Tempo continua seco na região e rio Canoinhas entra em estado de alerta
A atuação de uma massa de ar polar provocou frio intenso na madrugada e início da manhã deste domingo, 4, na maioria das regiões de Santa Catarina. Foram registradas, temperaturas mínimas negativas em 46 municípios do Estado, distribuídos pelo Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, onde em Monte Castelo a mínima foi de -3,6 graus e em Três Barras foi de -2,3 graus. Canoinhas registrou -1,5 grau. Destaque para -8°C em Urupema, -6,1°C em Bom Jardim da Serra e 5,9 graus negativos em Lebon Régis.
Ainda na região, Porto União registrou -3,5 graus e Major Vieira -3 graus.
Esta segunda-feira, 5, amanheceu com sol e tempo seco em todo o Estado. No decorrer do dia, deve haver aumento de nuvens na Grande Florianópolis e no norte catarinense. A temperatura ainda é baixa nesta manhã, devido ainda a formação de geada ampla nas áreas altas do estado. Durante o dia, a temperatura segue em elevação e entra em declínio rapidamente à noite. Segundo a Epagri/Ciram, que monitora as condições do tempo em SC, a massa de ar polar que estava atuando sobre o Estado está se deslocando para o oceano.
Em Canoinhas, a segunda-feira será de ensolarada pela manhã e à tarde haverá aumento de nuvens. Os termômetros registram temperaturas baixas ainda entre zero e 15 graus. Na terça-feira, 6, haverá sol, porém há chance de chuva no início e no final do dia. Temperatura entre 8 e 17 graus. Na quarta-feira 7, e na quinta-feira, 8, o sol volta com a presença de algumas nuvens. Já a temperatura sobe um pouco e será de 11 graus a mínima e 23 a máxima.
TENDÊNCIA DE 9 A 18 DE AGOSTO
No próximo final de semana, na noite de sexta-feira, 9, e durante o sábado, 10, uma nova frente fria passa por SC, provocando chuva pouco significativa novamente no Estado. Porém, com declínio de temperatura acentuado na sequência, devido ao avanço de uma nova massa de ar frio, favorecendo a condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, do dia 11 ao dia 13. No restante do período, sol com variação de nuvens em SC.
RIO CANOINHAS
O nível do rio Canoinhas continua diminuindo devido a escassez de chuvas na região. Na manhã desta segunda-feira, 5, marcava 1,25 metro e entrou em estado de alerta. De acordo com a Epagri/Ciram, previsão de chuva significativa somente em setembro.