No início da tarde desta sexta feira (21), duas celas da Unidade Prisional Avançada de Canoinhas iniciaram um motim. Segundo a administração da UPA, a tentativa de motim foi em razão de um preso que passou mal, necessitando de atendimento médico. Os agentes prisionais ao tentarem retirar o reeducando para levar ao atendimento, foram surpreendidos pelo tumulto.
Agentes prisionais e a Polícia Militar – que foi acionada para reforço- entraram na Unidade para conter o tumulto iniciado. Os presos estavam arremessando objetos, buscando intimidar os agentes e os PMs. Foi utilizada arma com munição não letal – balas de borracha – e, uma granada de efeito moral. No momento em que a granada foi arremessada, bateu nos colchões, na barricada que os presos haviam feito, estourando em direção aos agentes e PMs, causando pequenos ferimentos em um PM, que foi encaminhado ao PA para receber atendimento médico.
Segundo o administrador da UPA, Joao Renato Schitter, nenhum preso precisou ser encaminhado para atendimento fora da Unidade, e a situação está tranquila. “Os familiares dos presos que buscaram informações no momento em que ocorriam os fatos, podem ficar tranquilos, pois, não houve maiores problemas.”