UnC comemora sucesso de Seminário de Ciências Sociais

Evento aconteceu na semana passada e reuniu debatedores de várias universidades                                            

 

O  Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Contestado (UnC) promoveu na semana passada o 1º Seminário Nacional Sobre Estado, Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento. A pedido do JMais, os professores coordenadores do evento, Reginaldo Marques e Sandro Bazanella escreveram o seguinte artigo sobre o evento, considerado um sucesso pelos promotores:

 

“O I Seminário sobre Estado, Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento esteve vinculado à linha de pesquisa: “Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional” do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado e aos estudos e pesquisas desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas certificado institucionalmente junto ao CNPq. É também o resultado das três edições anteriores do Simpósio Nacional sobre Estado, Descentralização e Gestão Pública realizados entre os anos de 2013 a 2015. Porém, em função da crise política, jurídica e econômica em curso na atualidade, que se instalou nas instituições do Estado e atinge o tecido social brasileiro nos últimos anos considerou-se necessário e urgente dedicarmo-nos a análise teórica e conceitual, bem como a compreensão dos desdobramentos da crise em suas mais diversas variáveis institucionais e sociais e, seu impacto sobre as condições de possibilidade do desenvolvimento local, regional e nacional.

 

 

VEJA GALERIA DE IMAGENS

[Best_Wordpress_Gallery id=”116″ gal_title=”Seminário Ciências Sociais”]

 

Sob tais pressupostos, o título deste I Seminário Nacional apontou para os eixos que constituíram e justificaram as diversas mesas temáticas ao longo de todo o evento. Tratava-se, portanto, de colocar em análise a crise do Estado Democrático e, do Estado de Direito – ou se preferirem – do Estado Democrático de Direito sob égide da perda da capacidade de representatividade política frente aos imperativos do estado de emergência da economia financeira global justificada pelo estado de exceção permanente como técnica de governo em curso. Sob tais condições de crise, de discursos e práticas dos governos no atual contexto mundial e brasileiro, marcadas pelo corte de direitos sociais, de desemprego, de desmonte do estado de bem-estar social, de aumento da concentração de riqueza global, apresentou-se a necessidade de retomar em caráter de urgência o que ainda podemos compreender por desenvolvimento humano, social, político, econômico e cultural de comunidades, regiões e povos.

 

 

Assim, o I Seminário Nacional Sobre Estado, Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento envolveu nove mesas temáticas com a participação de renomados pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Dia 22/02/2017 – MESA 1 – Análises Sociológicas sobre o Estado, a crise política, econômica e perspectivas de desenvolvimento. – MESA 2 – Perspectivas historiográficas sobre o Estado, a crise política, econômica e perspectivas de desenvolvimento.  MESA 3 – Representações do estado de exceção na literatura e em outras artes. d) Palestra de Abertura: Estado Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento. e) Lançamento de 7 livros de professores da Universidade do Contestado e de autores externos. 1. O Direito ao Desenvolvimento como Direito Difuso. (Jean Carlos Machado – UnC Curitibanos) 2. Crônicas da Crise (Sandro L. Bazzanella; Maria B. de P. S. Polomanei; Felipe Onisto et. All – UnC – Canoinhas) 3. Crônicas do Desenvolvimento (Sandro L. Bazzanella; Danielly Bourguezan; Felipe Onisto – UnC Canoinhas) 4. Auschwitz na Atualidade (Sandro L. Bazzanella; Felipe Onisto – et all UnC – Canoinhas) 5. Responsabilidade jurídica dos pais, professores e escola: legislação, processo, doutrina e decisões judiciais (Vilmar Urbaneski e Luiz Eduardo Cani – Autores externos – FURB Blumenau) 6. Alternativas de Desenvolvimento para o Planalto Norte Catarinense (Valdir R. Dallabrida – UnC – Canoinhas) 7. Memória e Subjetividade (Fransmar Barreira Costa lima – Makenzie – São Paulo).

 

 

Dia 23/02/2017 – Apresentação de trabalhos nos diversos GTs. MESA 4 – Estado, Crise Política, Econômica e Jurídica a partir do conceito de estado de exceção.  MESA 5 – A filosofia da economia e a crise política e econômica e perspectivas de desenvolvimento. MESA 6 – Estado Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento sob a análise de Álvaro Vieira Pinto. MESA 7 – CINE-FÓRUM – Filme o Leitor.  Dia 24/02/2017 – MESA 8 – Estado Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento a partir da ótica da Descentralização. MESA 9 – Apresentação do Plano de Desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense.

