Um em cada três brasileiros acredita que mulher é culpada por estupro, diz estudo

42 por cento acreditam que as mulheres que “se dão ao respeito” não são estupradas

 

Um em cada três brasileiros acredita que, nos casos de estupro, a culpa é da mulher. As informações são da pesquisa realizada pelo Datafolha, por encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo, divulgado nesta quarta-feira, 21, mostra que 33,3 por cento da população brasileira acredita que a vítima é culpada pelo estupro.

O pensamento é ainda mais comum entre os homens: 42 por cento acreditam que as mulheres que “se dão ao respeito” não são estupradas. Apesar de ser um número menor entre as mulheres, 32 por cento delas ainda culpam a vítima e concordam com a afirmação.

Ainda de acordo com a pesquisa, 30 por cento dos homens concordam que, se a mulher usa roupas consideradas “provocativas”, ela não pode reclamar se for estuprada.

Além disso, o levantamento mostra que 65 dos brasileiros têm medo de sofrer algum tipo de violência sexual.  Esse medo é muito maior entre as mulheres: 85% teme ser estuprada.

A pesquisa entrevistou, entre os dias 1º e 5 de agosto, três mil 625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para denunciar violência contra a mulher, use o Ligue 180. Esse é um serviço grátis e confidencial, disponível em todo o país para receber denúncias de violência e orientar as mulheres sobre seus direitos.