Pesquisa recente da entidade mostra que a retinopatia diabética é desconhecida por quase 70% dos diabéticos, sendo que 60% dos pacientes tipo 2 não sabem sequer que o diabetes pode levar à cegueira
No Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) faz um alerta para os brasileiros, em especial aos diabéticos – universo que reúne cerca de 10 milhões de pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde ocular e prevenir a perda da visão. Nesse contexto, a SBRV acaba de divulgar uma pesquisa inédita feita com 932 pacientes diabéticos, realizada nas cinco regiões do país, que mostrou o perfil, comportamento e o grau de conhecimento desse público sobre as principais questões que envolvem a visão.
O levantamento, realizado em 2015, aponta que 69% dos entrevistados não conhecem a retinopatia diabética, principal causa de cegueira na população diabética. Apesar da alta prevalência, 80% dos respondentes afirmaram não terem sido diagnosticados com a doença da retina. Sobre tratamento, 89% disseram não terem conhecimento em relação às atuais terapias disponíveis. Em contrapartida, entre os que se tratam, 87% constataram uma melhora significativa na visão a partir de um acompanhamento monitorado por um oftalmologista especialista em retina.
O Dia Mundial do Diabetes é mais uma data importante para levarmos orientação ao público sobre a necessidade que o diabético tem de acompanhar a saúde ocular regularmente. A visita anualmente a um oftalmologista pode diagnosticar e tratar as doenças da retina, especialmente a retinopatia diabética, principal causa mundial de cegueira na população economicamente ativa”., alerta André Gomes, oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).
O oftalmologista Jorge Rocha, diretor da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), destaca o papel da comunicação para que e o objetivo da entidade seja alcançado. Os resultados da pesquisa feita mostram que precisamos continuar investindo em conscientização e informação sobre o impacto das doenças da retina na saúde ocular das pessoas, em especial do paciente diabético. Para que essa mensagem reverbere, seguimos apostando no sucesso da campanha Veja bem, Veja para sempre, que cresce a cada ano, revela Rocha.