O município de Três Barras tem a maior renda per capita da região, conforme dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados são do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012. Como soma todas as riquezas produzidas pelo Município durante o ano, a divulgação leva até dois anos para ocorrer.
A renda per capita é a divisão do PIB pelo número de habitantes do município.
Na outra ponta, Porto União acumula a pior renda per capita da região. Entre os 293 municípios catarinenses existentes em 2012, está na 285ª posição, perdendo até mesmo para Timbó Grande, que sempre figura entre os piores no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Mafra e Canoinhas somam os melhores PIBs da região. No comparativo de 2008 a 2012, o PIB dos dois municípios mais industrializados e habitados da região, só tem crescido. Diferente das pequenas cidades como Timbó Grande e Bela Vista do Toldo, que diminuírem suas riquezas de 2011 para 2012.
MAIORES DO ESTADO
O município de Itajaí confirmou a tendência de crescimento que já apresentava na última divulgação do IBGE sobre o PIB das cidades catarinenses e ultrapassou Joinville, até então a maior economia de Santa Catarina. O crescimento parece ser devido à movimentação de exportações e importações geradas a partir do porto municipal, o segundo maior do país em volume de carga transportada.
Entre as 100 maiores economias do país, aparecem cinco municípios de Santa Catarina, apesar de ser o sexto Estado com maior movimentação econômica do país. Aparecem também Florianópolis (48º lugar no país e 3º no Estado), Blumenau (60º no país e 4º em SC), e Jaraguá do Sul (93º no país e 5º em SC).