural do país, com 25%.   A vegetação natural inclui, além das florestas nativas, os refúgios, várzeas, campos de altitude, mangues, restingas e dunas.

 

Fazenda é assaltada em São Mateus do Sul

Uma fazenda que fica às margens da BR 476, em São Mateus do Sul, sentido União Vitória, foi assaltada na manhã desta sexta-feira, 20. As vítimas foram encontradas amarradas.

Segundo os proprietários da fazenda, seis homens armados com arma longa chegaram em vários caminhões na fazenda e deram voz de assalto. Eles amarraram todas as vítimas enquanto carregavam 28 cabeças de gado em caminhões.

Uma Fiat/Strada branca, placas de São Mateus do Sul, foi roubada do local.

Os assaltantes chegaram por volta das 21 horas desta quinta-feira, 19, na fazenda e saíram às 5h30 desta sexta. A Polícia investiga o caso.

 

ADC Canoinhas se prepara para jogo decisivo neste sábado

Depois de voltar aos treinamentos na segunda-feira, 16, a ADC Canoinhas treinou forte durante a semana para a segunda partida da semifinal do Estadual da Primeira Divisão de Futsal. O primeiro jogo aconteceu na quarta-feira, 11, em Araquari, com o empate em 4 a 4. Na partida de volta quem vencer no tempo normal, além de garantir vaga para a final da competição também garante para a divisão especial do próximo ano. O jogo da volta será neste sábado, 21, no Ginásio Magno Victor Fuck, com transmissão da Rádio Band FM Canoinhas a partir das 20 horas.

Deco, jogador da equipe canoinhense, comentou sobre a expectativa do jogo da volta: “A classificação para a final vai ser decidida nos detalhes, temos de minimizar os erros e encarar esse jogo como uma final, especialmente se tratando de um jogo que vale a vaga para a Divisão Especial de 2016.” Ainda falando sobre a partida, ele afirmou que “se jogarmos concentrado e no nosso limite do inicio ao fim temos grandes chances de vencer o jogo.”

Jogador de Araquari, Cleber também comentou sobre o jogo decisivo: “Sabemos das dificuldades e da qualidade da equipe de Canoinhas. Treinamos forte durante a semana para ir à Canoinhas e buscar a classificação.”

 

Ventos fortes atingem pelo menos 17 cidades catarinenses e deixam feridos

Ventos fortes atingiram pelo menos 17 cidades catarinenses nesta quinta-feira (19), informou a Defesa Civil estadual. Em Chapecó, no Oeste, quatro pessoas ficaram feridas no desabamento de casas na zona rural.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a análise das imagens da destruição e fotos de satélites apontam para a passagem de um tornado em Chapecó. A Epagri/Ciram, porém, aguardava mais dados para confirmar que tipo de fenômeno atingiu a cidade.

De acordo com dados das estações da Epagri/Ciram e do Inmet, foram registrados ventos fortes no Oeste e no Norte do estado, nas cidades de Dionísio Cerqueira (70 km/h), Lontras (72 km/h), Rio Negrinho (72 km/h), Xanxerê (74 km/h), Curitibanos, (76 km/h), José Boiteux (78 km,h) e Campo Belo do Sul (104 km/h), informou a Defesa Civil.

 

Plano de carreira dos professores de Santa Catarina é entregue na Alesc

Depois de ter a entrega adiada no final de outubro, o plano de carreira dos professores da rede estadual de ensino foi protocolado no fim da tarde desta quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Agora os deputados estaduais têm a missão de analisar, propor emendas e votar a proposta.

A proposta só começa a tramitar na semana que vem porque, primeiramente, deve ser lida em sessão plenária e a proxima só ocorre na tarde de terça (23).

 

Rolar para cima