No sábado, 8, o humorista Cleiton Kurtz, que interpreta o famoso personagem Willmmut, esteve se apresentando no Galpão Missioneiro, em Canoinhas, em show beneficente a Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca).
Willmutt é conhecido nacionalmente pelos seus trotes em empresas de diversas cidades. Com um sotaque característico alemão, o artista interpreta um senhor de 69 anos de idade, que vive no interior. Durante cerca de duas horas de show, as quase 900 pessoas que acompanharam a atração se divertiram e interagiram com Willmutt.
TRAJETÓRIA
Segundo o artista, o presonagem Willmutt surgiu em uma brincadeira de amigos no ano de 2003. “Estávamos jantando e um amigo teve a ideia de passarmos um trote na operadora Tim, sem a intenção de ofendê-los ou prejudicá-los e eu, usando o sotaque de alemão, pois eu sou de origem germânica, passei o trote sem a ideia de colocar na internet, com a intenção de escutarmos o trote em outra oportunidade e acabar nisso. Mas este trote foi se espalhando, um passava pro outro e assim por diante”, conta.
Com a repercussão tomada, o artista passou outros trotes. “Em 2005, eu tinha sete trotes e então, um amigo sugeriu que colocássemos o material na internet, checamos se o material não era ofensivo para nenhuma das empresas e então publicamos”, revela.
No final de 2005, Kurtz saiu de seu emprego para investir na carreira de artista, trabalhando com o personagem em rádios. Passou por duas ou três rádios mas acabou não dando certo. Logo após, surgiu o convite para que ele fizesse uma apresentação em uma semana acadêmica, em Marechal Cândido Rondon (PR). O artista se apresentou, o público gostou e então foi montado um show para o personagem Willmutt.
O primeiro show aconteceu em Cândido Godói (RS) e o segundo em Horizontina (RS) na noite seguinte. Na sequência, continuou fazendo shows e aprimorando o personagem para melhorar cada vez mais. Hoje, já foram realizados quase mil shows, que somam mais de um milhão de expectadores.
O artista revela que esta foi a segunda vez que esteve em Canoinhas. “Em 2006 eu estive em Canoinhas. Teve um evento no município e me trouxeram como atração”, conta.
SHOW PARA A APOCA
O público presente no show, foi destacado pelo artista. “Foi um show espetacular. O público muito bom, não somente em número, mas também em qualidade. O pessoal interagiu muito, riu bastante e se divertiu. É isso que importa! Além de fazer as pessoas dar risadas, colaboramos com uma entidade que tanto precisa de ajuda”, destaca.
O artista fez questão de deixar uma mensagem para a comunidade canoinhense: “Que as pessoas não doem dinheiro para entidades de fora, mas sim para entidades do município, principalmente para a Apoca e nunca, passem trote para a polícia, corpo de bombeiros, hospital, pronto socorro, Samu ou qualquer lugar que a pessoa possa estar tirando a vida de alguém que realmente precise de um socorro”, finaliza.