A Celesc energizou, na manhã de sexta-feira, 14, a nova Subestação Papanduva e a linha de transmissão que conecta à nova subestação à subestação Canoinhas, em tensão de 138.000Volts, “oferecendo uma nova realidade ao fornecimento de energia elétrica para os municípios de Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira, Monte Castelo e Itaiópolis, no Planalto Norte”, diz o chefe da Agência Regional de Mafra, Marcos Antonio Rauen.
Embalada pelo franco crescimento do agronegócio, nos últimos anos a região passou a exigir mais energia e mais qualidade no abastecimento elétrico, por conta da instalação de fumageiras e de granjas de frangos e de suínos. A tendência é de aumento de consumo no mês de dezembro, quando começa a secagem de fumo em estufas elétricas.
Por causa dos vários problemas decorrentes da falta de energia no final do ano passado, a Celesc investiu em obras de ampliação do sistema na região, antes atendida por uma única rede conectada à subestação de Mafra, em tensão de 34,5KV. Os investimentos somam R$ 30 milhões e a inauguração dos empreendimentos está prevista para dezembro, com a presença do governador Raimundo Colombo.