Somente na BR 116, em todo o trecho concedido, em 2017 foram 33 atropelamentos, seis deles com vítima fatal
A Arteris Planalto Sul, que administra a BR-116, que corta a região, passou a utilizar um spray refletivo para uso noturno em ciclistas e pedestres que transitam na rodovia. O spray é invisível a luz do dia, mas à noite brilha e reflete com os faróis dos carros, assim como as placas de sinalização viária.
Conhecido como “lifepaint“, ou pintura de vida no português, e tem o objetivo de aumentar a visibilidade dos motoristas no período noturno, evitando desta forma os atropelamentos.
No trecho da Planalto Sul os inspetores de tráfego ficam com o spray nas viaturas e durante o clico de rota, caso identifiquem um pedestre ou ciclista durante a noite, com pouco visibilidade ao motorista, fazem a abordagem, explicam o funcionamento do produto e pedem permissão para usá-lo.
Somente na BR 116, em todo o trecho concedido, em 2017 foram 33 atropelamentos, seis deles com vítima fatal. Neste ano os atropelamentos já somam 15 vítimas, com quatro fatais.
Além do spray refletivo, a concessionária realiza periodicamente campanhas de conscientização em pontos críticos da rodovia, onde há mais movimento de pedestres e ciclistas.