Entre esta quarta e sexta-feira (24 a 26), das 13 às 18h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras será realizada a 11ª edição do Curso de Manejo e Proteção do Aleitamento Materno, direcionado para profissionais da área da Saúde. O curso, que é uma realização da Fundação Hospitalar de Três Barras, tem o apoio do Vidas Instituto de Assistência à Saúde, Dal Pet – Dalquim, Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras e da Unimed de Canoinhas.
De acordo com a organização, o curso que tem como tema central: “Amamentação e sustentabilidade”, será dividido em 14 lições, que iniciam nesta quarta, 24, às 13h. Na abertura será trabalhada a palestra: Dez passos para o sucesso do aleitamento materno, pela enfermeira Obstétrica, Luciane Tizatto Weinfurter.
A primeira lição trabalhada será sobre: Aleitamento e sobrevivência infantil. Na oportunidade a enfermeira neonatologista da UTI da Maternidade Dona Catarina Kuss, Fernanda Vandresen, falará sobre: Aleitamento Materno – Uma prioridade mundial. A lição dois trabalhará o tema: Como o leite vai do peito para o bebê. Este tema terá como palestrante a enfermeira neonatologista da UTI da Maternidade Dona Catarina Kuss, Anny Rose Bohnen.
Na tarde também será ministrada a palestra: Fatores psicológicos da amamentação, pelo psicólogo da Maternidade Dona Catarina Kuss, Sidnei da Costa Pereira. A terceira lição do curso terá o tema: Promovendo o aleitamento materno durante a gravidez e no puerpério ambulatorial. Este tema, que encerra a programação do primeiro dia de curso, será trabalhado pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras, Marina Nunez Guimarães Dubiel.
A programação do segundo dia de curso, na quinta, das 13 às 18h, inicia com a lição nove, que terá como tema: Bebês que exigem cuidados especiais. Esse assunto será trabalhado pela médica neonatologista, doutora Maria Cristiane Burigo.
Após será trabalhado o tema da lição quatro, que falará sobre: Iniciando o aleitamento materno. Esse tema terá como palestrante a enfermeira Obstétrica da Maternidade de Mafra, Eliz Cristiane Maurer Caus.
No decorrer do segundo dia de curso também será ministrada a lição de número cinco, que terá como tema: Avaliando uma mamada. O assunto será debatido pela enfermeira Obstétrica da Maternidade Dona Catarina Kuss, Eliz Cristine Maurer Caus.
Na sequência será trabalhada a lição oito que abordará o tema: Baixa produção de leite. Esse tema terá como palestrante a enfermeira Obstétrica da Maternidade Dona Catarina Kuss, Mariléia Ap. S. Szczerbowski.
Já a lição de número seis que tem como tema: Problemas precoces com as mamas e a lição de número 10 que trabalhará o tema: Problemas tardios nas mamas, serão apresentadas pela enfermeira Obstétrica da Maternidade Dona Catarina Kuss, Anair Andréa Nassif.
No terceiro é último dia de curso, dia 26 de fevereiro, acontecerá na abertura dos trabalhos uma palestra sobre: Nutrição na gestação e lactação. O tema será trabalhado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas, Milenna Larissa Conceição.
No decorrer da programação será abordado o tema da lição de número sete: Bebês que recusam o peito. O tema será trabalhado pela enfermeira da Fundação Hospitalar de Três Barras, Daniela Alberti Gonçalves.
Após será realizada a palestra: Malefícios causados pelo uso de bicos e chupetas, que será ministrada pela odontóloga, Carolina Ribeiro da Silva Trevisani. Na lição de número 11 será trabalhado o tema: Retirando o leite materno e alimentando o bebê com o mesmo. Esse assunto será abordado pela enfermeira neonatologista, Jaqueline da Silva Kucarz. Já a lição de número 13 abordará o tema: Tornando a comunidade Amiga da Criança. O tema será trabalhado pela Assistente Social da Fundação Hospitalar Três Barras, Silvana Pelizzaro.
Para fechar a programação da 11ª edição do curso, será trabalhada a lição de número 14, que abordará o tema: Tornando seu Hospital Amigo da Criança. Esse assunto será apresentado pela enfermeira Obstétrica da Fundação Hospitalar Três Barras, Luciane Tizatto Weinfurter.
A organização informa que para participar do curso os profissionais da Saúde precisam fazer a inscrição e o pagamento de uma taxa de R$ 10, através dos telefones números (47) 3623-02012 ou 3623-0203, com Luciane ou Silvana.