Último dia de inverno tem máxima de 36ºC e rios com níveis críticos em SC

Rio Canoinhas está em estado de alerta; rios de  11 cidades catarinenses estão em estado de emergência                                                                                                    

 

O tempo permanece seco em Santa Catarina no último dia de inverno. A sexta-feira, 22, tem predomínio de sol em todas as regiões do estado, mantendo as temperatura bem elevadas para a época do ano. A máxima pode atingir 36ºC no Extremo-Oeste. No Litoral Sul, Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste, os termômetros marcam entre 31ºC e 33ºC. Já no restante do estado, as temperaturas variam entre 28ºC e 30ºC.  A primavera começa às 17h02 desta sexta.

 

 

O vento, de Nordeste a Norte, tem intensidade de fraca a moderada, com rajadas mais intensas no Litoral. Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de tempo seco, com muito sol e calor em Santa Catarina. A Defesa Civil de Florianópolis monitora as praias da Ilha de Santa Catarina atingidas pela ressaca do mar, situação que deve se manter até esta sexta-feira.

 

SITUAÇÃO DOS RIOS

Uma das preocupações com a falta de chuva são os níveis dos rios em Santa Catarina. O pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, informou que há rios com os níveis de água extremamente baixos. “A chuva prevista para os próximos dias não será suficiente para suprir o déficit hídrico das bacias hidrográficas”, informou.

 

Os municípios com rios em estado de emergência são: de Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, Taió, São João Batista, Orleans, São Martinho, Passos Maia, Rio das Antas, Camboriú e Tangará. Também há cidades com rios em situação de alerta: é o caso do Canoinhas, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Salete, Timbó, Tubarão, Itapiranga, Joaçaba, Concórdia e Rio Negrinho.

 

aviso estiagem 35 21 09 2017

Falta de chuvas reforça alerta para uso responsável da água

Técnicos da Casan acreditam que a estiagem que atinge o estado no momento é uma das maiores das últimas décadas. Apesar dos investimentos da companhia em novos reservatórios, estações de tratamento, poços e adutoras, que vêm permitindo suportar a falta de chuvas, o momento exige a colaboração de todos.

 

A Epagri/Ciram alerta para o prolongamento da estiagem e para a necessidade de economia de água. A Casan monitora todos os seus sistemas e reforça o pedido de uso responsável da água.

 

Acompanhe dicas para uso responsável da água: