Três Barras é sede de Conferencia Regional dos Direito da Pessoa com Deficiência

Na terça-feira, 28, das 8h as 17h, aconteceu na sede da Empresa Mili, a “1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com o objetivo de implementar a política da pessoa com deficiência e a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos. Na conferencia estiveram presentes representantes dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras, que foram parceiros da Conferencia na região do Planalto Norte Catarinense.

Antes da palestra e discussões sobre os eixos temáticos com propostas e eleição de delegados para etapa estadual, as autoridades fizeram o uso da palavra. O Prefeito de Três Barras em exercício Alinor Lescovitz e a Secretária de Assistência Social de Três Barras Ana Claudia Quege mencionaram a importância da Conferencia para a sociedade e para a melhoria e efetivação das políticas públicas principalmente na área dos direitos humanos. “Dificuldades? Sim Existem muitas, mas é admirável a habilidade que com amor e dedicação nossos profissionais superam as adversidades do dia a dia para desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna. Hoje é um dia especial de trabalho, que servirá de base para reconhecermos as dificuldades de cada município na implementação de políticas para o segmento”, afirmou a Secretária Ana Claudia Quege, que comentou que a Conferencia objetiva garantir a igualdade e a inclusão verdadeira dos cidadãos com deficiência Intelectual, auditiva, visual, física e múltipla.

Após as autoridades proferirem os discursos, foi realizada a leitura do regimento interno onde os participantes da Conferencia sugeriram mudanças e melhorias do texto para a aprovação do mesmo.

Em seguida a Assistente Social e Diretora Administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio do Sul Danielle Cristina Zanella Radke, proferiu a palestra sobre os desafios da implementação de políticas para pessoa com deficiência. “Quem é pessoa com deficiência? A deficiência não é sinônimo de doença e as pessoas não podem ter suas vidas prejudicadas em razão de suas deficiências.  Nesta Conferencia colheremos ideias de todos os municípios, tudo o que falarmos aqui nos gerará vez e voz e fará parte de nossas vida e das gerações futuras. Muita coisa boa está vindo nesta área e convidamos a todos para escutar e respeitar a pessoa com deficiência, não é uma área fácil, existem desafios. Ser transversal e radical é realizar políticas públicas em todas as áreas, porque só quem vive o problema é capaz de pensar em soluções para resolução dele, por isso as Conferencias, para ouvir e resolver”,  finalizou a palestrante.

Rolar para cima