O Turista: Quer apenas “registrar o momento” da desgraça alheia. Estaciona seus carros em locais onde passam carros de mudanças e autoridades que ajudavam as vítimas da enchente. Alguns ainda têm a ousadia de pedir para que os que trabalham nas mudanças parem suas atividades para fazer pose pra foto.
O Desastrado: Muito bem intencionado em tentar ajudar as vítimas dos alagamentos. Mas, muitas vezes, boa intenção sem planejamento acaba em problema. Foi o que aconteceu com alguns que faziam o transporte de mudanças em veículos pesados. Passaram em alta velocidade por áreas alagados e quebraram o vidro de lojas, entre outros casos assim.
O Crítico: Aproveita o momento para fazer críticas ao governo ou a entidades que ele não simpatiza. Usa das redes sociais e do boca-boca. Fala muito e nada faz. Normalmente o Crítico não tem moral nenhuma para fazer críticas.
O Aumentador: Se a coisa já está ruim, tem aquele que faz questão de aumentar. Se não for má intenção tem aqueles que falam por falta de conhecimento mesmo. Em nossa cidade tivemos um radialista que conseguiu a façanha de dizer que o nível das águas estava subindo três cm por minuto.
O Oportunista: No meio daqueles que trabalham pra ajudar sempre tem aqueles que vão na onda. Trabalham pouco e tiram muitas fotos pra dizer que estão trabalhando. Gastam mais tempo e dinheiro fazendo marketing do que realmente fazendo algo para ajudar.
O Solidário: Com certeza a maioria dos canoinhenses se enquadra neste grupo que de alguma forma contribuiu para ajudar nosso povo neste momento de dificuldade. Foram várias as formas de ajudar, seja trabalhando, doando ou orando. É por esses que temos orgulho em dizer que somos de Canoinhas.