 

 

O objetivo geral do I Seminário Sobre Estado, Crise Política Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento era: Disseminar socialmente os resultados de pesquisas e reflexões acadêmicas sobre a questão do Estado, da crise e perspectivas de desenvolvimento, oportunizando a troca de experiências interpretações sobre tais processos no sentido de avançarmos na efetivação de uma razão de Estado eficiente e eficaz na condução do bem público, alicerçado e fortalecido nos pressupostos da democracia. Quanto aos objetivos específicos, os mesmo assim se apresentaram: 1. Apresentar às lideranças, estudantes e sociedade em geral, os resultados de pesquisas acadêmicas e análises sobre a questão do Estado, da crise e perspectivas de desenvolvimento. 2. Instituir espaço de socialização da produção acadêmica oportunizando o debate sobre tema de interesse social, político e econômico no protagonismo dos Estados na dinamização de processos de desenvolvimento 3. Difundir as principais características, e desafios das experiências do Estado diante da crise e do protagonismo nos processos de desenvolvimento.

 

 

Participaram do evento. a) Professores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional b) Egressos do Programa e mestrandos em Desenvolvimento Regional. c) Acadêmicos do Curso de Direito. d) Acadêmicos do Curso de Ciências Sociais. e) Mestrandos de outras instituições de ensino de diversos estados brasileiros. f) Membros da comunidade regional interessados nas questões propostas pelo I Seminário. g) Pesquisadores (palestrantes) de diversas Universidade e Instituições de ensino brasileiras entre elas: a) Universidade Federal do Pará (UFPA) b) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) c) Universidade Federal Fluminense (UFF) d) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e) Universidade Presbiteriana Makenzie f) Universidade Federal do Paraná (UFPR) g) Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) h) Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) i) Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas (IFSC – Canoinhas) j) Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) k) AMPLANORTE – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense.

 

 

O I Seminário Nacional Sobre Estado, Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento alcançou seus objetos. Sobretudo permitiu ampliar os horizontes compreensivos em torno de aspectos da crise política, jurídica e econômica na qual estamos inseridos e os desafios para o desenvolvimento regional. Agradecemos a todos os pesquisadores que compuseram as mesas temáticas pela receptividade com que receberam a proposta deste seminário e o aceite em dele participar dispondo de tempo e recursos próprios para estarem aqui conosco. Esta ação comprova a importância da esfera ativa da vida comprometida com o interesse público. Agradeço também o apoio da Universidade do Contestado por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Profª Itaíra Susko, do Pró-reitor de Ensino Prof. Gabriel Bampi, ao Diretor do campus da UnC de Canoinhas Prof. Luiz Alberto Brandes para a materialização do evento. Agradecemos o apoio da Coordenação do Programa de Mestrado na pessoa do Professor Argos Gumbowsky e aos meus pares pesquisadores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional pelo apoio irrestrito na organização e execução do evento. Enfim, agradeço aos membros Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, a Comissão Organizadora pelo envolvimento direto na organização do evento. Imprescindíveis para a concretização do I Seminário Nacional Sobre Estado, Crise Política e Perspectivas de Desenvolvimento. Este I SEMINÁRIO conta com o apoio e recursos da Fapesc (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e da Universidade do Contestado. Também conta com o apoio da Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense).

 

 

A Comissão de organização do Seminário foi composta pelos seguintes profissionais.

Dr. Sandro Luiz Bazzanella – Coordenador Geral do I Seminário Nacional Sobre Estado, Crise Política, Econômica e Perspectivas de Desenvolvimento. Dr. Alexandre Assis Tomporoski Dr. Jairo Marchezan Me. Maria Benedita da Silva (UnC) Me. Jonas Fábio Maciel (UnC) Me. Alceu Júnior Maciel (UnC) Me. Jean Carlos Machado (UnC) Me. Danielly Borguesan (UnC) Me. Terezinha de Fátima Juraczky Scziminski – Mestrando Patricia Finamori (UnC) Mestrando Felipe Onisto (UnC) Mestranda Cleuza Dalazuana (UnC) Especialista Andressa Carla Metzger (UnC).”

 

 

* Reginaldo Antônio Marques do Santos, membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Contestado – CNPq. Pesquisador PIVIC – A relação entre música, poesia e filosofia no pensamento de Giorgio Agamben – CNPq

* Sandro Luiz Bazzanella, Coordenador do I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTADO, CRISE POLÍTICA, ECONÔMICA E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Contestado – CNPq.

Rolar para cima