Vereadores de Três Barras pressionam prefeito a não terceirizar serviço de água e esgoto
Os dez vereadores tresbarrenses aprovaram projeto de lei que o proíbe de terceirizar os serviços de água e esgoto no Município. Três Barras é o único município da região que administra os serviços de água e esgoto por meio do Serviço Autônomo de Água e Saneamento (Samasa) desde que rompeu contrato com a Casan. Segundo os próprios vereadores, no entanto, o projeto é inconstitucional e tem efeito simbólico.
Na sessão desta segunda-feira, 16, os vereadores foram enfáticos em rejeitar a terceirização dos serviços, sob risco de elevar as tarifas para a população. A concessão, a princípio, seria de 35 anos, tempo considerado muito elevado pelos vereadores.
Prefeito Elói Quege (PP) disse que a licitação está mantida para sexta-feira, 18, e que a Câmara não pode intervir no processo. “No momento a Samasa é viável. O problema é que precisamos de cerca de R$ 11 milhões de investimentos em água e R$ 38 milhões em saneamento e não temos condições. Não tem como fazer a terceirização só da água ou do saneamento e não temos linha de crédito a longo prazo.”
Corpo encontrado em rio de Porto União é de canoinhense
A Polícia Civil de Porto União divulgou na tarde desta segunda-feira, 16, a identidade do corpo encontrado neste domingo, 15, no rio Iguaçu, em Porto União. Trata-se de João Maria Padilha Souza, 52 anos, morador da cidade de Canoinhas.
De acordo com o Instituto Geral de Perícias (IGP), familiares contaram que João Maria improvisou boias e resolveu atravessar o rio no sábado, 14. Ainda segundo as informações dos bombeiros, a vítima se afogou e rodou pelo rio até chegar no ponto onde foi encontrado, próximo do Clube Concórdia. O IGP não soube informar em que ponto do rio Iguaçu João Maria teria entrado, mas acredita que foi já em Porto União, considerando que não fazia muitas horas que ele havia se afogado quando o corpo foi encontrado.
Prefeitura de Canoinhas abre processo seletivo para contratação de ACTs
A Prefeitura de Canoinhas abriu processo seletivo de provas escritas e de títulos para contratação de Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). Serão admitidos profissionais do magistério e profissionais da educação substitutos para atuação na educação básica nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Programas/Projetos, no Ensino Regular da rede pública municipal para o ano letivo de 2016.
Renato Cepeda é eleito presidente da OAB Canoinhas
Com diferença de seis votos, Renato Mattar Cepeda foi eleito presidente da subseção de Canoinhas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O atual presidente, Israel Dias dos Santos recebeu 79 votos, enquanto que Cepeda recebeu 85. Dos 235 advogados filiados à OAB, 167 votaram, um anulou o voto e dois votaram em branco. A eleição aconteceu nesta segunda-feira, 16.
Segundo a OAB, advogados inadimplentes, licenciados e com suspensão não votam.
Cepeda assume em janeiro de 2016 para mandato de três anos.
A chapa encabeçada por Cepeda tem Soraya Furtado Mendes Prust como vice; Eliane Patrícia Meiners como secretária geral; João Paulo Alves de Lima como secretário geral adjunto; Ivo Suchek Jr como tesoureiro; Angelo Tokarski como conselheiro estadual suplente; e Jonathan Verka como membro do TED.
Parte dos petroleiros volta ao trabalho
Os trabalhadores das bases sindicais do Norte-Fluminense, do Espírito Santo e de Minas Gerais rejeitaram a indicação Federação Única dos Petroleiros (FUP) de voltar ao trabalho decidiram continuar em greve. De acordo com a FUP, as bases do Amazonas, do Rio Grande do Norte, do Ceará/Piauí, do Pernambuco/Paraíba, da Bahia, Duque de Caxias, do Unificado-SP, do Paraná/Santa Catarina, do Sindiquímica-PR e do Rio Grande do Sul encerraram a paralisação. As assembleias para avaliar as propostas e votar pela continuidade ou não da greve dos petroleiros começaram na sexta-feira (13) e terminaram no fim da tarde de hoje (16).